Categories Inspiração

10 atitudes simples pra levantar o humor

Posted on
10 atitudes simples pra levantar o humor

Tá na depressão pós-carnaval? Ou, pior, tá na depressão DE carnaval, porque você odeia bloquinhos? Hahahaha tamo junto, amigo! Reuni uma listinha de 10 atitudes simples pra levantar o humor naqueles dias que você acorda com o pé esquerdo. Porque acontece, né! Pra mim, só de escrever essa lista meu humor já deu uma levantada – como tem coisas simples e gostosas nessa vida! Seguem abaixo minhas sugestões pra você lembrar que o mundo é lindo e deixar essa ziquizira pra lá:

1 – Vá caminhar ao ar livre – em um parque, praça ou praia

Caminhar ao ar livre é uma dica pra melhorar o humor.

Pra mim, é o Parque do Ibirapuera. Verdadeiro rivotril do paulistano! Hahaha! Coloco minha roupa de ginástica mais bonitinha, passo um rímel (to indo pra me mimar, ok) e vou pro parque fazer um treininho bem leve, mais preocupado em curtir a paisagem do que em manter os batimentos cardíacos altos. Mas, se empolgar, transformo numa corridona mesmo, porque endorfina é bom e a gente gosta!

Mas a verdade é que é muito gostoso fazer um exercício sem compromisso, metas e pressão. A gente já se pressiona tanto nessa vida, né? Se der vontade de correr, corra. Se der vontade de sentar e tomar uma aguinha de coco superfaturada, faça isso também. E fique uns minutinhos sentado, numa boa, sem pensar em nada. Meditar funciona até pra quem não tem o hábito de meditar, viu? Aí você volta renovado!

2 – Tome banho ouvindo sua playlist favorita

Gif Emma Stone cantando no banho - uma atitude pra levantar o humor

Se você está triste, esqueça os vizinhos, taque logo uma bela playlist no último volume e entre no chuveiro. É renovador! Se você não tem uma playlist favorita, pode ouvir as sugestões do Spotify ou começar a criar a sua. Playlist para emergências de humor. Hahaha! A minha tem de Rita Lee a Spice Girls (hahahaha), o objetivo são músicas que gosto de cantar junto. Porque cantar no banho é maravilhoso! Pra mim cura qualquer TPM.

3 – Experimente uma receita nova na cozinha

Dicas para melhorar o humor: cozinhe algo novo

Comer fora é bom, mas comer algo que você mesmo fez, com todos os temperinhos que você ama, feito com carinho… É bom demais! Pra mim, que gosto de comer saudável, ainda tem o plus de eu saber exatamente o que vai na minha comida, poder criar com ingredientes que sei que me fazem bem e evitar aquela culpa pós refeição pesada. Eu fico MUITO feliz quando invento um prato verdadeiramente gostoso usando farinhas saudáveis, verduras, alimentos do bem. Tipo uma pizza de mussarela de búfala com massa de couve-flor. Yum! Mas OK, sei que isso é bem pessoal, então não é regra. Se você ama nutella, experimenta criar um brigadeiro de leite ninho com nutella e seja feliz!

4 – Troque a ostentação do Instagram por algo inspirador

Inspirar-se no computador é tatica para melhor o humor.Já vi uma pesquisa que dizia que Instagram é a rede social que mais causa depressão nos jovens. Também, pudera né! É de desanimar qualquer um ver aquelas stories de pessoas felizes, populares, perfeitas, tendo um dia lindo enquanto vc tá preso em casa sem companhia pra sair. Mas ó, acontece com todo mundo, ok? Falando com a autoridade de quem tem um Instagram estilo-vida-perfeita, posso dizer: nunca é perfeita e, como todas as vidas, tem seus momentos de insegurança e solidão. Se você está nesse momento, meio down, sai do Instagram AGORA e vai fazer algo que te inspire na Internet.

Pra mim, inspirador é criar pastas novas no Pinterest e pesquisar ideias de decoração, moda, fotografia, viagem e comida. Fico mega animada (como você pode ver aqui nos meus boards)! Se você não é adepto do Pinterest ou não tá a fim, experimente pesquisar outra coisa, ver vídeos no Youtube sobre temas do seu interesse, procurar músicas praquela playlist. Mas faça algo útil, que vá te dar ideias ou que você vai poder consultar depois. Perder tempo vendo vida alheia ou vídeo inútil só vai te deixar mais desanimado, eu garanto! Se ajudar, aqui no blog há varios textos good vibes na categoria Inspiração.

5 – Assista Friends no Netflix

Friends para melhorar o humor

Ok, essa é bem específica, mas explico: nem sempre o Netflix vai ser a solução pro seu momento triste, especialmente se você escolher um dramalhão pra assistir. Aí, meu amigo, é um poço sem fundo de depressão, viu. Been there! Nunca esqueço a vez que estava sozinha, meio triste, e decidi assistir Ninfomaníaca do Lars Von Trier – os dois filmes. Foi terríveeeeeeel, fiquei muito mal! Hahaha não recomendo!

Friends, por outro lado, é uma série que eu já vi 300 vezes mas que SEMPRE me faz rir. Se você tem entre 25 e 35 anos, é bem provável que ame a série tanto quanto eu. Inclusive, estou revendo tudo agora aos 28 anos (quando vi pela primeira vez era adolescente) e tenho me identificado muito mais! E sempre termino uma sessão de Friends mais feliz do que comecei. 🙂

6 – Crie! Pode ser escrever, desenhar, tocar violão…

Lady Gaga Maquina de escrever

Escrever sempre foi minha válvula de escape, inclusive é o motivo pelo qual comecei esse post. E, veja só, no sexto item já estou mais feliz! Faz muito bem criar algo novo, seja ele um texto reflexivo, uma música, um desenho ou qualquer outra coisa que você goste de fazer.

Tá entrando uma luz bonita em casa? Por que você não experimenta fazer umas fotos com livros, café ou objetos bonitinhos que você tem aí? Depois você pode brincar de editar em apps legais, como o VSCO ou mesmo o Lightroom, e quero ver se você não vai ficar feliz com o resultado! Essa ideia, inclusive, me inspirou pro próximo item da lista.

7 – Faça uma bebida quentinha

Como melhorar o humor: fazer uma bebida quente

Só de escrever “café” no item anterior já fiquei pensando como seria gostoso tomar uma xícara de café agora. Eu amo! Quando estou meio desanimada ou pretendo passar o dia trabalhando, eu deixo a Nespresso de lado e preparo uma garrafinha de café coado, pra ir tomando aos poucos enquando faço minhas coisas. Além de gostar do gosto, amo a sensação do quentinho descendo pela garganta, sabe?

Se você não gosta de café, tudo bem: faça um chá ou um chocolate quente caprichado, daqueles com marshmallows e tudo! Não esquece da foto, porque fica lindo! Hahaha! E, se tiver calor, tudo bem também: faz uma vitamina ou um shake gostoso, com muito gelo. Se não tiver nada em casa pra fazer, corre no mercado rapidinho e compra umas polpas de açaí, morango congelado, qualquer coisa boa. Vai valer a pena!

8 – Arrume seu quarto – ou a sala, o armário…

Arrumar o armario como tecnica para melhorar o humor.

Ter trabalho pra se sentir mais feliz? Oi? Hahaha parece meio estranho, mas eu juro que a sensação de dever cumprido é um belo levantador de moral! Pode ser uma tarefa simples, tipo arrumar a cama e molhar as plantas, ou uma tarefa elaborada, como arrumar o armário e separar roupas pra doar. Faça o que você sentir mais energia pra fazer! Arrumar armário pra mim é sempre uma tarefa que exige muuuita disposição, mas que me deixa feliz e orgulhosa demais. Sem contar que é um efeito que perdura – você vai passar dias aproveitando seu armário bonito, limpo e com roupas fáceis de encontrar! Até você bagunçar tudo de novo, é claro. Mas arrumar pode ser muito recompensador, eu juro!

9 – Faça algo por quem você ama

Fazer alguem que voce ama feliz é a melhor forma de melhorar o humor.

Fazer alguém feliz é uma coisa que mexe muito com o coração da gente. Comprar flores, escrever uma cartinha, editar um vídeozinho no celular ou até preparar um quitute são atos de amor que dão pouco trabalho e que podem fazer alguém que a gente ama muito feliz! Pode ser um namorado/a, mas também pode ser sua mãe, ou aquela amiga que você não vê há um tempinho, ou a irmã que tá com aquele problemão no trabalho. Pode ter certeza que um ato inesperado de carinho pode transformar o dia de alguém. E isso vai te fazer tão bem! Vai transformar o dia dos dois. Com amor. Não é lindo?!

10 – Crie uma lista como essa!

faça sua lista de atitudes simples para melhorar o humor

A minha lista pode até te inspirar (eu espero!), mas a verdade é que isso é muito pessoal. Você com certeza tem outras coisas que ama fazer, pequenos animadores de humor, que pode listar pra colocar em prática em momentos de necessidade. Só de pensar e escrever você já vai se sentir muito bem, eu aposto! Crie sua listinha de atitudes simples para levantar o humor; pode ser num caderno, numa lousinha, onde for, e deixe num lugar fácil, que você pode reler facilmente quando quiser. E depois compartilha comigo, que eu vou adorar me inspirar também!

 

 

 

Facebook Comments

Author: Raíra Venturieri

Raíra Venturieri é jornalista, roteirista, escritora, filósofa de boteco e sim, bem tagarela. Foi repórter do Guia Quatro Rodas e tem matérias publicadas nas revistas Viagem e Turismo, Host & Travel e Viaje Mais, entre outras.

1 comment

  1. Ótimas dicas! Praticá-las torna o dia mais útil, agradável e memorável, sem se entregar ao tédio de viver apenas em torno de vidas alheias (através das redes sociais e filmes). Estas pequenas atitudes nos tornam protagonistas e transformam os detalhes da nossa própria vida em fonte de prazer.
    Também curto aumentar o volume do som, cantarolar e dançar enquanto faço as atividades domésticas (pra aliviar a má vontade de fazê-las hahaha); criar ou reorganizar playlists no Spotify, desenterrando aquelas músicas antigas ou descobrindo novos artistas; e pesquisar dicas e novos lugares, montando listinhas, orçamentos e roteiros de futuras viagens ou passeios.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *