Categories Viagem

Beth Cheirosinha e o “atrativo do amor”

Posted on
Beth Cheirosinha e o “atrativo do amor”

Maquiagem cor-de rosa, unhas pintadas de roxo, cabelo avermelhado e coroa de patchouli na cabeça. Não é difícil reconhecer Beth Cheirosinha, uma das cerca de 80 mulheres que vendem ervas no trecho mais folclórico do Mercado Ver-o-Peso, em Belém (PA). Muito articulada, Beth adora receber turistas, falar sobre seu trabalho e profetizar sobre os poderes medicinais e místicos das ervas paraenses.

Cheirosinha trabalha ali há 46 anos e diz ter recebido diversas celebridades em todo esse tempo: Claudia Raia, Fafá de Belém, Regina Casé, Olivier Anquier e Gaby Amarantos estão entre os nomes citados com orgulho. O seu box, de número 27, é identificado pela placa com os dizeres “Eu vendo saúde”. Há vidrinhos de várias cores e tamanhos, com preparados indicados para males como gastrite e impotência sexual. Os mais procurados, no entanto, prometem resolver problemas de outra natureza: Chama Dinheiro, Amansa Corno e Chama Negão estão entre os mais divertidos.

O campeão de vendas, segundo ela, é o Atrativo do Amor. “O grande mal do povo é o amor, não é a doença”, filosofa. “A doença a gente cura, mas o amor tem que renovar sempre. Por isso vendo bastante o Atrativo, preparado com um combinado das ervas carrapatinho, agarradinho, chega-te-a-mim, chora-nos-meus-pés, pega-não-me-larga, faz-querer-quem-não-me-quer e vai-buscar-quem-está-longe.”

O papo é tão bom que não resisto à propaganda: trato de comprar meu Atrativo por R$ 5. Para garantir a eficácia do produto, Beth recomenda: “Você escreve o nome do amado, coloca no potinho e passa a usar a essência como perfume. Molha o dedo, passa atrás das orelhas e no braço – mas o movimento tem que ser de baixo pra cima, senão vai embora”, diz. É em detalhes saborosos como esses que está o encanto dessa figura, motivo de sobra para conhecer o Ver-o-Peso.

_______________________________________________________________

A história de Beth Cheirosinha foi publicada originalmente no Guia Pará, lançado neste semestre pela Editora Abril. A publicação, que lista atrações turísticas, hotéis e restaurantes nos principais destinos do estado, é fruto de apuração cuidadosa – minha e da repórter Luana Lila  – e do expertise da equipe do Guia Quatro Rodas. Que há apenas 49 anos desbrava o Brasil e publica os melhores guias de turismo do país.

Facebook Comments

Author: Raíra Venturieri

Raíra Venturieri é jornalista, roteirista, escritora, filósofa de boteco e sim, bem tagarela. Foi repórter do Guia Quatro Rodas e tem matérias publicadas nas revistas Viagem e Turismo, Host & Travel e Viaje Mais, entre outras.



5 comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *