Gastronomia

Remanso do Bosque em São Paulo, by Brastemp Experience

Em fevereiro deste ano a Brastemp inaugurou em São Paulo um espaço conceito muito interessante pra quem ama comer: o Brastemp Experience. Mix de showroom com produtos da marca e casa de eventos gastronômicos, o espaço nos Jardins tem projeto arquitetônico lindo da MM18 Arquitetura. A ideia é aproximar os consumidores da marca ao proporcionar experiências e compartilhar conhecimento – por meio de cursos como petiscos para receber e tortas doces (com a musa Roberta Julião).

Ontem nós fomos convidados pra participar do evento Be Our Guest, que traz chefs renomados de outros estados pra uma noite de degustação (harmonizada!) no restaurante/cozinha aberta da Brastemp. Nesta semana o chef convidado é o paraense Thiago Castanho, do Remanso do Bosque, restaurante que tive o prazer de conhecer pessoalmente em Belém. Posso atestar: a experiência levada aos paulistanos é bem fiel à vivência no restaurante original, e quem quiser experimentar ainda pode comprar ingresso pros eventos nesta sexta e sábado (10 e 11 de novembro). Custa R$ 350 com direito a dez pratos harmonizados com drinks regionais e a oportunidade de ver o Castanho em ação – um chef eleito pelo New York Times um dos mais inovadores do Brasil. Olha só o que teve:

Chef Thiago Castanho em evento no Brastemp Experience, em Sao Paulo

Menu especial do Remanso do Bosque

Primeiro começamos com alguns petiscos de inspiração asiática com ingredientes da Amazônia, uma mistura inusitada e deliciosa! Foi um chawanmushi de aviú (tipo uma sopinha com cogumelos e aviú, um camarão micro), uma espécie de bun de açaí (foto que abre esse post – pão de açaí feito no vapor, bem macio, com peixe frito e verdurinhas) e um guioza de jambú (na massa mesmo!) com tucupi, melaço e gengibre. Pra fechar os snacks teve também um taco de maniçoba, espécie de feijoada paraense feita com folhas de mandioca no lugar do feijão. Tudo criativo e saborosíssimo!

Guioza de jambu com tucupi do remanso do bosque

Taco de maniçoba do remando do bosque, restaurante paraense do chef Thiago Castanho

Raira Venturieri no Brastemp ExperienceDepois tivemos uma entradinha mais caprichada: caranguejo de São Caetano de Odivelas (PA) com creme de avocado e lascas de castanha do pará fresca. Que combinação genial! Na foto, ele acompanha um dos drinks da noite, a Chuva do Norte: rum, xarope de mel, ginger ale artesanal e espuma de gengibre. Falando em drinks: tivemos quatro bebidas especiais pra acompanhar os pratos, o que achei bem mais divertido do que uma degustação com vinhos. Meu favorito foi a Tacacachaça, servido em uma cuia que lembra o tacacá (típica sopa paraense) e preparada com uísque bourbon, cachaça com jambu, maracujá, limao taiti e clara de ovo.

Caranguejo com avocado e castanho do Pará servido no Brastemp Experience

Tacacachaça, drink tradiconal do Remanso do Bosque, restaurante premiado de Belem do ParaFiquei até triste de ter beliscado tanto quando começaram os pratos principais. Eles foram servidos em travessas, pra dividir em quatro pessoas – um formato mais intimista que reproduz a forma como essas receitas são apresentadas no Remanso do Bosque. Primeiro veio a dourada assada na brasa com vatapá de aviú e salada de feijão manteiguinha e depois a moqueca de filhote no tucupi, jambu e banana da terra servida com cuscuz de farinha d’água de açaí. O que são esses peixes do Pará, socorro!! Deliciosos, frescos e branquinhos, daquele jeito que até quem diz que não gosta de peixe se derrete, sabe? E com acompanhamentos desses, amigos… Dá pra cravar: o Pará tem a melhor gastronomia do Brasil, disparado. E é um privilégio desfrutar de ingredientes tão ricos nas mãos de um mago como o Thiago Castanho. Experiência de vida!

Dourada na brasa do Remanso do Bosque servida no Be Our Guest, no Brastemp Experience

Moqueca de filhote do chef Thiago CastanhoPra fechar a noite, experimentamos a sobremesa que é assinatura do Remanso do Bosque: a jardineira, uma mousse de chocolate da ilha do Combu (PA) com sorvete de cupuaçu e bolo de açaí servidos num vasinho, que parece de terra mesmo por conta do crocante de cacau com mandioca. Ainda vem com uma pázinha laranja como colher, muito fofo! Tivemos também um chá de cacau e um petit four de pupunha com melaço de abaeté – dá pra fazer um dicionário só com esses ingredientes do Norte do Brasil!

Jardinagem, a sobremesa mais famosa do Remanso do Bosque, do chef Thiago Castanho

Se você não ficou babando com esse menu, eu sinceramente não sei o que você está fazendo neste blog. Hahaha! Compre já sua passagem pra Belém (aquelas doidas) ou corra pra garantir seu ingresso pro evento em São Paulo no site do Brastemp Experience. Aproveita e já confere a programação para os próximos meses! 🙂

Fachada do Brastemp Experience em Sao PauloServiço – Brastemp Experience

Onde ficaR. Dr. Melo Alves, 651 – Cerqueira César, São Paulo
Horário de funcionamento: o espaço é aberto para visitas de terça a sábado, das 10h às 22h. Os eventos, porém, têm datas e horários específicos – confira a programação no site
Telefone: (11) 2307-2792
Site: www.brastempexperience.com.br

Facebook Comments

Deixe um comentário