Categories Inspiração

Caio Dib e sua viagem pela educação no Brasil

Posted on
Caio Dib e sua viagem pela educação no Brasil

Eu vivo falando aqui (e na vida!) sobre o poder transformador de uma viagem, e como a gente nunca volta igual depois de cair na estrada. O Caio Dib, jornalista de 27 anos, levou isso além: dedica-se hoje a um projeto que nasceu de uma viagem marcante, que ele batizou de Caindo no Brasil. A ideia surgiu da necessidade de Caio de estar próximo às pessoas e às escolas para entender melhor os sistemas de ensino, suas necessidades e suas soluções. Foi um tiro certeiro!

A viagem toda foi uma aventura bem maluca: ele comprou passagem de avião pra Belém (PA) e, de lá, foi de ônibus para 58 cidades até retornar a São Paulo, ao longo de quase seis meses. Alguns projetos ele já tinha tido contato desde antes da estrada, outros descobriu e conheceu na hora. Caio se disse surpreso com a quantidade de iniciativas criativas que encontrou no caminho, citando a veia “empreendedora por necessidade” do brasileiro. “É sempre em um momento de grande necessidade que as pessoas criam soluções inovadoras e encontram formas de contornar os problemas”, ensina.

Como exemplo, cita o caso de uma cidade no Ceará que criou uma cooperativa de pedagogia colaborativa com mais de 500 alunos (e apoio da Universidade Federal do Ceará!) graças à iniciativa de um antigo morador, Manoel Andrade. Tudo começou 20 anos atrás, quando Manoel formou-se em química na Federal e decidiu retribuir a conquista criando uma roda de estudos com sete jovens de sua cidade-natal. Os alunos progrediram, foram à universidade e voltaram pra dar continuidade ao projeto, que entrou nesse ciclo de colaboração que hoje impacta a vida de tantos estudantes. Incrível ou não?!

Essa e outras histórias foram contadas no Caindo no Brasil e no livro de mesmo nome, financiado por crowdfunding e disponível para venda no site. Hoje, Caio concilia a produção de conteúdo para o site com palestras e trabalhos de consultoria em educação. Sua meta é levar esse conhecimento sobre boas práticas não apenas para profissionais da área, mas para o público geral – assim, demonstrando todo o potencial da educação no Brasil (que já é referência internacional!) e inspirando a criação de mais modelos inovadores.

Como fã e amiga de muitos anos do Caio, deixo aqui minha admiração e apoio a todos os seus projetos, que já deram início à uma verdadeira transformação na educação brasileira. É como diz o sábio: tamo junto!

Raira Venturieri e Caio Dib, do Caindo no Brasil

Se quiser ler mais sobre viagens transformadoras, dá uma olhada nesse post que escrevi pós-África:  A estrada é uma escola.

 

 

Facebook Comments

Author: Raíra Venturieri

Raíra Venturieri é jornalista, roteirista, escritora, filósofa de boteco e sim, bem tagarela. Foi repórter do Guia Quatro Rodas e tem matérias publicadas nas revistas Viagem e Turismo, Host & Travel e Viaje Mais, entre outras.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *