Categories Grécia, Viagem

Como é um cruzeiro pelas ilhas gregas

Posted on
Como é um cruzeiro pelas ilhas gregas

Viagem de sonho de 8 em 10 pessoas, um cruzeiro pelas ilhas gregas é uma bela oportunidade para conhecer algumas das ilhas mais lindas no mundo com a praticidade de dormir todos os dias no mesmo quarto, sem ter que desfazer malas o tempo todo e se preocupar com deslocamentos. É prático? É! Você vai ter a chance de conhecer bem as ilhas mais famosas da Grécia? Não vai. Hahaha sorry! Mas vale, principalmente se você tiver poucos dias na Grécia e quiser conhecer o máximo de lugares possível. Ou se você viaja com criança ou idoso e faz questão da comodidade!

Nossa viagem foi deliciosa, mas teve momentos beeem frustrantes como passar apenas três horas em Santorini, a ilha que a gente mais queria conhecer. Serviu pra sabermos exatamente pra onde voltar! A seguir, conto um pouco sobre as ilhas e cidades que visitamos – elas fazem parte da maioria dos roteiros de barco por ali. Nós viajamos com o Contiki, que organiza viagens para jovens de 18 a 35 anos, mas há muitas agências e navios que você pode contratar lá mesmo.

Cruzeiro pelas ilhas gregas: Mykonos

Como é um cruzeiro pelas ilhas gregas, como Mykonos. Por Raira Venturieri.

A primeira parada no nosso navio (que saiu de Atenas!) já era uma das mais aguardadas pelos passageiros: Mykonos! A ilha famosa pelas ruas de pedra e construções branquinhas é realmente um sonho – você se sente passeando por uma cidade cenográfica! Chegamos lá no final do dia, quase pôr do sol, mas ainda assim deu pra ver a água quase transparente do mar e fotografar os moinhos brancos que são uma das atrações mais conhecidas. Fiquei um pouco chateada por ter chegado tão tarde lá, mas ainda assim deu pra aproveitar bastante: o labirinto de ruas é repleto de bares, restaurantes e lojinhas, que ficam super animados à noite! Aproveitamos pra provar o primeiro gyro da viagem, uma espécie de wrap grego recheado com carne de porco, batata frita e cebola. Dá pra bater o martelo: Mykonos merece uma visita com calma, de preferência em um hotel com vista para o mar. Foi pra bucket list!

Os famosos moinhos brancos de Myonos, em post como é um cruzeiro pelas ilhas gregas.

As ruas e coonstruçoes brancas de Mykonos, na Grecia.

Cruzeiro pelas ilhas gregas: Kusadasi

Ruinas de Efeso em Kusadasi, na Turquia. Faz parte de um cruzeiro pelas ilhas gregas!

Na manhã seguinte acordamos no porto turco de Kusadasi (sim, tem Turquia no roteiro!), oportunidade pra conhecer Éfeso, uma das cidades mais importantes da antiguidade. Que viagem no tempo! O tour guiado pelas ruínas de mais de 2.500 anos leva cerca de duas horas e você não fica entediado nem por um minuto. Sério, OLHA ESSA FOTO ACIMA. Hahaha demais! Depois, aproveitamos pra passear no calçadão e fazer umas comprinhas no bazaar de lá – que na Turquia, amigo, é coisa séria! Tinha pashminas incríveis, lanternas, joias, chás, temperos, turkish delights (docinhos típicos), olhinhos turcos e muitas “genuine fakes”, réplicas de bolsas e relógios de marca. Não se esqueça de negociar – faz parte do passeio e eles já dão o preço esperando por isso.

Ruinas de um teatro grego em Efeso, cidade da antiguidade em Kusadasi.

Cruzeiro pelas ilhas gregas: Patmos

A ilha de Patmos, na Grecia, é famosa pelo turismo religioso.

A próxima parada foi mais tranquila. A ilha de Patmos é muito conhecida pelo turismo religioso – dizem que foi ali o apóstolo João escreveu o Livro do Apocalipse. Há alguns passeios para conhecer locais de importância bíblica, mas eu estava interessada mesmo era em outra marca registrada da ilha: a grande oferta de peixes e frutos do mar! Como sou devota à gastronomia (hahaha), passei boa parte do meu tempo lá me deliciando com camarões, lulas e polvos no Benetos, um dos restaurantes mais famosos. Recomendo!

As ruas de Patmos, ilha que faz parte de um cruzeiro pela Grecia e é famosa pelo turismo religioso. As ruas de Patmos, ilha que faz parte de um cruzeiro pela Grecia e é famosa pelo turismo religioso.

Cruzeiro pelas ilhas gregas: Rhodes

Mergulho em praia de Rhodes, ilhas que faz parte de um cruzeiro pela Grecia.

Outra ilha que ganhou o título “merece conhecer com mais tempo”. Gente, Rhodes é demais! Me senti mal por nunca ter ouvido falar nessa ilha linda, que tem praias deliciosas, uma cidade medieval incrível e até uma Acrópole com vista para o mar! Essa Acrópole fica em Lindos, um vilarejo um pouco afastado do porto; para ir do navio até lá precisei contratar um tour. Valeu muuito a pena: o templo dedicado a Atena foi uma das ruínas mais lindas que vi na Grécia! Tudo isso com vista panorâmica pra cidade branquinha ou pro mar azulzão. Depois de conhecer a Acrópole, passeamos pela cidade medieval (cercada de muralhas, bem Game of Thrones!), fizemos uma massagem com peixinhos (eles ficam mordiscando os pés, é muito engraçado!) e ainda mergulhamos em uma praia linda lá perto do centro. Só vá preparado com um bom chinelo, que as pedras ali à beira-mar são duuuras de pisar! hahaha #saudadesBrasil

Há muitos locais historicos interessantes na ilha de Rhodes, parte de um cruzeiro na Grecia Há muitos locais historicos interessantes na ilha de Rhodes, parte de um cruzeiro na Grecia.

Cruzeiro pelas ilhas gregas: Santorini

O vilarejo de Oia, em Santorini, ao por do sol durante um cruzeiro pelas ilhas gregas.

A última parada foi a mais esperada do cruzeiro. Chegamos em Santorini no final da tarde, a tempo de pegar o pôr do sol mais bonito da viagem. Como não somos bobos, corremos direto para Oia, vilarejo daquelas fotos famosíssimas das casas brancas com cúpulas azuis na encosta das montanhas. É surreal! Pra qualquer lugar que se olhe há uma ruazinha sinuosa linda, um portãozinho azul charmoso, uma planta super florida ou uma vista panorâmica de cair o queixo. Zeus caprichou!! Mas como nada é perfeito e o ser humano existe, prepare-se para encontrar uma multidããão de turistas em todo e qualquer cantinho com vista pro pôr do sol. Por isso que o cruzeiro, nessas horas, é bem ruim! Você só pega o horário de pico da ilha e não tem sequer uma piscininha de hotel pra curtir o anoitecer em paz. Mas Oia que eu volto! Hahaha! Aliás, aproveitando a deixa: há um hotel muuuito lindo lá com vista panorâmica e até piscina privativa em alguns quartos, o Cavo Tagoo. Life goals, people!

Santorini ao por do sol durante cruzeiro pela Grecia. Raira Venturieri.

*

Esses foram os destinos do meu cruzeiro pelas ilhas gregas. Como disse, é uma oportunidade de conhecer as atrações mais famosas em pouco tempo. Pra uma viagem DIGNÍSSIMA pelo litoral da Grécia, eu recomendo ficar mais tempo em Santorini e Mykonos e conhecer outras ilhas menos badaladas, como Kefalonia e Zakynthos (onde fica a lindíssima praia de Navagio). Quem sabe eu não volto aqui pro blog com este novo relato de viagem? Hehehe dedos cruzados!

Se você gostou desse post, leia também sobre as melhores atrações de Atenas. Até a próxima viagem!

Ei! Você usa Pinterest? Então salva essa imagem aqui embaixo pra achar o post depois! Aproveita e me segue por lá: br.pinterest.com/raventurieri

As melhores ilhas para fazer um cruzeiro na Grecia.

Facebook Comments

Author: Raíra Venturieri

Raíra Venturieri é jornalista, roteirista, escritora, filósofa de boteco e sim, bem tagarela. Foi repórter do Guia Quatro Rodas e tem matérias publicadas nas revistas Viagem e Turismo, Host & Travel e Viaje Mais, entre outras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *