Categories Lifestyle

5 dicas para viajar mais esse ano

Posted on
5 dicas para viajar mais esse ano

Não sei você, mas minhas resoluções de ano novo sempre envolvem viajar mais e aproveitar melhor o tempo e o dinheiro que me sobrarem. Não tem forma melhor de viver a vida, né? Eu já faço esse esforço de forma consciente há um bom tempo, por isso resolvi escrever aqui cinco dicas para viajar mais e aproveitar 2018 ao máximo! Se você não quiser ler, relax: no final do post tem um vídeo com todas essas dicas. Bora?

(A ilustração maravilhosa que abre esse post é da Marina Papi)

1 – Priorize sua viagem (ou viagens!)

Frase de viagem inspiradora, parte do post cinco dicas para viajar mais do Delicia de Blog.

O primeiro item não é fácil, mas é bem importante. Pra que você consiga viajar mais, ou realizar aquela viagem dos sonhos, não tem outra: você vai ter que economizar. E a melhor forma de fazer isso é manter em mente a todo momento o seu objetivo! Eu tenho como sonho viajar pras Ilhas Maldivas. Não sei se vou conseguir realizá-lo esse ano, mas de qualquer forma é um sonho que não sai da minha cabeça! Então sempre que saio e me vejo numa situação em que posso gastar dinheiro, me lembro “Maldivas!!”. Comprar blusinha nova? Não, ir pra Maldivas! Comer lagosta no restaurante? Não, Maldivas!!

Eu coloquei até uma foto das Maldivas como fundo de tela do meu celular. Juro! Também me ajuda nos momentos em que vou comer algo muito calórico, porque me imagino de biquini nas praias de lá e grito “Não, brigadeiro, eu vou pras Maldivas!!!”. Hahaha! No fim, consigo economizar uma boa grana, que vai pro meu “cofrinho das Maldivas” e também pro meu outro cofrinho, pra viagens menores. Isso me leva ao segundo item dessa lista…

2 – Planeje e defina quanto você precisa economizar por mês

Frase de viagem inspiradora sobre planejamento, parte do post cinco dicas para viajar mais do Delicia de Blog.

Essa é a hora que você pensa “que sacoooo” e considera abandonar esse post. MAS NÃO FAÇA ISSO! FICA! Eu também odeio tudo que envolve tabelas, contas, planejamento… Mas confesso que é importante e, sinceramente, não precisa ser algo extenso e chato. O primeiro passo é definir pra onde você quer ir e quanto vai precisar ter guardado pra fazer essa viagem. Não precisa ser algo super exato, apenas faça uma pesquisa sobre valor de passagem, hotel e custo por dia com restaurantes. Há sites muito legais que podem ajudar com isso, como o Quanto Custa Viajar ou o gringo Numbeo, que fala qual o custo até de uma coca-cola. Eles podem inclusive te ajudar a definir o destino! Às vezes você sabe que quer Caribe, por exemplo, mas ainda não descobriu qual o lugar com melhor custo-benefício (spoiler: é a Colômbia). Faz umas pesquisas por lá!

Depois que você definiu o custo, coloque em uma tabelinha e divida pelos meses que faltam até a data da sua viagem. Assim, você sabe exatamente quanto precisa economizar por mês pra não passar sufoco na hora H. Se for uma viagem pro exterior, você pode até ir trocando a moeda mês a mês (comprando dólar os pouquinhos, por exemplo) pra não correr o risco de pegar um câmbio muito alto quando estiver prestes a viajar. Se você embarcar com uma boa grana em espécie, vai gastar menos no cartão de crédito (ou seja, economizar o IOF) e ainda deixar suas contas em ordem e prontas pra próxima viagem. Viva!

Além de fazer a tabelinha de planejamento de gastos da viagem dos sonhos (estamos falando disso, certo?), eu também faço uma poupancinha pras viagens mais próximas, de fim de semana por exemplo. Agora entramos no terceiro item da lista!

3 – Além da viagem dos sonhos, pense em destinos possíveis

Frase de viagem inspiradora no Rio de Janeiro, parte do post cinco dicas para viajar mais do Delicia de Blog.

Nada contra passar o ano todo economizando por uma viagem. Mas, se calcular direitinho, você vai descobrir que também dá pra fazer outras escapadinhas menores sem pesar tanto no orçamento. Afinal de contas, você mora em um país lindo que tem atrações incríveis em todos os estados! Eu tento fazer pelo menos uma viagem no Brasil por semestre, mesmo que tenha que ser bem curtinha por conta do trabalho. Um fim de semana na Serra? Vale! Passar o aniversário naquela pousadinha à beira-mar? Tô dentro!

Se você conseguir juntar R$ 1.000, já dá pra bancar um fds com duas diárias e uma refeição bacana em praticamente qualquer cidade pequena de interior e litoral. Se for uma viagem dessa por semestre, dá R$ 160 por mês! Pensa bem: se você cortar o suco do seu almoço todos os dias já vai economizar esse valor. Que dá pra fazer, dá! Prioridades, lembra?

Eu também tenho o grande trunfo de ter parentes em algumas cidades do Brasil, como Rio de Janeiro, Fortaleza, Belém e Florianópolis. Por isso, muitas vezes consigo economizar com hotel, alimentação e até carro nesses destinos! Dá uma refletida aí se você também tem a possibilidade de fazer viagens com o orçamento do fim de semana pra lugares mais distantes. Manda um “oi, sumido!” praquele amigo que se mudou pro nordeste! Hahaha!

4 – Viaje fora da alta temporada e dos feriados

Frase de viagem inspiradora sobre ousadia, parte do post cinco dicas para viajar mais do Delicia de Blog.

Se você não depende dos feriados escolares pra viajar, por que diabos você escolheria viajar nos meses que é tudo (muito) mais caro, os serviços são piores, as atrações turísticas estão lotadas e o clima ainda não está dos melhores? GOD, WHY? Em geral, os períodos de meia-estação (março a junho, agosto a novembro) são os melhores! Você vai encontrar as passagens mais baratas, os hotéis mais tranquilos e o clima ameno, sem aquele calorão do alto verão nem o frio do auge do inverno. É surreal o quanto você consegue economizar! De todas as dicas para viajar mais, com certeza essa é a melhor!

Isso vale também pras viagens de final de semana. Você acha que vai valer a pena viajar naquele feriado prolongado porque vai ter um diazinho a mais pra curtir? Na verdade a pousada vai custar o triplo, a estrada vai estar um caos, os restaurantes vão ter fila de espera e é capaz até de faltar água na cidade. Socorro! Eu prefiro mil vezes viajar numa sexta à noite, aproveitar o sábado e o domingo na maior paz e voltar no domingo à noite. Sem arrastão na estrada, sem trânsito surreal e sem pesar muito no meu bolso. Win!

5 – Fique atento às promoções

Frase de viagem inspiradora sobre promoçao, parte do post cinco dicas para viajar mais do Delicia de Blog.

Viajar fora da alta temporada também aumenta sua chance de fazer os melhores deals. Nesse caso, pode até valer a pena sair do seu planejamento caso você encontre uma oportunidade muito incrível fora do período ou do destino que você estava planejando. Quando eu encasqueto que quero ir pra um lugar eu coloco alerta de voo no Kayak, que me notifica sempre que aparecer uma passagem muito mais barata que a média. O Kayak, inclusive, pode até te ajudar na etapa do planejamento, indicando quais os destinos possíveis dentro do seu orçamento e do estilo de viagem. Vale a pena baixar o app e fuçar! Há outros sites que oferecem alertas de voos promocionais, como o Sky Scanner e o próprio Decolar.

Outra dica fundamental é você ficar de olho nos seus planos de milhagem, computar os pontos sempre que pegar um novo voo e ficar atento à data de validade. Fique esperto também com os benefícios do seu cartão de crédito, que podem ir desde o acúmulo de milhas até seguro-viagem ou aluguel de carro de graça. Informe-se!

Siga essas dicas para viajar mais e seja feliz!

Se você seguir essas dicas, pode ter certeza que irá viajar muito mais esse ano! É tudo uma questão de determinação, economia e informação. Esse último item você já tem, então bora correr atrás dos demais! Se tiver buscando inspiração de destinos, dá uma olhada aqui na categoria Viagem do blog. Tá cheia de dicas!

Feliz ano e boas viagens!!

*

Todas as dicas para viajar mais que falei nesse post também estão no vídeo abaixo, que está no meu canal do YouTube. Compartilha com aquele seu amigo que tem preguiça de ler, mas que também precisa dessas informações pra poder viajar com você. Hahaha indireta amiga!

Se você quiser pinar esse post pra ler depois, salve a imagem abaixo no Pinterest. Aproveita e me segue por lá também: br.pinterest.com/raventurieri

Cinco dicas para viajar mais este ano, por Delicia de Blog

Facebook Comments

Author: Raíra Venturieri

Raíra Venturieri é jornalista, roteirista, escritora, filósofa de boteco e sim, bem tagarela. Foi repórter do Guia Quatro Rodas e tem matérias publicadas nas revistas Viagem e Turismo, Host & Travel e Viaje Mais, entre outras.



1 comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *