Lifestyle

O desafio dos 66 dias

Você já deve ter lido por aí que demoramos em média 66 dias para desenvolver um novo hábito. A pesquisa, publicada no European Journal of Social Psychology, foi amplamente divulgada na mídia de saúde/curiosidades no primeiro semestre desse ano. Na época, eu tinha começado a tomar complexo vitamínico de manhã e tinha muita dificuldade pra lembrar. A pesquisa me deu certa esperança e bingo: depois de dois meses dependendo de alarmes (e de um potinho reserva no trabalho), finalmente internalizei e passei a tomar naturalmente, sem precisar pensar.

Agora, resolvi aplicar a técnica para fazer o oposto: perder um hábito destrutivo que já está internalizado no meu dia a dia. O hábito do mal, no caso, são dois: comer chocolate e tomar refrigerante. Já tentei evitá-los de todas as formas, mas aí acabo desencanando e reintroduzindo esses vícios malditos na minha vida. E diariamente.

A rotina de viagem atrapalha também. Sempre na estrada, sempre em restaurantes novos, sempre com um roteiro diferente, fica bem difícil resistir ao prazer imediato do chocolate e ao aconchego de uma coca-cola (aquela sensação meio “estou em casa” até no interior da Turquia, sabe?). E, se quando eu viajo fica difícil manter a rotina de exercícios (que eu gosto), imagina só manter a dieta (que eu não gosto)?!

Fazendo a saudável fotografando o peixinho (enquanto a coca ali denuncia a realidade)
Fazendo a saudável fotografando o peixinho (enquanto a coca ali denuncia a realidade)

Por isso estou aqui, publicamente, me propondo a abandonar esses hábitos por 66 dias, começando agora. E proponho que você que está aí lendo e quer ser uma pessoa melhor, que entre nessa comigo! Aí no dia 24 de setembro a gente conversa e vê se realmente se livrou do vício (ou se vai atacar uma barra de chocolate inteira com uma coca dois litros pra celebrar o jejum). O timing é ótimo, porque estou planejando uma viagem pra um país beeem gastronômico em outubro. Será que estarei curada até lá?

A ideia é acabar com o vício irracional, pra depois poder consumi-los de uma forma mais… sustentável. Vamos?!

Facebook Comments

Comments 3

  1. Bela iniciativa e excelente #ficadica!!! Tbm comecei o meu de rotina de academia, hoje foi o 4o dia…hahahaha…foca no 66!!! =oD

    Dia 25/10 conto o meu resultado…#sesentindodeterminado o/

    Como foi seu desafio? “D

    Responder
  2. O meu acabou dia 24 agora!! Com sucesso! Mas já me joguei na coca-cola e não deixei de gostar não, viu 🙁 apenas aprendi que consigo viver com muito menos do que antes!

    Responder

Deixe um comentário