Categories Grécia, Viagem

O que fazer em Atenas, na Grécia

Posted on
O que fazer em Atenas, na Grécia

Quem curte mitologia grega, como eu, já deve ter sonhado muitas vezes em conhecer a capital da Grécia. Minha lista sobre o que fazer em Atenas gira muito em torno da sua história, com uma paradinha entre um templo aqui e um museu acolá pra provar a deliciosa gastronomia local! Veja a seguir a lista com as atrações turísticas mais importantes de Atenas e, no fim, a minha sugestão de bairro para se hospedar e ser feliz. Tem até cinema com vista pro Parthenon! Confira:

O que fazer em Atenas: Acrópole de Atenas e Parthenon

Anfiteatro grego dentro da Acropole de Atenas, Grecia. Por Delicia de Blog.

Raira Venturieri no Parthenon, dentro da Acropole de Atenas. Por Delicia de Blog.

Não dá nem pra começar a conversa sobre Atenas sem falar na Acrópole, a cidade antiga mais importante do mundo ocidental! Ela reúne monumentos e templos que resistiram à conturbada história de guerras na Europa. O Parthenon é um deles – o extraordinário templo da deusa Atena fica na colina mais alta da Acrópole, podendo ser visto de diversas partes da cidade. O monumento todo em mármore tem dezenas de colunas e data de 438 a.C. Dá pra acreditar?!

A Acrópole (significa “cidade alta”, em grego) também abriga o templo de Atenea Niké, dedicado à deus da vitória; o templo Erectéion, famoso pelas colunas em forma de mulheres; e dois anfiteatros gregos. Uma verdadeira viagem pela história! O ingresso adulto custa 30 euros (com entrada também à outros monumentos históricos, como o Templo de Zeus) e o acesso é bem fácil por meio do metrô Acropoli.

O que fazer em Atenas: Museu da Acrópole

Museu da Acropole em Atenas, Grécia. Do post O que Fazer em Atenas do Delicia de Blog.

Nem só de contrução antiga se faz uma cidade histórica! O moderno prédio do Museu da Acrópole ficou pronto em 2009, ao custo de 130 milhões de euros. Era um projeto antigo, que começou a ser formulado na década de 70, e resultou em uma das melhores atrações de Atenas! O motivo de tanta demora pra ficar pronto? Ah, nada demais: apenas encontraram ruínas de uma cidade pré-histórica durante as escavações! A descoberta foi incorporada ao acervo do museu, é claro, ao lado de achados arqueológicos da própria Acrópole. Tem desde colunas e mármores das construções até objetos de uso cotidiano na Antiguidade. Tudo isso em um espaço com arquitetura moderna, enorme janelões com vista pra Acrópole e pisos de vidro com vista pra cidade subterrânea. Imperdível!

O que fazer em Atenas: Templo de Zeus Olímpico

Raira Venturieri no Templo de Zeus Olimpico, em Atenas. Por Delicia de Blog.

Outra construção histórica emblemática de Atenas é o Tempo de Zeus Olímpico, ou o que restou dele: uma meia dúzia de colunas imponentes que representam o período da Pax Romana na Grécia. Sim, porque os romanos já mandaram por ali também! Não é tão impressionante quando o conjunto arquitetônico da Acrópole, mas vale a visita – e a foto! Até porque você já pagou pela entrada, no ingresso de 30 euros que dá acesso à várias atrações.

O que fazer em Atenas: Ágora Antiga e templo de Hefesto

Tempo de Hefesto na Agora Antiga de Atenas, Grecia. Por Delicia de Blog

Estoa de Atalo, construcao na Antiga Agora de Atenas. Por Delicia de Blog.

Considerada o berço da democracia, a Ágora Antiga é outra citadela histórica que você pode (e deve!) conhecer com o ingresso conjunto. Trata-se do centro político e religioso de Atenas na antiguidade e só foi descoberto com escavações que começaram em 1930! Fica pertinho da Acrópole e reúne ruínas de diversas construções, como escolas, prisão e, claro, templos. O lindo Templo de Hefesto é apenas o templo grego mais preservado do mundo! Ele divide a importância histórica do sítio com a Estoa de Átalo, mercado construído por Átalo de Pergamon, que reinou entre 159 e 138 a.C. Com um enorme corredor com colunas de mármore, ela rende fotos incríveis!

O que fazer em Atenas: Estádio Paratenaico

Raira Venturieri no Estadio Paratenaico, em Atenas, Grecia. Por Delicia de Blog.

E aí, já cansou de ver contruções históricas? Pois essa aqui tem uma graça a mais: o Estádio Paratenaico (ou Panathinaiko) recebe jogos olímpicos há mais de 2.300 anos! Ele foi recontruído diversas vezes, e a mais famosa delas foi para sediar os primeiros Jogos Olímpicos da Era Moderna, em 1896. Ele também foi utilizado para algumas provas durante as Olimpíadas de 2004 em Atenas. Imagina a energia?! É um passeio rápido, mas que também vale muito o registro!

Onde ficar em Atenas

Das coisas que mais gostei em Atenas, uma delas atende pelo nome de Plaka. Trata-se do bairro mais turístico da cidade, onde fica a Acrópole e as principais atrações. E também uma porção de ruazinhas peatonais (onde não passam carros) repletas de restaurantes, lojinhas, casas com flores na janela… Ai, a Europa! Tem até um cinema no rooftop, aquele que falei no começo do post, com vista pro Parthenon! É o maravilhoso Cine Paris, uma passeio delicioso caso você consiga entender filmes em inglês. As legendas, é claro, são em grego – e até isso é divertido!

Por ali você também encontrará restaurantes deliciosos como o grego 2 Mazi e estará pertinho da estação Acropoli do metrô. É uma mão na roda, considerando que até o aeroporto está conectado ao metrô! Se for sua primeira vez em Atenas, tenho certeza que vai adorar se hospedar por aqui. Se tiver vivido essa experiência ou tiver outras sugestões, escreva nos comentários! Eu, infelizmente, não me hospedei em Plaka – fui mal informada! Motivo pra voltar à Atenas, né não?

*

E então, gostaram das dicas? Ansiosos pra irem pras ilhas gregas? Pois eu também! Na semana que vem vou falar sobre o cruzeiro que fizemos a partir de Atenas, que passou por ilhas como Mykonos, Santorini, Creta e Rodes. Até lá!

Para ver outros posts de viagem, confira a categoria Viagem aqui no blog. 🙂

Ei! Você usa Pinterest? Então salva essa imagem aqui embaixo pra achar o post “o que fazer em Atenas” depois! Aproveita e me segue por lá: br.pinterest.com/raventurieri

5 atraçoes imperdiveis em Atenas, como Acropole e Templo de Zeus. Por Delicia de Blog.

Facebook Comments

Author: Raíra Venturieri

Raíra Venturieri é jornalista, roteirista, escritora, filósofa de boteco e sim, bem tagarela. Foi repórter do Guia Quatro Rodas e tem matérias publicadas nas revistas Viagem e Turismo, Host & Travel e Viaje Mais, entre outras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *