Categories Destaque, Viagem

10 dicas para tirar boas fotos de viagem

Posted on
10 dicas para tirar boas fotos de viagem

Dica número 1: namore um fotógrafo de viagem. Hahaha BRINKS! Muita gente não sabe, mas bem antes de namorar o super Paulo del Valle eu já criava muito conteúdo de viagem. Comecei como estagiária na revista Viaje Mais, láá em 2008, e nunca mais mudei de assunto. Por isso resolvi reunir nesse post 10 dicas de expert para tirar boas fotos de viagem, que valem tanto pra quem viaja a passeio como pra quem quer melhorar seu game profissionalmente. Vamos às dicas?

1 – Acorde cedo

Dormir até tarde pra descansar e voltar das férias com fotos incríveis são coisas que não combinam muito. Sorry! De manhã cedo você consegue unir os dois melhores elementos da fotografia de viagem: luz ideal (a famosa golden hour!) e lugares turísticos mais vazios. Minha foto favorita na Brooklyn Bridge, em Nova York, foi feita exatamente assim. Chegamos lá um pouco depois no nascer do sol e tinha pouquíssima gente! Foi sofrido na hora, mas garanto que valeu a pena. 🙂

Se você viaja a passeio e quer descansar também, por que não faz uma siesta? Depois do almoço a luz é a pior pra fotografar, e o horário é ótimo pra uma sonequinha. Os espanhóis é que sabem das coisas!

2 – Planeje-se e já tenha de antemão um itinerário com locais de interesse

preparar-viagem-itinerario-google-maps

Planejamento é fundamental se você tem intenção de aproveitar ao máximo os dias na cidade. Especialmente se for uma cidade grande, com muitos lugares diferentes pra visitar. Você nem precisa usar nada complexo – o bom e velho Google já é suficiente pra garantir um bom itinerário.

O que eu faço: pesquiso quais os principais pontos de interesse na cidade (busque cidade + pontos de interesse) e marco com uma estrelinha no Google Maps os que pretendo visitar. Assim, consigo visualizar direitinho onde ficam e planejar meus dias de acordo com a proximidade. Parece básico, mas é um planejamento que muita gente não faz – e que pode te salvar muito tempo e dinheiro com deslocamentos. Inclua também restaurantes e lojas que você tem vontade de conhecer e pronto, vai ficar facinho montar os dias da viagem!

3 – Pesquise fotos dos lugares pra identificar os clichês e saber como inovar

Enquanto faço esse planejamento aproveito pra ver no próprio Instagram as fotos que as pessoas fazem nos locais de interesse. Consigo ter certeza do potencial fotográfico do lugar e ainda aproveito pra me inspirar com as ideias que encontro na rede social. Não tem nada pior do que ver uma foto incrível num lugar que você foi e ficar se condenando porque não pensou nisso na hora!

Também é uma boa oportunidade pra ver quais são as fotos mais clichê do lugar pra tentar fazer algo diferente. Se você tem um Instagram de viagem, sabe que esse é um baita desafio. Quantas vezes você já viu blogueiras com fotos praticamente iguais, nos mesmos lugares, às vezes até com roupas parecidas? Inove!

4 – Alinhe o horizonte

A acropole de lindos, na ilha grega de Rhodes, tem vista panoramica para o Mar Egeu.

Uma dica que parece básica, mas não é. Vejo até fotógrafos profissionais cometerem esse deslize! Horizonte torto é algo que causa muito estranhamento pra quem vê, especialmente em fotos em que a paisagem é o elemento central. É tão fácil corrigir isso na edição! Ligue o grid na sua câmera/celular ou use um programa de edição pra alinhar. São alguns segundos que vão deixar suas fotos de viagem muito melhores.

5 – Siga a regra dos terços para compor as fotos

Dicas para tirar boas fotos de viagem: composição com a regra dos terços

Essa é outra dica básica mas que faz toda a diferença. A regra dos terços é uma das formas de composição mais comuns na fotografia, tanto que muitas vezes a gente faz isso instintivamente! Mas não dependa do acaso: ligue o grid no visor da câmera ou celular e tente posicionar o elemento central (pessoa, cachoeira, comida) nas linhas ou intersecções. Vai fazer muita diferença nas suas fotos!

6 – Fotografe experiências

Raira Venturieri e Paulo del Valle no Palace Hotel, em San Francisco

Essa é a regra de ouro pra fazer fotos de viagem inspiradoras, que interessem não só a seus amigos e familiares, mas a todo mundo que gosta de viajar. Ou seja, todo mundo, né? Pense em quais são as experiências mais legais que você pode ter na viagem e registre esses momentos, em vez de fazer todas as fotos posadas. Registre cafés da manhã, passeios de buggy, mergulhos, caminhadas em parques, abraços… Vivências em geral. Se você conseguir incorporar elementos da cultura local, como roupas ou comidas exóticas, melhor ainda!

Um fotógrafo que faz muito bem esse trabalho é o Jack Morris, ou @doyoutravel. Repare que ele e a namorada sempre estão inseridos nas fotos, vivendo , sendo felizes, “naturais”. A gente sabe que não é tão natural assim: provavelmente eles usam um tripé, câmera com timer e correm pra foto (ou usam um controle remoto). Mas a sensação de viajar e viver aquilo é incomparável! Aliás, vale acrescentar: tripé e um controle pra acionar a câmera de longe são acessórios indispensáveis pra quem quer aparecer nas próprias fotos. Até porque não tem nada de artístico em uma foto com pau de selfie, né?

7 – Faça uma produção de roupas ou objetos que combinem com o cenário

Piquenique em Sunset Cliffs, San Diego

Essa é mais específica pra quem trabalha criando conteúdo de viagem, mas se você quiser incorporar pras suas férias também vale. Faça suas malas pensando nos lugares em que vai visitar, e quais roupas podem combinar em termos de cores, movimento, estilo. Tipo um vestidão longo em um mirante com vento, ou um look mais esportivo pra fotografar no Central Park. E, claro, apure seu olhar pra improvisar produções ao longo da viagem! Como usar uma jaqueta vermelha em frente a um cinema com letreiro vermelho, por exemplo. Pode ficar incrível!

Uma fotógrafa que me inspira muito nesse sentido é a @tezzamb, que faz um trabalho impecável de coordenar os looks e as cores com o cenário. Claro que a edição dela contribui muito pra essa harmonia, mas isso é assunto pra outro tópico.

8 – Crie uma pastinha com referências de poses, pra não sair sempre igual

Cabeceira do hotel US Grant, em San Diego, EUA

Quem não trabalha como modelo profissional vai encontrar dificuldade para posar pras fotos de forma natural. Ou pra não sair sempre com a mesmíssima pose. Hahaha! Uma coisa que me ajudou muito foi criar uma pastinha nos meus salvos do Instagram com ideias de poses e combinações que acho legais. Sempre que uma blogueira posta algo que me inspira, um jeito de por a mão, um movimento das pernas.. Aí coloco na pastinha. Na hora do branco, salva a vida!

9 – Tenha fotógrafos e blogueiros de viagem como referência

Tanto pra pastinhas de poses como pra inspiração em geral, é fundamental ter fotógrafos e blogueiros como referência. Eles podem te dar ideia de lugares pra fotografar, composições, cores, edição… Tudo! Além do Jack Morris e da Tezza, eu me inspiro muito com o conteúdo da Jaci Marie, da Jacqueline Mikuta, da Tara Milk Tea, do Matthew Hahnel e de muitos e muitos outros! Já fiz até posts aqui no blog sobre Instagrams inspiradores pra seguir, como este.

Ah! Se você ainda não me segue, não deixa de conferir lá no Insta! Você vai encontrar muitas das dicas aqui do blog no @raira e no @paulodelvalle (autor da foto que abre este tópico). Euzinha acho que são muito inspiradores. 😉

10 – Edite suas fotos de viagem, sempre!

Se você quer elevar suas fotos a outro nível, não tenha dúvidas: você tem que aprender a editá-las. Não precisa ser algo muito complexo – alguns toques em aplicativos como o VSCO e o Snapseed podem fazer toda a diferença do mundo! O Paulo del Valle dá muitas dicas sobre como usar apps e programas, inclusive tem um tutorial bacana sobre Snapseed no Youtube.

O que os fotógrafos profissionais usam e eu recomendo é o Adobe Lightroom, que tem inclusive uma versão bem completinha no celular. Eu confesso que edição é minha parte favorita na criação de conteúdo. Porque com um pouquinho de prática você consegue transformar uma foto banal em uma imagem extraordinária! Se você gosta de fotografia, vale a pena se aprofundar mais no universo da edição.

*

Inscreva-se na Delícia de News para receber conteúdo exclusivo!

*

E aí, gostou das dicas? Se tiver outras sugestões ou quiser tirar dúvidas, comenta aqui no post que vou adorar responder! And, se você usa Pinterest, já salva a imagem abaixo pra consultar o post antes da próxima viagem. Boas fotos!

10 dicas de expert para tirar boas fotos de viagem. Planejamento, composição, referências e muito mais! Confira o post completo no Delicia de Blog.

Facebook Comments

Author: Raíra Venturieri

Raíra Venturieri é jornalista, roteirista, escritora, filósofa de boteco e sim, bem tagarela. Foi repórter do Guia Quatro Rodas e tem matérias publicadas nas revistas Viagem e Turismo, Host & Travel e Viaje Mais, entre outras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *