Um dos meus preparativos de viagem favoritos é assistir filmes e séries que se passam no destino que vou visitar. Assim, eu vou entrando no clima da viagem enquanto descubro lugares, curiosidades e até fatos históricos que podem fazer diferença na minha experiência. Por isso, decidi iniciar os posts sobre essa viagem com uma listinha de 10 ótimos filmes que se passam na Argentina. Espero que gostem:
1 – Medianeras (Medianeras, 2011)
O nome oficial em português é “Medianeras: Buenos Aires da Era do Amor Virtual”. O adendo entrou pra dar sentido à uma palavra que não existe na língua portuguesa. Medianera é a lateral dos prédios, onde costumávamos ver pinturas ou outdoors até alguns anos atrás. Simboliza a forma como a arquitetura e os elementos urbanos ditam essa história de amor delicada, que também é uma história sobre solidão e desencontros. Não conheço uma alma que não tenha adorado esse filme.
2 – Elefante Branco (Elefante Blanco, 2012)
É difícil não ver um pouco de Brasil neste filme, que retrata as desigualdades sociais na Argentina ao abordar a dura realidade de Villa Virgen, favela na periferia de Buenos Aires. O fio condutor da história gira em torno de dois padres (Ricardo Darín e Jérémie Renier) que tentam ajudar a comunidade local em meio à uma verdadeira guerra do narcotráfico. Sem heroísmos e sem medo de cutucar as feridas, é um filme obrigatório para entender uma realidade pouco abordada do país.
3 – Um Conto Chinês (Un Cuento Chino, 2011)
Essa comédia bem improvável conta a história de um comerciante mal-humorado (Ricardo Darín) que vê sua vida mudar completamente com a aparição de um chinês perdido, que não fala uma palavra de espanhol. Com seu jeito carrancudo, ele eventualmente decide ajudar o pobre imigrante, o que acaba tendo um impacto inesperado em sua vida. Tem na Netflix!
4 – Relatos Selvagens (Relatos Salvajes, 2014)
Uma delícia de assistir, esse filme conta seis histórias curtas de pessoas em situação de stress no limite – pode ser um acidente trágico, uma traição, ou mesmo a dificuldade em lidar com a burocracia de Buenos Aires. Tem Ricardo Darín e Oscar Martinez no elenco! Lembro que quando vi esse filme no cinema, saí da sessão rindo e chorando ao mesmo tempo. Hahaha!
5 – O Último Tango (Un Tango Más, 2015)
O filme documental conta a história do casal Maria Nieves Rego e Juan Carlos Copes, que revolucionou o tango na Argentina. Em meio à entrevistas com os dançarinos, já idosos, vemos cenas de dança fantásticas que recriam seu passado. De emocionar! Disponível na Netflix.
6 – Showroom (2014)
Por meio desse filme fiquei sabendo da existência de Tigre, uma cidade às margens de um rio a 30km de Buenos Aires. O contraste entre a natureza e a vida na cidade torna-se o ponto central da história de Diego, que se vê obrigado a viver entre a casa no “mato” e o trabalho em um showroom de vendas de apartamento para sustentar sua família. Uma trama que é ao mesmo tempo banal e de enlouquecer qualquer um.
7- O cidadão ilustre (El Ciudadano Ilustre, 2017)
O filme conta a história de Daniel Mantovani (Oscar Martinez), um escritor de grande sucesso internacional que retorna à Salas, sua cidade-natal na Argentina, depois de 40 anos morando na Europa. O que seria talvez uma busca por inspiração acaba resultando numa viagem cheia de choques culturais e desdobramentos inesperados. Não assistam o trailer, que tem altos spoilers! Disponível na Netflix.
8 – Neve negra (Nieve Negra, 2017)
Pra mim, se tem Ricardo Darín no filme já vale a pena assistir. Neve Negra é um bom exemplo disso. As atuações e viradas inesperadas fazem valer os 90 minutos de filme com um roteiro bem ok. As paisagens geladas da Patagônia Argentina são um destaque à parte, tão importantes para a história quanto os personagens. Mais um disponível na Netflix.
9 – Historias Mínimas (2002)
Outro filme que nos leva para a região da Patagônia, cenário da história de três protagonistas muito diferentes. Em comum, todos estão a caminho de San Julián, uma pequena vila portuária. Tem humor, drama e muitas cenas de road trip! Perfeito pra mergulhar na paisagem e no estilo de vida distantes do que conhecemos da quase europeia Buenos Aires.
10 – Tetro (2009)
Deixei o mais cult pro fim da lista. Tetro é em preto e branco, digirido por Francis Ford Coppola e sequer é um filme argentino. Mas ele mostra um lado pouco visto de Buenos Aires nos demais filmes dessa lista: a região portuária de Boca. É por lá que se passa a história de dois irmãos que se reencontram na capital portenha após um deles se mudar ao país para fugir da família.
*
Se você gostou deste post, leia a reflexão que escrevi sobre Capitão Fantástico – um dos meus filmes favoritos da vida. 🙂