Categories Inspiração

5 dicas para adotar uma rotina matinal mais leve

Posted on
5 dicas para adotar uma rotina matinal mais leve

Começar o dia com hábitos de bem-estar matinal foi algo que teve um impacto imenso na minha produtividade e qualidade de vida! Já falei aqui sobre alguns ensinamentos do livro O Milagre da Manhã – que foi quando comecei essa rotina matinal – e hoje queria compartilhar com vocês 5 hábitos rápidos que tenho incluído no dia a dia que fazem muita diferença.

Como tenho bebê por aqui, os hábitos são realmente bem rápidos e fáceis de encaixar em qualquer rotina! Espero que possam inspirar vocês a ter uma manhã mais leve de autocuidado, mesmo que seja assim, bem simples!

1. Sair da cama e fazer uma sequência de alongamentos

A famosa espreguiçada, sabe? Às vezes a gente levanta na pressa pra começar o dia e esquece de avisar nosso corpo que está na hora de se mexer! Eu gosto de realmente sair da cama, me sentar no tapete e dar uma alongada nos braços, pernas, coluna e respirar fundo. Coisa de poucos minutos e acredite: parece que o corpo inteiro fica mais leve!

2. Meditar com a ajuda de um app

Meditar sozinho é coisa pra profissionais. Hahaha! Mas existem muitos aplicativos legais de meditação, com sequências guiadas de poucos minutos que nos ajudam a focar na respiração e esvaziar a mente. Eu costumo meditar por 5 minutos apenas e gosto bastante da calmaria de esvaziar a mente e escapar um pouco da realidade de tantos afazeres.

Alguns aplicativos bacanas pra experimentar: Headspace, Calm e Lojong.

3. Preparar uma bebida refrescante

Café é bom, mas já experimentou começar sua rotina matinal com algo gostoso e geladinho? Principalmente nas manhãs quentes eu gosto bastante de preparar uma bebida refrescante e o menu sempre varia pra não enjoar. Uma boa aliada pra tornar esse momento mais prático é a B.blend, máquina de bebidas com mais de 30 opções diferentes de cápsulas, entre bebidas geladas, quentes, com ou sem gás. As opções variam entre sucos 100% naturais, chás gelados, energéticos e até drinks. Além de tudo, ela ainda prepara água com gás!

É super prático: basta colocar a cápsula na máquina e apertar o play pra ter sempre uma bebida nova. O legal é que elas já saem na medida e temperatura ideais, prontas para consumo. Inclusive, é possível misturar diferentes cápsulas pra criar bebidas diferentes, do jeitinho que você gosta. No meu canal do Youtube eu postei recentemente uma receita de Cranberry Tonic, drink sem álcool feito com suco de cranberry, tônica, suco de laranja e água com gás. Dá uma olhada lá, é super fácil de fazer e fica uma delícia!

4. Ler sem interrupções

Seu tempo de leitura vai depender da sua realidade e da sua família (no meu caso, depende do sono da minha filha rs), mas seja 5 ou 50 minutos, a dica é: deixe o celular longe. Muitas vezes a gente acaba desistindo de ler porque se distrai com notificações e o tempo vai embora!

Pegue seu lindo drink, sente-se em um lugar confortável e separe de antemão quantos minutos (ou páginas) você vai dedicar ao livro. Mesmo se for pouquinho, tornar este um hábito diário vai fazer com que você se surpreenda com a evolução da sua leitura!

Se precisar de dicas de leitura, confira os últimos posts ou me mande mensagem lá no Instagram @raira, que vou adorar ajudar! 🙂

5. Escrever pensamentos e ideias

Não sei vocês, mas depois desses poucos minutos de autocuidado da rotina matinal eu costumo estar com a cabeça tão fresca que fico no meu melhor estado pra escrever! Gosto de listar pensamentos, ideias, coisas que podem virar textos depois ou que simplesmente me ajudam a planejar melhor o dia e as atividades que pretendo fazer.

Se forem ideias de trabalho uso aplicativos como o Evernote e o Trello pra me organizar direitinho. Se forem pensamentos livres, costumo escrever num caderno físico mesmo – é incrível como papel dá uma inspiração diferente, né?

Pra finalizar a manhã, sempre escrevo no meu planner a to do list do dia. É hora de colocar em prática nosso plano de dominação mundial! Hahaha! Depois de uma manhã assim fica mais fácil, né?

*

E aí, o que acharam das dicas? Muito viáveis, vai? Claro que se você conseguir incluir exercícios e outras atividades na manhã vai ser ainda mais proveitoso, mas pra mim esse pouquinho – dá pra fazer em menos de 1h tudo! – já pode ser a grande divisor de águas entre um dia ruim e um dia incrível.

Este post foi patrocinado pela B.blend – realmente a opção mais prática pra preparar bebidas em minutos (ou segundos!) e liberar esse tempo extra pra investir na sua manhã de autocuidado. Confira no site as opções de máquinas e cápsulas pra descobrir quais fazem mais sentido pra você. 🙂

Se gostou deste post, leia mais na categoria Inspiração.

Facebook Comments

Author: Raíra Venturieri

Raíra Venturieri é jornalista, roteirista, escritora, filósofa de boteco e sim, bem tagarela. Foi repórter do Guia Quatro Rodas e tem matérias publicadas nas revistas Viagem e Turismo, Host & Travel e Viaje Mais, entre outras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *