Categories Inspiração

5 dicas pra deixar seu Instagram mais bonito

Posted on
5 dicas pra deixar seu Instagram mais bonito

Atendendo a pedidos, reuni neste post 5 dicas pra deixar seu Instagram mais bonito. São medidas simples que valem a pena pra quem tem uma marca/blog ou pra quem simplesmente leva a rede social como hobby e quer criar um conteúdo mais bacana. Se você curte esse universo, garanto que vale a pena! Ter um Instagram atraente pode despertar interesse não só dos seus amigos e familiares, mas também de empresas e potenciais parceiros de negócios. E você incrementa seu “currículo virtual” ao mesmo tempo em que se diverte! Que tal? Vamos às dicas:

1. Edite suas fotos, de preferência sempre com o mesmo estilo

Dicas para harmonizar o instagram e deixa-lo mais bonito.
Instagram de inspiração: @mikutas

Não estou falando aqui sobre ter uma mega estrutura de equipamentos e softwares para postar fotos como os profissionais fazem. Mas mesmo suas fotos de celular podem ficar MUITO mais bonitas com alguns ajustes em apps como o Lightroom Mobile e o VSCO. Esses dois são os meus favoritos, que eu uso em praticamente todas as minhas fotos (o Lightroom, às vezes, na versão de computador).

Eu edito minhas fotos há bastante tempo, por conta da minha proximidade com o mega fotógrafo e teacher Paulo del Valle. Mas só recentemente eu experimentei usar sempre o mesmo filtro para “finalizar” as fotos, depois de fazer a edição no Lightroom como faria normalmente. Eu simplesmente escolhi um filtro que gosto no VSCO e passei a aplicá-lo em todas as fotos antes de postar, em intensidades diferentes. É SURREAL a diferença que fez na harmonia do meu feed. Ficou muito mais bonito! Recomendo muito essa estratégia pra quem quer criar um feed de impacto, que agrade os olhos tanto quanto as fotos individualmente.

2. Planeje como as fotos ficarão lado a lado antes de postar

Essa dica é manjada, mas vale repetir sempre! De nada adianta ter fotos bonitas e bem editadas se elas não combinam bem entre si. A técnica de usar sempre o mesmo filtro ameniza o problema, mas ainda assim pode ficar estranho postar duas fotos escuras seguidas e depois várias clarinhas. Cria aquela sensação de feed bagunçado, sabe?

Pra mim, planejar antes em apps como o UNUM faz toda a diferença no layout do feed. Você pode ir combinando elas “no olho” pelo app, como eu, ou criar de antemão um padrão a seguir. Por exemplo, sempre alternar fotos claras e escuras; ou fotos frias e fotos quentes. Ou então postar edições de três em três, criando sempre linhas coesas. Use a criatividade pra montar um padrão que as pessoas identifiquem quando entram no seu perfil. Pode ficar incrível!

Além de cores/edição, considere também o tema da foto quando analisar se ela combina com a anterior. Postar duas selfies seguidas pode ficar estranho se esse é um conteúdo que você não posta tanto. Às vezes uma foto de paisagem ou de comida entre fotos do seu rosto pode dar um respiro interessante. Nessas horas, você precisa desencanar um pouco de likes. Muitas vezes a foto diferentona que vai fazer seu feed mais harmônico não é o tipo de foto que seu público mais interage e que bomba de like. E tá tudo bem! Ter um feed atraente chama mais atenção do que ter sempre o mesmo número de likes nas fotos.

Aliás, digo mais: ter fotos com likes bem diferentes dá até uma certa legitimidade, porque é natural que isso aconteça. Quando um influencer tem sempre o mesmo número de likes nas fotos, seja ela paisagem, retrato, comida ou detalhe, eu já fico com pé atrás. É atividade típica de quem compra engajamento.

3. Pense em uma produção. Combine objetos, looks e cenários

Como criar harmonia entre cores, looks e cenários para fotos no Instagram.
Instagram de inspiração: @tezzamb

Isso é outra coisa que demorei bastaaante tempo pra aprender. Pra mim, bastava fazer uma foto bonita em um cenário bonito que estava bom. Mas com o tempo percebi como fazia diferença a roupa que eu estava usando nesse cenário, por exemplo. Ou como o uso de um objeto interessante, como uma câmera Polaroid, poderia deixar a foto muito mais charmosa!

Então comecei a pensar mais nesses “acessórios” da foto. Foi assim que passei a me interessar mais por moda, aliás! Comecei a reparar em como as influencers que eu gosto coordenavam os looks com as paisagens, brincavam com as cores, e vi como isso pode transformar um cenário banal em uma foto incrível! Falei um pouco disso no post 10 dicas para tirar boas fotos de viagem, no qual cito a Tezza como uma grande referência nesse tipo de composição.

Claro que isso não serve só pra foto de viagem. Você pode facilmente adaptar essa dica pro seu universo ou negócio. Uma foto de comida, por exemplo, pode ficar muito mais charmosa se você colocar uns tomatinhos, ervas e outros ingredientes de forma bem pensada ao redor do prato. Exerça a criatividade e nunca subestime o poder dos “coadjuvantes” em uma foto!

4. Dedique-se a criar stories mais criativas – muitos apps podem ajudar!

Dicas de apps para fazer stories mais criativasPlanejar stories bonitinhos é meu maior hobby no Instagram atualmente. Gosto muito de alternar snaps mais espontâneos (eu e o Paulo no carro, por exemplo) com imagens mais editadas, dicas de restaurantes, vídeos com efeitos, etc. Tem tanto app bacana e fácil de usar pra fazer isso! E com a possibilidade de salvá-los nos Destaques, fica ainda mais válido: você pode perder horas criando algo bacana e tudo bem, porque ele não precisa mais sumir em 24h. Ao contrário: ele pode agregar valor e serviço ao seu Instagram!

O app da moda no momento pra story é o Unfold. É aquele com vários layouts bonitinhos com fundo branco, em que você pode misturar fotos e vídeos, colocar moldura de Polaroid e usar fontes diferentes. Sempre que faço uma story mais elaborada com esses layouts recebo chuva de direct perguntando qual app. Hahaha! Ele é grátis, mas alguns layouts fazem parte de pacotes pagos, como o da Polaroid. Mas é coisa de R$ 3, super vale a pena!

Outro app muito legal é o Inshot, que uso pra editar vídeos. Você pode ajustar o tamanho (colocar na proporção certinha da story, por exemplo), colocar moldura, filtros de cor e efeitos como aquele de TV antiga, sabe? Eu uso em quase todos os meus vídeos, principalmente os que eu apareço. Isso porque ele tem a função de “flipar” o vídeo, que corrige o flip que a câmera do celular dá automaticamente e que deixa nossa cara meio estranha, sabe? Hahaha! Se você não gosta de ver seu rosto flipado, não precisa se filmar direto no story, onde a qualidade fica bem pior. Pode (deve!) filmar na câmera do celular mesmo e depois flipar! O Inshot é grátis, mas pra tirar a marca d’água você precisa pagar uma graninha, coisa pouca. Super vale!

Ah, vale ressaltar: passei a ter muuito mais visualizações nas minhas stories desde que comecei a usar esses apps e me preocupar mais com a estética. Também passei a explorar mais os próprios recursos do Instagram, como a função de stop motion, os gifs (amo!) e a enquete. Além de ficar legal, acho que exercita minha criatividade!

5. Cuide dos detalhes: foto de perfil, bio, capas dos destaques…

Detalher importantes para manter um perfil bonito no Instagram e chamar atençao de marcas
Perfis de inspiração: @raira, @giovannaferrarezi e @moguerini

Por fim, e não menos importante: cuide do seu perfil como um todo. Ele é um reflexo de você, certo? Fotos lindas com destaques todos bagunçados podem passar uma imagem de desleixo. Ou bio com erro de português então, Deus me livre! Eu gosto de passar a imagem de uma pessoa organizada, cuidadosa e com bom gosto. É isso que quero que clientes em potencial vejam quando encontram meu perfil! Talento é importante, mas quando você mostra que se importa com detalhes, você passa confiança. E isso é ouro!

Uma foto de perfil boa é aquela que mostra seu rosto, mas que também traduz um pouco da sua personalidade. Pode ser uma coisa bem-humorada, ou romântica, ou artsy, ou mais séria e profissional. Algo que te represente! A minha atual, num campo de girassóis, passa a imagem de que sou uma mulher bonita que faz fotos artísticas em lugares inspiradores. Eu gosto! Se seu Instagram for de empresa, vale usar o logo. Mas se for pessoal (ou se sua marca for você), sempre vale mais a pena mostrar seu rosto.

A bio tem que traduzir quem você é/o que faz de forma bem breve e direta. Não precisa usar todos os caracteres, tá? Mas não esqueça de colocar sua cidade e seu e-mail, duas informações importantíssimas para quem busca trabalhar com marcas na internet. Se eu trabalho em uma agência e estou buscando perfis pra uma campanha, elimino de cara quem não me dá informações básicas de forma fácil assim. A concorrência é grande, lembra?

E sobre os destaques, serei categórica: você pode usá-los pra bagunçar seu perfil ou pra deixá-lo mais bonito e útil para quem decide seguir você. Pra mim, é uma forma de falar mais sobre temas que não se enquadram muito no meu feed, como beleza e vida saudável. Atinjo um público mais amplo sem perder o interesse de quem me segue só pra ver fotos de viagem. Sem contar que fica tão bonitinho, né? Eu usei o Photoshop e os ícones do Noun Project pra criar os meus, mas você pode fazer pelo celular mesmo usando apps como Spark Post ou o Canva. Não precisa de muito conhecimento, basta vontade de criar algo bonito!

*
Inscreva-se na Delícia de News para receber conteúdo exclusivo!

*

Essas são minhas 5 dicas para deixar seu Instagram mais bonito! Acabei me empolgando e escrevendo o que poderia ser dividido em 10 dicas, eu sei hahaha! Mas é um tema que gosto muito e que sei que desperta muito interesse de vocês. Ah! E caso você tenha caído de paraquedas nesse post, não deixe de conferir meu instagram: @raira. Nele, tento aplicar tudo de mais interessante que vou aprendendo pela internet e pelo estudo de referências. Se tem uma coisa que eu gosto de fazer, é pesquisar inspirações por aí! 🙂

Falando nisso, confira alguns posts no blog com referências:

10 mulheres para seguir no Instagram

Mais mulheres para seguir no Instagram (kkk)

10 cachorros para seguir no Instagram

Também posto muitas referências e inspirações no Pinterest: br.pinterest.com/raventurieri. Acompanhe por lá! Aproveita e já salva essa imagem pra reler o post depois:

Segredos revelados: 5 dicas para ter um Instagram mais bonito e chamar atenção de marcas

Facebook Comments

Author: Raíra Venturieri

Raíra Venturieri é jornalista, roteirista, escritora, filósofa de boteco e sim, bem tagarela. Foi repórter do Guia Quatro Rodas e tem matérias publicadas nas revistas Viagem e Turismo, Host & Travel e Viaje Mais, entre outras.

4 comments

  1. Corri no pc ler o post!
    Adorei e quero me dedicar a encontrar o filtro certo para as fotos, acho que passar mais ‘profissionalismo’ ao ig

    ps.: adoro vc e o Paulo, mas a Pipoca é minha favorita da casa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *