Categories Estados Unidos

5 filmes que se passam em San Francisco

Posted on
5 filmes que se passam em San Francisco

Como estou prestes a revisitar uma das cidades mais cinematográficas do mundo, decidi listar aqui 5  filmes que se passam em San Francisco. Pra mim, já virou tradição assistir filmes em cidades que vou visitar, especialmente se for a trabalho. É uma forma de entrar no clima do destino, descobrir informações históricas e já embarcar mais inspirada. Vamos juntos?

1 – Milk: A Voz da Igualdade (Milk, 2008)

Filmes que se passam em San Francisco: MilkO filme mais marcante em San Francisco, pra mim, não poderia ser outro. Milk conta a trajetória de Harvey Milk (Sean Penn), ativista pelos direitos da comunidade LGBT que se tornou o primeiro gay assumido a ser eleito para um cargo público na Califórnia. Foi por causa desse filme que visitei San Francisco pela primeira vez louca pra conhecer o Castro, bairro que foi palco de muitas das conquistas da comunidade. Lá há até algumas faixas de pedestre nas cores do arco-íris. Legal, né? O filme foi indicado a 8 Oscars em 2009, conquistando as estatuetas de Melhor Ator e Melhor Roteiro Original.

2- Blue Jasmine (2013)

Filmes que se passam em San Francisco: Blue JasmineOutro filme incrível que se passa em San Francisco, Blue Jasmine conta a história de uma socialite (Cate Blanchett) que se vê obrigada a reconstruir a vida em San Francisco depois que seu marido figurão é preso por fraude. Morando de favor com a irmã, ela passa por uma trajetória de redescoberta na cidade que acaba por representar um lado mais simples e autêntico da vida, em oposição ao glamour dos tempos de rica em Nova York. Com roteiro e direção de Woody Allen, o filme rendeu o Oscar de melhor atriz para Blanchett em 2014.

3 – Doce Novembro (Sweet November, 2001)

Filmes que se passam em San Francisco: Doce NovembroQuando escolhi esse filme pra lista eu sabia que seria a denúncia da minha idade avançada. Hahaha! Mas eu não podia deixar de fora Doce Novembro, um dos romances que mais marcou minha adolescência – e o que iniciou meu crush nunca superado por Keanu Reeves. Ele retrata o improvável relacionamento entre o publicitário workaholic de Reeves e uma mulher meio doida, interpretada por Charlize Theron, que tem a missão de “adotar” um homem por mês pra lhe mostrar outro lado da vida. Parece sem pé nem cabeça? E é mesmo! Mas eu juro que é difícil não se envolver com a história, que ainda tem o background de San Francisco como bônus.

4 – À procura da Felicidade (The Pursuit of Happyness, 2006)

Prepara o lencinho, que esse filme de superação é emocionante! Em À Procura da Felicidade, Will Smith conta a história verídica de Chris Gardner, empreendedor que enfrentou todo tipo de perrengue em San Francisco enquanto buscava uma vida melhor pra si e seu filho de 5 anos. Ele chegam a dormir em um banheiro público enquanto Gardner trabalha em um estágio não-remunerado na esperança de provar suas habilidades e conseguir um futuro promissor na empresa. Um filme sobre determinação e esperança! Will Smith concorreu ao Oscar em 2007 pela atuação.

5 – O Diário da Princesa (The Princess Diaries, 2001)

Filmes que se passam em San Francisco: O diario da PrincesaNão podia deixar de fora outro clássico (já é clássico, vai?) que se passa em San Francisco. Filme que lançou Anne Hathaway, O Diário da Princesa conta a história dos sonhos de 9 entre 10 meninas. A desajeitada protagonista de 15 anos, Mia, recebe a visita de sua recém descoberta avó com uma notícia transformadora: a de que ela é princesa e herdeira do trono de Genovia, pequeno país europeu. Todos os clichês adolescentes se realizam enquanto ela aprende a se comportar e se vestir como um membro da realeza. É bobo e divertidíssimo!

*

Espero que tenha gostado da minha seleção de 5 filmes que se passam em San Francisco! Ainda lembrei de outros marcantes na cidade, como Zodíaco e Um Corpo que Cai (clássico de Hitchcock). Se tiver outras sugestões, compartilhe nos comentários. Para saber mais sobre San Francisco (dicas de passeios, restaurantes e hotéis), confira o post no blog sobre a cidade. 🙂

Ei! Você usa Pinterest? Então salva essa imagem aqui embaixo pra achar o post 5 hotéis pra curtir em São Paulo depois! Aproveita e me segue por lá: br.pinterest.com/raventurieri

5 filmes que se passam em San Francisco, como Milk e A Procura da Felicidade

Facebook Comments

Author: Raíra Venturieri

Raíra Venturieri é jornalista, roteirista, escritora, filósofa de boteco e sim, bem tagarela. Foi repórter do Guia Quatro Rodas e tem matérias publicadas nas revistas Viagem e Turismo, Host & Travel e Viaje Mais, entre outras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *