Categories Inspiração

5 mentiras que te contam sobre empreendedorismo

Posted on
5 mentiras que te contam sobre empreendedorismo

Nesse primeiro de abril, decidi compartilhar 5 mentiras que te contam sobre empreendedorismo. Desde que eu criei meu canal no Youtube, meu intuito é incentivá-los a empreender, dando algumas ferramentas e compartilhando dicas úteis. Mas isso tem que ser feito com muita responsabilidade, porque incentivar alguém a entrar num negócio com promessas falsas ou ilusões é perigoso. E tem muito disso na internet!

Espero que as dicas sejam úteis e te ajudem a tomar decisões com mais consciência dos ganhos e possíveis perdas de ter seu próprio negócio. Vamos às mentiras sobre empreendedorismo?

Quem empreende faz seu próprio horário e trabalha quando quiser

Você acha que eu queria estar aqui escrevendo esse artigo num sábado à tarde? Ou editando vídeo no domingo pra postar no Youtube, um canal que sequer me dá dinheiro?

Empreender necessariamente envolve trabalhar muito, e muitas vezes em coisas que não vão te trazer resultados imediatos. Tipo produzir conteúdo, fazer networking ou oferecer coisas de graça pra divulgar seu produto.

E a verdade cruel é que se você se limitar a trabalhar 40 horas por semana, vai demorar muito tempo pra você colher os frutos. Mesmo! Você precisa ter muito dinheiro em caixa pra se dar ao luxo de adiar coisas que se você começar hoje vão te trazer receita muito mais rápido.

Quem empreende realmente tem mais liberdade e autonomia. Você não precisa bater ponto e não precisa nem estar sempre na mesma cidade. Mas precisa estar disposto a trabalhar bastante.

Quem empreende enriquece rápido

Essa é clássica frase dos gurus de internet que vendem curso de empreendedorismo. Sabe como eles enriquecem? Vendendo curso pra trouxa! Se fosse fácil, você não acha que todo mundo estaria fazendo?

Eu vejo com frequência propaganda de curso em que o instrutor mostra a tela dele do celular com várias notificações de venda feita, entrando coisa de R$ 100 a cada 5 minutos. Você já viu essa propaganda?

Eu trabalho com venda de cursos, tanto como produtora quanto como afiliada, e garanto: só produtor ganha somas de dinheiro assim, e só no dia do lançamento de um curso. Os caras te levam a crer que se você for afiliado e vender o curso deles, você vai ganhar muito dinheiro todos os dias. Mas eles só querem te usar pra vender seus cursos! #jogandoareal

Sendo bem sincera, eu realmente acho que é mais possível enriquecer empreendendo do que trabalhando como funcionário. Mas isso não significa que é rápido e fácil. Você vai ter que se dedicar muito, e por muito tempo, até que o negócio realmente vá pra frente.

Qualquer um pode empreender

Agora serei polêmica. Eu vou jogar uma dura realidade aqui pra vocês, no maior estilo “sincericídio”. Empreender é para os fortes, especialmente se você não vive numa realidade de muitos privilégios. Explico.

Quando você é jovem e mora com a família, uma família com boa renda, você provavelmente não precisa pagar faculdade e contas da casa. Por isso, dedicar 4, 5 horas por dia pra um negócio online é fácil. Você não precisa de retorno imediato e, às vezes, nem precisa abrir mão do descanso no final de semana. Afinal, você tem tempo, e isso é um privilégio.

Agora se você já trabalha 40 ou 44 horas por semana, cuida de casa, cuida de filho, lida com dívidas… Aí, você vai precisar realmente de muita determinação, muito sacrifício e muita estabilidade mental. Abrir mão de todo o seu tempo livre e lidar com a pressão de empreender quando ela é só uma das muitas pressões da sua vida não é fácil.

Não digo que é impossível, ok? Mas garanto que é difícil, e você vai ter que ser muito forte. Se não tiver estabilidade mental, não aguenta. Por isso, inclusive, que eu apoio e te incentivo a apoiar pequenos empreendedores, mães com negócio próprio e gente que ta aí encarando essa realidade.

Empreender requer muito dinheiro

Aí depois desse discurso sobre privilégios, eu vou falar quase o contrário. Hahaha! Mas não é bem assim. Se você não tem muito dinheiro para empreender, tudo bem desde que você tenha tempo. Começar um negócio na internet é muito mais barato do que começar um negócio físico.

Às vezes é só o custo de um domínio pra você ter o próprio site, um servidor e um designer pra fazer seu logo, por exemplo. Além dos custos de luz, internet e de manutenção da empresa, que se for MEI (microempreendedor individual) é cerca de 50 reais por mês.

O importante é você ter tempo pra estudar sobre seu negócio e sobre marketing, pra produzir conteúdo que vai te divulgar e pra fazer sua empresa crescer, mesmo tendo uma estrutura pequena. Eu e muitos empreendedores trabalhamos de casa mesmo, e nosso custo mensal pra manter a empresa não é muito alto.

Para empreender é preciso ter uma ideia inovadora

Essa mentira é terrível, porque você ouve uma coisa dessas e imediatamente acha que empreender não é pra você, já que você não é tão inovador e criativo. Mas te pergunto: quantas empresas fazendo a mesma coisa não existem? Eu não to falando pra você copiar o que já tem, mas não deixe que insegurança te impeça de começar.

Às vezes você começa fazendo uma coisa meio banal e isso vai evoluindo e tomando novos caminhos. Eu, por exemplo, comecei vendendo matéria pra revista que eu gostava de ler. Eu literalmente via no expediente quem era o editor da revista, pensava em uma pauta legal que tinha a ver com a publicação, e ligava ou mandava e-mail oferecendo a matéria e mostrando meu portfólio. Nada de inovador nisso; todo repórter freelancer fazia a mesma coisa.

Com o tempo eu fui adaptando meu trabalho e meus serviços, estudando e entendendo melhor o mercado, e minha empresa mudou bastante. Então não espere a ideia inovadora que vai mudar o mundo pra começar.

Bom, é isso. Quando eu comecei esse texto eu achei que seria um artigo mais pesado, que quebraria os mitos de que empreender é fácil. Mas no fim até que ficou positivo, né?

Empreender requer muita dedicação e paixão, é fato, mas eu realmente acredito que é o melhor caminho pra satisfação profissional e pra um futuro enriquecimento.

Espero que com os artigos aqui e os vídeos no Youtube eu consiga ajudar vocês nessa jornada. Fiquem à vontade pra comentar aqui dúvidas ou sugestões de tema pros próximos conteúdos. E olha, desconfiem de quem promete resultados fáceis e garantidos na internet, combinado?

Quer receber textos exclusivos e novidades por e-mail? Cadastre-se na minha newsletter! Eu prometo jamais compartilhar seu dados com terceiros. #tamojunto

Facebook Comments

Author: Raíra Venturieri

Raíra Venturieri é jornalista, roteirista, escritora, filósofa de boteco e sim, bem tagarela. Foi repórter do Guia Quatro Rodas e tem matérias publicadas nas revistas Viagem e Turismo, Host & Travel e Viaje Mais, entre outras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *