Categories Viver de Blog

6 hábitos para ser mais criativo

Posted on
6 hábitos para ser mais criativo

Como profissional autônoma, estou sempre testando formas de melhorar minha produtividade e diminuir a procrastinação. Trabalhar de casa exige muita disciplina e autoconhecimento, pra que você consiga trabalhar com inspiração e equilíbrio e ser mais criativo – sem exigir a mais ou a menos de você.

O que me ajuda muito a produzir melhor e em menos tempo é aguçar a criatividade, de modo que minhas horas em frente à tela do computador sejam especialmente produtivas. Decidi elencar pra vocês os seis hábitos que adotei nos últimos meses que tiveram mais impacto na minha criatividade. Espero que ajude!

1 – Escrever todos os dias

Todo tipo de escrita é válida: pensamentos num bloco de notas, posts pra blog, legendas futuras pro Instagram, roteiros para vídeo… O que vier à cabeça, no tempo que você tiver disponível pra isso.

O importante é tornar a escrita um hábito. Isso é fundamental para redatores que querem escrever melhor e ser mais criativos, mas também para outros profissionais. Todos vão se beneficiar da clareza de pensamentos e da capacidade de se expressar melhor.

Nem sempre vai sair um texto redondinho, mas a ação de manter as ideias rolando pode te levar a uma percepção nova, a uma frase brilhante ou a alguma ideia que pode ser especialmente útil no futuro.

Eu escrevo também nos finais de semana, mas geralmente reservo os domingos para algo mais leve. Posso escrever uma mensagem carinhosa e mais elaborada pra uma amiga que faz aniversário ou elencar acontecimentos da semana que passou pelos quais sou grata. Só escreva.

2 – Diminuir distrações

Você já reparou quanto tempo gasta por dia com atividades que não agregam em nada na sua vida, pessoal ou profissional? Coisas que 5 minutos depois você nem lembra que fez?

Checar o celular a cada notificaçãozinha é um exemplo perfeito disso. Se a todo minuto você olha pra tela do celular, a cada 10 minutos desbloqueia pra responder alguma mensagem e a cada hora acaba fazendo muito mais do que responder a mensagem específica que chegou… Você gasta horas com coisas inúteis no celular sem perceber!

O que eu fiz, e recomendo: desativei notificação de todas as redes sociais, apps de delivery e grupos de Whatsapp. E mais: na maior parte do dia fico com o celular no modo silencioso, especialmente fora do horário comercial.

Já levei bronca de familiares por não atender ou demorar pra responder mensagens? Já! Hahaha mas o ganho em produtividade e foco foi muito mais relevante. Você pode configurar o celular pra receber chamadas só de alguns números específicos, como de seu parceiro ou filhos.

3 – Criar rotinas pra agilizar o dia a dia

Quando você não está constantemente pensando no que vai fazer agora, o que comer, o que vestir, qual tarefa começar… Você elimina muito stress, de verdade. E consegue focar seu esforço mental em coisas que realmente vão te levar pra algum lugar e, claro, ser mais criativo.

Eu tenho uma rotina matinal super engessada, do escovar aos dentes, à academia, ao tempo de leitura. Fazer as coisas que preciso fazer sem pensar muito agiliza as tarefas – começo uma coisa depois da outra, sem enrolar – e me dá mais clareza de pensamento quando eu preciso.

Inclusive, diminuir a quantidade de roupas que eu tenho (fiz o método Marie Kondo) ajudou muito a diminuir o esforço ao me arrumar. Eu sei exatamente onde está cada roupa que eu tenho, quais uso em cada ocasião e não levo nem 10 minutos decidindo o que vestir.

4 – Fazer algum exercício

Exercício é uma forma cientificamente comprovada de melhorar seu humor, elevando os níveis de serotonina e promovendo uma sensação de bem-estar – o que te ajuda a ser mais criativo. Eu tento me mexer todos os dias, mas claro que nem sempre consigo ficar 1h30 na academia num treino completo de musculação.

Quando não consigo ir na academia ou correr no parque, minhas atividades favoritas, eu dou um jeito de me mexer um pouquinho a mais. Posso fazer um passeio mais longo e acelerado com minha cachorrinha (que também precisa do exercício!), subir até meu apartamento pelas escadas e fazer algumas abdominais e pranchas no tapete da sala.

Além de ser bom pro humor (o que afeta diretamente a criatividade), a prática de exercícios também é fundamental pra saúde. Com a imunidade boa, os músculos fortes e bom condicionamento você não adoece com facilidade, não tem tantas dores nas costas e consegue aguentar o tranco quando a rotina de trabalho apertar.

5 – Adaptar a alimentação pro que funciona melhor pra você

Cada pessoa tem seus hábitos, suas intolerâncias e restrições. Por isso, é difícil dar uma receita pronta. Mas, em geral, comer em menor quantidade e menos alimentos inflamatórios (como glúten e lactose) tende a facilitar a digestão e aumentar o bem-estar em geral, o que nos deixa livres para produzir, criar e pensar sem desconfortos físicos.

Pra mim, fazer jejum pela manhã me ajuda bastante na concentração. Eu acordo, tomo uma caneca de café puro e fico tranquila até umas 12h, quando almoço. Parece pouco, mas pra quem acorda cedo, essas horas sem comer podem ser difíceis no começo. Mas, depois que o corpo se adapta, é impressionante como você consegue focar sem se preocupar com o que vai comer e sem o peso de digerir o café da manhã.

6 – Acordar mais cedo para ser mais criativo

Isso nos leva ao sexto e último item dessa lista: acordar mais cedo. Eu tenho vontade de fazer um artigo inteiro só sobre o tema! Aproveitar as primeiras horas do dia tem sido realmente um divisor de águas na minha produtividade, qualidade de vida e satisfação em geral. Pra mim, é a melhor dica sobre como ser mais criativo.

Eu sempre curti acordar mais cedo que o necessário pra ler, quando há silêncio e paz na casa. Mas depois que li O Milagre da Manhã, descobri que ler era só uma de muitas coisas que eu poderia fazer pela manhã pra engatar com tudo na produtividade que ditaria todas as horas seguintes. É impressionante como a forma que a gente começa o dia tem um impacto enorme em como vamos levá-lo até a hora de dormir.

Espero que essas dicas tenham te inspirado a adotar novos hábitos para aguçar a criatividade e, se você tiver outras sugestões, por favor comente abaixo. Nos vemos semana que vem!

Se você gostou desse artigo, leia mais na categoria Viver de Blog.

Quer receber textos exclusivos e novidades por e-mail? Cadastre-se na minha newsletter! Eu prometo jamais compartilhar seu dados com terceiros. #tamojunto

Facebook Comments

Author: Raíra Venturieri

Raíra Venturieri é jornalista, roteirista, escritora, filósofa de boteco e sim, bem tagarela. Foi repórter do Guia Quatro Rodas e tem matérias publicadas nas revistas Viagem e Turismo, Host & Travel e Viaje Mais, entre outras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *