Categories Inspiração

Humor: 6 motivos para amar os paulistanos

Posted on
Humor: 6 motivos para amar os paulistanos

São Paulo é uma cidade muito dahorinha. Além de ser o melhor lugar do Brasil para se comer, beber e ver arte (ui!), é também berço dos paulistanos, o povo mais cheio de manias estranhas que você vai conhecer hoje. Até porque é nosso aniversário! Então vamos brindar nossas esquisitices neste post e assumir com orgulho que podemos ser meio toscos às vezes, AND IT’S OK! Vamos à lista de 6 motivos para amar os paulistanos:

1 – Temos um dialeto próprio – e ele é amazing

São Paulo é uma cidade muito globalizada, né? A gente trabalha com jobs e deadlines, tem dates com o crush, come snack com lemon pepper, respeita dresscode, tem bad hair days, compra tudo em sale, prepara a make e o look, frequenta rooftops e adora uma pool party. Tudo ASAP! Porque tem palavra que até existe em português, mas em inglês faz muito mais sentido! Vai ter gente que não vai entender? Que vai julgar? Que vai achar arrogante? It is what it is, sabe. Haters gonna hate.

2 – Não perdemos tempo falando palavras completas

No findi a gente vai no Ibira e depois no churras lá na Paulis. Aí já compra uma berma pra ir na facul segunda bem à vonts. Que esse verão ta ó, hell. Vai dizer que você não fala assim? Tá de brinks! Paulistano é acelerado mesmo, pra bom entendedor. Tudo ASAP!

3 – Muito menos nomes próprios!

No fim do dia, o que importa é praticidade. Pra quê perder tempo falando (e aprendendo o nome das pessoas!) se a gente pode simplesmente resumi-los em algumas sílabas? Ju, Ma, Fe, La, Ca, Li e mais uma meia dúzia de notas musicais já resumem 80% dos nomes próprios. Win!

4 – Temos fama de gourmetizadores, mas a boa e velha coxinha é nossa desde sempre

E o pastel de feira. E o dogão com purê de batata. A gente é simplão, meu! Humble mothefuckas! Por mais refinados e variados que sejam os nossos restaurantes, Michelin e tudo mais, na real a gente curte as coisas simples. A gente gosta é de uma boa coxinha pingando óleo com cerveja de litrão no boteco. E a gente AMA, ama mesmo, o pastel de feira. Que na real é só um pastel normal meio grande. Mas a gente ama!

5 – Até nosso prefeito é coxinha! E gestor! Manager!

É tragicômico incluir nosso prefeito numa lista de coisas engraçadas de São Paulo. Mas que culpa tenho eu?! Nosso gestor se veste de gari, faz publicidade gigante pra combater poluição visual, propõe ração humana para a população carente e se orgulha de dormir 3h por noite. Ah, e termina o dia com seu casaquinho de cashmere amarrado nos ombros com a naturalidade de um legítimo paulistano coxinha. Representante-mor da nossa fauna! Dos nossos defeitos, das nossas qualidades, das nossas icoerências! Eu não gosto do prefeitop não, mas devo admitir: ele é MUITO São Paulo!

6 – A gente adora odiar São Paulo, mas no fundo a gente ama

Se você quiser se enturmar em São Paulo, é batata: reclame da cidade. Fale que o trânsito está terrível hoje, que esse clima não tem condições e que a poluição atacou sua rinite! Inclusive, “rinite” é uma condição que dá um grande senso de comunidade em São Paulo. O famoso #tamojunto! Mas a verdade é que por mais que a gente adore odiar São Paulo, a maioria de nós não conseguiria viver em outra cidade. Porque no fundo, no fundo, a gente ama nossos restaurantes, nossos shoppings, nosso serviço impecável, nosso metrô e nossos bairros que mais parecem outros países. A gente faz até posts sobre os passeios mais legais da cidade, como este aqui.

São Paulo, não vou te criticar: tá de parabéns! Que a cidade continue evoluindo, recebendo restaurantes topíssimos, criando novas áreas de lazer e desenvolvendo essa habilidade linda e jovem que é a de rir de si mesma. Porque a gente envelhece, mas envelhece com classe, né?

Beijos da sua fã e eterna comedora de coxinhas

(desculpa, nutri)

*

Brincadeiras à parte, se você quiser ver mais da nossa querida São Paulo me segue no Instagram: @raira. Em foto é mais difícil falar groselha!

Inscreva-se na Delícia de News para receber conteúdo exclusivo!

Facebook Comments

Author: Raíra Venturieri

Raíra Venturieri é jornalista, roteirista, escritora, filósofa de boteco e sim, bem tagarela. Foi repórter do Guia Quatro Rodas e tem matérias publicadas nas revistas Viagem e Turismo, Host & Travel e Viaje Mais, entre outras.

1 comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *