Categories Viver de Blog

7 dicas para escrever melhor

Posted on
7 dicas para escrever melhor

Se você acredita que escrever é um dom, talvez mude de ideia após ler estas dicas para escrever melhor. São estratégias que adoto no meu dia a dia e que ajudam a manter a inspiração em alta na hora de escrever um texto!

Pode ter certeza: escrever melhor pode abrir muitas portas profissionalmente, em qualquer carreira. Além disso, torna-se uma ferramenta a mais para empregar na vida pessoal e até no autoconhecimento. Vamos às dicas?

1. Tenha referências e leia sempre

Ler te dá repertório, te ajuda a identificar um estilo que você gosta, enriquece seu vocabulário e aguça a criatividade. Todo bom escritor começa sendo um bom leitor.

2. Pratique um pouco todos os dias

Já percebeu que quando você fica um tempo sem escrever parece que a habilidade engessa? Quanto mais você inclui a escrita na rotina, melhor ela flui. Vale escrever só pra você!

3. Identifique seus vícios para evitá-los

É comum que a gente fique meio viciada em uma palavra ou construção específica. Se você identificar um padrão repetitivo, vale proibir o uso da palavra até perder o vício.

4. Escreva sem freio, edite sem dó

É na hora da edição que a gente refina um texto. Então escreva com foco na ideia e, na hora de editar, você ajusta a forma, corta redundâncias, substitui palavras e torna o texto melhor.

5. Sempre revise um tempo depois

É sempre bom deixar um texto “dormir” antes de publicar. Com um novo olhar, você pode perceber erros ou construções estranhas nas quais não tinha reparado antes.

6. Leia seu texto em voz alta

Uma forma de checar se sua escrita está fluindo bem é ler o texto em voz alta. Um texto acessível e leve – o que recomendo na internet – soa quase como uma conversa!

7. Não tenha medo de começar

Alguns dos meus melhores textos começaram meio ruins. Às vezes a inspiração vem só quando já estamos com a mão na massa! E repito: é na edição que a mágica acontece!

*

Espero que essas dicas para escrever melhor te ajudem nos seus projetos, tanto pessoais quanto profissionais. Algumas delas soam muito simples, mas não duvide: elas podem fazer muita diferença no resultado final.

Se você tem mais alguma dica para acrescentar, comente abaixo e vamos continuar a conversa. Abraço e até a próxima!

*

Estas dicas foram adaptadas de um post no meu Instagram, o @raira. Acompanhe para não perder o próximo conteúdo! Se você gostou deste texto, leia também:

Como adotar de vez o hábito da leitura

Sobre minha trajetória e algumas dicas para se tornar um LinkedIn Top Voice

Ainda dá pra crescer audiência em blogs ou redes sociais?

Quer receber textos exclusivos e novidades por e-mail? Cadastre-se na minha newsletter! Eu prometo jamais compartilhar seu dados com terceiros. #tamojunto 

Facebook Comments

Author: Raíra Venturieri

Raíra Venturieri é jornalista, roteirista, escritora, filósofa de boteco e sim, bem tagarela. Foi repórter do Guia Quatro Rodas e tem matérias publicadas nas revistas Viagem e Turismo, Host & Travel e Viaje Mais, entre outras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *