Categories Viagem

A deliciosa orla de Maceió

Posted on
A orla bordeia um mar turquesa e tem aluguel de bicicletas e triciclos

Na última semana, tive o privilégio de passar alguns dias em Maceió, uma das capitais do Nordeste menos exploradas pelo turismo. A capital alagoana ainda não tem a fama de Natal ou Fortaleza – e, para ser justa, também não tem a estrutura que essas cidades escoladas em turismo oferecem. Mas, além de praias nos arredores absolutamente incríveis (e os melhores recifes pra mergulho que já vi no Brasil), a cidade tem uma orla principal muito agradável.

O calçadão largo tem espaço de sobra para passear sem trombar no pessoal que faz cooper, sempre presente. E ainda tem uma ciclovia, bastante aproveitada por turistas graças ao projeto Pedala Maceió, que aluga bicicletas e triciclos que podem ser encaixados um no outro nos três pontos principais da orla: Jatiúca, Ponta Verde e Pajuçara.

O projeto Pedala Maceió aluga bikes por R$ 8 e triciclos por R$ 12 a hora

Jatiúca é onde fica o resort de mesmo nome, o mais tradicional de Maceió. Apesar de ter instalações um pouco antigas, ele fica bem em frente à praia e é indicado para famílias que preferem curtir os arredores do hotel, sem ter o trabalho de ir muito longe. Mas a orla lá não é bonitinha e descolada como em Ponta Verde, o point mais legal da cidade. Além de mais arborizado e bem frequentado, o calçadão lá é repleto de restaurantes deliciosos, como meu amado Lopana.

O resort Jatiúca fica bem em frente à praia, em uma parte mais estreitinha do calçadão

Já em Pajuçara, terceira na continuação da orla turística, é onde ficam as famosas feirinhas de artesanato e outros bons restaurantes, como o ótimo Imperador dos Camarões. Durante o dia, dá até pra curtir um mergulho nas piscinas naturais, alcançadas por meio de jangadas disponíveis aos montes na praia. Não é o melhor mergulho do Alagoas, mas é um passeio interessante.

Muitas miniaturas fazem parte do artesanato encontrado nas feirinhas
Tem até camisetas inspiradas em memes da internet! So hardcore!

A verdade é que o maior motivo para eu recomendar Maceió na sua lista de destinos – e recomendo muito! – são as praias nos arredores, como Gunga e Francês ao sul, e Japaratinga e Maragogi ao norte – famosa pelo espetacular mergulho nos recifes. Pode esperar que jajá elas estarão aqui no Delícia!

Ainda assim, vale a pena tirar um dia para curtir este centrinho da orla, pedalar, comer bem e comprar artesanato típico, como os famosos tecidos com a renda filé. Não vai ser o dia de praias mais incríveis, mas certamente será uma das melhores lembranças que você guardará da viagem.

Facebook Comments

Author: Raíra Venturieri

Raíra Venturieri é jornalista, roteirista, escritora, filósofa de boteco e sim, bem tagarela. Foi repórter do Guia Quatro Rodas e tem matérias publicadas nas revistas Viagem e Turismo, Host & Travel e Viaje Mais, entre outras.

0 comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *