Categories Inspiração, Viagem

As 5 resoluções de ano novo do viajante

Posted on
As 5 resoluções de ano novo do viajante

Prontos para começar 2019 com a corda toda? Eu também! Pra inspirar nesses primeiros dias do ano – e não deixar o gás do reveillón morrer – resolvi listar aqui no blog as 5 resoluções de ano novo do viajante. Se você segui-las, eu garanto que terá um ano feliz e muito viajado. Vale tentar né?

1 – Não gastar dinheiro com o que irá te distanciar daquela viagem dos sonhos

Uma coisa que mudou muito minha vida financeira foi ter metas bem definidas. Eu falei mais sobre isso no post sobre metas pra 2019. Com viagem não é diferente: quando a gente define metas, escreve mesmo, fica muito mais fácil manter o foco.

Eu recomendo definir uma metona (tipo férias na Califórnia) e algumas metinhas, tipo passar um fim de semana em uma pousada gostosa perto da sua cidade. E aí, sempre que você for comprar alguma coisa, pensa se aquilo é mais importante que suas viagens. Ou se você vai estar feliz com aquela compra um mês depois. Viagem a gente sabe que tem um efeito duradouro (e as vezes transformador!), já coisas materiais…

2 – Planejar as viagens com antecedência, pra já estimar o orçamento

Planejamento de viagem é uma resoluçao do viajante para viajar maisOs planos e metas não vão se realizar sozinhos, certo? Então é fundamental reservar um tempo pra planejar as viagens que você quer fazer. Pelo menos a grande das férias e uma viagenzinha mais perto por semestre. Pesquisa a pousada, vê o preço, calcula o gasto com transporte. Assim, você consegue estimar quanto dinheiro vai precisar economizar e administrar seu orçamento mensal de acordo. 

3 – Ficar de olho em promoções de passagens, seguro e hotéis

Tem gastos que são difíceis de reduzir, como alimentação por exemplo. Mas os maiores gastos de uma viagem, principalmente passagens aéreas, podem variar muuuito de acordo com a data e as promoções das companhias aéreas. Por isso, depois que você definir seu destino, fique de olho em promoções. Você pode se cadastrar pra receber alertas em sites como o Kayak e o Skyscanner e, claro, usar milhas acumuladas no cartão de crédito pra abater ou comprar sua passagem. Seja esperto! Só paga tarifa cheia de passagem aérea quem não se planeja direito.

4 – Ter flexibilidade para aproveitar as oportunidades

Esse item vale pra viagem (mudar o destino pra aproveitar uma promoção, por exemplo), mas vale pra tudo na vida. Às vezes você consegue uma folga inesperada no trabalho e pode emendar numa viagem de fim de semana. Ou você pode se deparar com overbooking num voo e descolar uma mega oportunidade com a companhia aérea, como compensação. Encarar adversidades e mudanças com serenidade e otimismo pode transformar sua vida, de verdade. E repito: vale pra tudo.

5 – Ter disciplina antes pra viajar melhor depois

Disciplina é uma das atitudes que podem te levar a viajar mais e melhor em 2019Não dá pra ser feliz e curtir adoidado o tempo todo. Se você quer ser feliz sem amarras durante suas férias, é provável que você precise ser ultradisciplinado antes. Por exemplo: antecipar trabalhos pra deixar tudo pronto antes de ir. Ou seguir a dieta bem direitinho pra poder desencanar nas férias sem danos. Eu sou uma pessoa um tanto ansiosa, então eu só consigo relaxar mesmo se eu tiver com muuita coisa antecipada, de trabalhos a contas pagas que nem venceram ainda. Hahaha! Identifique o que pode tirar seu sono durante a viagem e planeje-se pra resolver os problemas com antecedência. Vai valer a pena!

*

Espero que esse post tenha te inspirado e contribua pra um 2019 repleto de momentos inesquecíveis. Se você tiver outras resoluções de viajante, comente aqui embaixo! 🙂 Feliz ano novo pra nós!

Facebook Comments

Author: Raíra Venturieri

Raíra Venturieri é jornalista, roteirista, escritora, filósofa de boteco e sim, bem tagarela. Foi repórter do Guia Quatro Rodas e tem matérias publicadas nas revistas Viagem e Turismo, Host & Travel e Viaje Mais, entre outras.

4 comments

  1. Essa quinta dica é de OURO. Muitas vezes deixo as coisas para última hora – lê-se sempre! – e acabo dando aquela estressadinha no primeiro dia da viagem. Coloquei como meta mudar isso esse ano e esse post só reforçou a ideia. Feliz Ano Novo, Raíra. Boas viagens e aventuras para nós 🙂

  2. Oi Raira! Sei que talvez esse pedido seja muito mas poderia dar dicas de como começar um planejamento de viagem? Nunca sai do país e não faço ideia de por onde começar pra ter a mínima noção de orçamento (tbm sei que o tio Google tá aí pra isso rs mas nada que umas diquinhas não ajude hehe) de qualquer forma, amei o post!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *