Categories Inspiração

Minha História, o livro de Michelle Obama

Posted on
Minha História, o livro de Michelle Obama

Não tinha como falar em outro assunto nessa semana. Acabei de terminar Minha História, a autobiografia de Michelle Obama, e fiquei tão emocionada e inspirada pelo livro que senti a necessidade de compartilhar isso com vocês.

É incrível como a gente se sente próximo de uma pessoa ao conhecer sua história, especialmente quando lida em suas próprias palavras. Mais que ex-primeira-dama dos Estados Unidos, Michelle se tornou quase uma amiga – que me incentiva, me inspira e me dá ideias que não vejo a hora de seguir adiante.

Um pequeno resumo pra te dar um panorama: Michelle nasceu e cresceu no Southside de Chicago (hoje o bairro mais perigoso da cidade) e vem de uma família simples, mas muito apegada à música e confiante no poder da educação. Assim, ela teve acesso à inúmeras oportunidades e as agarrou, conquistando uma vaga em Princeton e, posteriormente, na escola de direito de Harvard.

Ela foi mentora de Barack Obama no tempo em que trabalhava como advogada, você sabia? Ele era estudante ainda, e a história de amor nasceu da mesma forma que persiste ao longo de suas vidas: em meio à trabalhos de impacto social e busca por mudanças em suas comunidades. É o que chamo de casalzão da porra!

Se você se interessou até aqui, recomendo que leia o livro, que conta de forma muito bem escrita detalhes de sua vida pessoal e profissional. Há trechos divertidos, como quando Michelle cita as negociações com Barack para assistir Sex and the City (são humanos, veja só!). E também muitos trechos inspiradores, em que a visão de mundo e forma como a autora encarou obstáculos são verdadeira lições de vida para quem lê.

Não tinha como falar em outro assunto nessa semana. Acabei de terminar Minha História, a autobiografia de Michelle Obama, e fiquei tão emocionada e inspirada pelo livro que senti a necessidade de compartilhar isso com vocês. É incrível como a gente se sente próximo de uma pessoa ao conhecer sua história, especialmente quando lida em suas próprias palavras. Mais que ex-primeira-dama dos Estados Unidos, Michelle se tornou quase uma amiga - que me incentiva, me inspira e me dá ideias que não vejo a hora de seguir adiante. Um pequeno resumo pra te dar um panorama: Michelle nasceu e cresceu no Southside de Chicago (hoje o bairro mais perigoso da cidade) e vem de uma família simples, mas muito apegada à música e confiante no poder da educação. Assim, ela teve acesso à inúmeras oportunidades e as agarrou, conquistando uma vaga em Princeton e, posteriormente, na escola de direito de Harvard. Ela foi mentora de Barack Obama no tempo em que trabalhava como advogada, você sabia? Ele era estudante ainda, e a história de amor nasceu da mesma forma que persiste ao longo de suas vidas: em meio à trabalhos de impacto social e busca por mudanças em suas comunidades. Se não estivesse no LinkedIn, eu usaria um belíssimo palavrão para definir como admiro esse casal! Se você se interessou até aqui, recomendo que leia o livro, que conta de forma muito bem escrita detalhes de sua vida pessoal e profissional. Há trechos divertidos, como quando Michelle cita as negociações com Barack para assistir Sex and the City (são humanos, veja só!). E também muitos trechos inspiradores, em que a visão de mundo e forma como a autora encarou obstáculos são verdadeira lições de vida para quem lê.
O livro traz algumas fotos que marcaram a história e alguns momentos da família Obama. Essa é uma das minhas favoritas.

Biografias ensinam e inspiram, mais do que tudo

E aí entro no motivo pelo qual quis escrever esse texto. Conhecer a história e os valores de pessoas que admiramos pode ser um caminho muito interessante pra definir os seus valores e objetivos de vida. O impacto pode ser imenso, mesmo que a gente nem sempre consiga mensurar de uma maneira simples.

Se nós somos a média das 5 pessoas que mais convivemos (você certamente já ouviu falar nisso!), eu diria que escolher uma pessoa inspiradora para conviver diariamente por meio da leitura é uma estratégia inteligente pra aumentar essa média. Eu, pelo menos, terminei o livro extremamente motivada e inspirada a criar projetos de maior impacto.

De todas as suas iniciativas como primeira-dama, a que mais me tocou foi a Let Girls Learn, que promove a educação de meninas a nível global – inclusive em países de cultura muito patriarcal que dificultam o acesso de garotas aos estudos. Pensei como seria relevante uma iniciativa como essa no Brasil, onde em muitos locais – especialmente longe das capitais – o casamento ainda é visto como a única oportunidade para meninas terem uma vida minimamente confortável.

Michelle Obama em discurso

Michelle é a prova viva do quão longe uma garota pode ir quando tem acesso à educação. Essa foi a mensagem mais forte que absorvi do livro, mas sei que há muitos outros ensinamentos que nos tocam mais ou menos de acordo com nossas vivências e interesses pessoais. Eu sou extremamente grata à Michelle por compartilhar sua história e ampliar a influência que ela teve e tem na vida de tantos jovens. Já exerceu uma influência em mim, e eu espero passar esse ânimo adiante. Talvez esse artigo seja um bom começo.

“Cresci com um pai incapacitado numa casinha pequena, sem muitos recursos, num bairro que ensaiava a decadência, e também cresci rodeada de amor e de música numa cidade múltipla, num país onde a instrução pode nos levar longe. Eu não tinha nada, ou tinha tudo – depende de como você queira contar essa história”
– Michelle Obama

E você, já leu uma biografia que o impactou e motivou a fazer mudanças na sua vida?

Se você gostou desse texto, leia mais na categoria Inspiração.

Quer receber textos exclusivos e novidades por e-mail? Cadastre-se na minha newsletter! Eu prometo jamais compartilhar seu dados com terceiros. #tamojunto

Ei! Você usa Pinterest? Então salva essa imagem aqui embaixo pra achar o post “Minha História, o livro de Michelle Obama” depois! Aproveita e me segue por lá: br.pinterest.com/raventurieri

Resumo de Minha Historia, o livro de Michelle Obama. Vale a pena ler?
Facebook Comments

Author: Raíra Venturieri

Raíra Venturieri é jornalista, roteirista, escritora, filósofa de boteco e sim, bem tagarela. Foi repórter do Guia Quatro Rodas e tem matérias publicadas nas revistas Viagem e Turismo, Host & Travel e Viaje Mais, entre outras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *