Categories Carreira

Como a maternidade impactou minhas ambições profissionais

Posted on
Como a maternidade impactou minhas ambições profissionais

Como profissional que sempre teve vontade de ser mãe, leio há bastante tempo sobre o tema maternidade e carreira. Esperava encontrar muitos desafios pós-maternidade, é claro, mas não imaginava que minhas ambições profissionais mudariam tanto após a vivência como mãe.

Não vou entrar neste texto em temas como empreendedorismo materno e os desafios de se provar em um mercado de trabalho muitas vezes cruel e intolerante com mães. É um problema real, que eu pretendo abordar sim neste espaço, mas hoje o assunto é sobre as mudanças internas que vivo depois de mais de um ano equilibrando os pratinhos de uma carreira autônoma (que não tem licença-maternidade) e um bebê em pandemia, sem ajuda de fora.

Nossos objetivos profissionais mudam

Uma coisa é fato e tenho certeza que não sou a única mãe que vivenciou isso: meus objetivos profissionais mudaram completamente. Talvez seja um mix de senso de urgência pra prover melhor pra sua cria com vontade de ser um bom exemplo no futuro. O fato é: hoje penso muito mais em aumentar renda, crescer minha autoridade e até seguir uma carreira corporativa, coisas que passavam longe na minha lista de prioridades.

Eu sempre prezei muito pela liberdade e gosto de ser minha própria chefe mas, hoje, todo conteúdo que produzo na internet tem um propósito de negócio muito mais claro. Estou na internet pra ganhar dinheiro, não apenas pra me expressar e inspirar pessoas. Por que até mesmo quem faz renda com a internet tem tanta dificuldade em ver isso como um negócio?

Claro que ter a possibilidade de gerar renda enquanto se faz um conteúdo de valor pra uma audiência querida é algo maravilhoso. Mas é necessário ter uma visão mais analítica quando se considera isso como profissão, não só pra aumentar os ganhos financeiros mas até mesmo pra atingir mais pessoas, as pessoas certas.

Hoje eu não me contento em apenas pagar as contas do mês e viver com tranquilidade. Quero mais. E isso me faz pensar demais em outras mães profissionais, em todo o potencial de criação e garra que existe na mulher que redescobriu sua ambição pós-maternidade. Quero trabalhar com todas e quero, cada vez mais, me comunicar com elas.

Você sentiu ou percebeu na sua equipe uma mudança de postura no trabalho após a maternidade?

Quer receber textos exclusivos e novidades por e-mail? Cadastre-se na minha newsletter! Eu prometo jamais compartilhar seu dados com terceiros. #tamojunto 

Facebook Comments

Author: Raíra Venturieri

Raíra Venturieri é jornalista, roteirista, escritora, filósofa de boteco e sim, bem tagarela. Foi repórter do Guia Quatro Rodas e tem matérias publicadas nas revistas Viagem e Turismo, Host & Travel e Viaje Mais, entre outras.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *