Categories Lifestyle

Como é criar um golden em um apartamento

Posted on
Como é criar um golden em um apartamento

Você, que acompanha nossas stories no Instagram, já ficou curioso sobre como é criar um golden em um apartamento? Pela quantidade de perguntas que eu recebo sobre o assunto, eu aposto que sim! Hahaha nesse post decidi compartilhar um pouco da nossa rotina e dos desafios que enfrentamos criando a Pipoca. Lembrando que essa experiência é individual e, por mais que existam comportamentos típicos da raça, cada cachorrinho tem sua personalidade.

Cachorros grandes precisam passear

Como criar golden retriever em apartamento - os passeiosAcho que esse é o ponto central de qualquer criação bem-sucedida de cachorro. Hahaha! Se você não tem um quintal enorme pro cachorro correr, saiba que você vai precisar passear na rua sim. Todo cachorro gosta e se beneficia de passeios constantes, mas no caso de cachorros grandes e com muita energia passear não é um mimo, é uma necessidade.

A Pipoca passeia duas vezes por dia, faça chuva ou faça sol. Quando chove muito, eu solto ela pra correr na garagem do meu prédio – graaaças a Deus moro num prédio super pet-friendly, que deixa ela circular onde quiser. É uma das grandes vantagens de prédios mais antiguinhos, não costumam ter todas aquelas regras dos condomínios modernos. Mesmo quando conseguimos ir na rua as duas vezes, gosto de soltar ela na garagem pra correr solta à noite e liberar aquela energia.

Goldens são cães muito amorosos e carentes

Como criar golden retriever em apartamento - são animais carentesCom os passeios em dia, eu sinceramente acho que não faria diferença pra Pipoca se a gente morasse em uma casa enorme ou num apartamento de 50m². Até porque ela não sai de perto da gente! Então, superada a barreira espacial (“será que tenho espaço suficiente pra um golden?”), vem a barreira mais importante: será que você tem tempo suficiente para um golden?

Golden retrievers são animais muito carentes, que gostam de estar perto do dono o tempo todo. Se você trabalha fora o dia inteiro e não fica ninguém na sua casa, esqueça! Seu cachorrinho iria sofrer muito e, nesse caso, é melhor buscar um animal com temperamento mais independente. No nosso caso, nós trabalhamos de casa, então a Pipoca fica tranquilinha dormindo perto da gente a maior parte do dia. Porque a bichinha dorme, viu! Depois da loucura de acordar cheia de energia e pronta pra passear, ela fica calmíssima até o comecinho da noite – quando chega a hora de comer e passear de novo! Rotina boa essa, né?

Inclusive, quando a gente viaja, fazemos questão de deixá-la com alguém da família ou uma casa amiga do Dog Hero. É um app muito legal que permite hospedar seu cachorrinho na casa de alguém que ama animais, com muito mais atenção do que um hotelzinho. Você pode ler avaliação dos hosts e também contratar passeadores credenciados por lá! Clique aqui para baixar e conhecer o app. 🙂

Como manter o apartamento limpo e inteiro com um golden

como criar Golden Retriever em apartamento: eles soltam muito pelo?Goldens têm fama de ser cachorros destruidores (hahaha), mas eu não acho que seja justa. A Pipoca destruiu pouquíssimas coisas em casa, e a maioria das vezes foi culpa nossa. Tipo uma vez que decidimos dormir até tarde e danem-se as consequências. Consequência: ela comeu seu primeiro e único sapato, que calhou de ser o mais caro que eu tinha. Hahaha!

Mas em condições ideais (ou seja: ela passeando e comendo nos horários certos), ela não destrói quase nada. Só uma eventual almofada, depois que ela descobriu que tem uma espuma muito divertida dentro. E ela aprendeu super rápido a fazer xixi apenas no tapetinho higiênico. Já o cocô ela prefere fazer na rua, o que eu acho ótimo pois meu apartamento não é muito arejado pra lidar com um cheiro desses. Hahaha! Então tudo funciona direitinho pra gente!

Sobre soltar muito pelo, há fases: tem época do ano que troca os pelos e cai demaaaais, precisa até dar uma relevada com a limpeza da casa. Em outras épocas, não solta quase nada. E é um pelinho meio hipoalergênico (hahaha juro), tende a causar muito menos alergia do que animais de pelo curto. Eu mesma fico super alérgica com pelo curto! E com a Pipoca sou 100% compatível. Ainda bem!

Maior desafio: goldens gostam de engolir tudo

como criar golden em apartamento e impedir que ele engula tudoNão posso encerrar esse post sem falar sobre o maior desafio que nós temos com a Pipoca. Ela gosta de engolir tudo que vê pela frente, seja folha na rua ou meia dentro de casa. Por mais que pareça engraçado, esse é um comportamento comum de goldens e muito perigoso. Dependendo do que ela engolir (como a meia, por exemplo), o corpo não digere e pode precisar de intervenção cirúrgica pra tirar. A gente já precisou tirar uma meia do estômago dela por meio de uma endoscopia  – que só funcionou porque eu percebi a traquinagem a tempo.

Solução: nunca deixar algo engolível dando sopa na casa e ficar sempre de olho no que seu cãozinho está aprontando, especialmente quando ele estiver no modo sapeca. Viu como ter golden dá trabalho? Muito mais importante do que ter um espaço enorme, é ter tempo e disposição pra ficar sempre por perto.

Agora se você tiver essa disponibilidade, não tenha dúvidas que terá um cachorro sensacional. O carinho, a alegria constante e o companheirismo de um golden têm o potencial de transformar nossa vida, de verdade. Apesar de todo o malabarismo que preciso fazer com a Pipoca quando viajo a trabalho, eu agradeço todos os dias por ter esse anjinho na minha vida!

Como criar golden em apartamento: Raira e PipocaSe vocês tiverem outras dúvidas sobre o assunto, comentem aqui! Compartilhar minha experiência com a Pipoca é uma das minhas coisas favoritas da vida! 🙂

Veja também o post 5 técnicas para tirar boas fotos de cachorro e, se quiser ver mais dessa fofura, siga a Pipoca no Instagram.

Facebook Comments

Author: Raíra Venturieri

Raíra Venturieri é jornalista, roteirista, escritora, filósofa de boteco e sim, bem tagarela. Foi repórter do Guia Quatro Rodas e tem matérias publicadas nas revistas Viagem e Turismo, Host & Travel e Viaje Mais, entre outras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *