Categories Inspiração

Receita para escrever mais: escrever

Posted on
Receita para escrever mais: escrever

Tenho postado cada vez mais reflexões aqui no blog. A categoria Inspiração tá bombando! Começou com a vontadezinha de compartilhar algumas ideias com vocês e ganhou gás quando percebi que muita gente se interessava e gostava de comentar os mesmos assuntos. E sabe o que acontece quando a gente começa a escrever com certa regularidade? A gente quer escrever mais e mais!

Por isso decidi aproveitar esse espaço pra dar o recado. Se você gosta de escrever, gostaria de escrever mais ou sente que precisa de algo pra organizar as ideias, o caminho é um só: comece. Mesmo naqueles dias que a gente se sente pouco inspirado, começar a escrever é sempre o primeiro passo pra inspiração dar as caras. E não o contrário, como muita gente imagina. E, depois que você engata, acredite: vai longe!

Escrever pra mim é trabalho (sou jornalista), mas também é hobby e terapia. É um momento meu, que me faz refletir, pesquisar, estudar, aprender. Me ajuda a lidar com a ansiedade, a mostrar um pouco da minha personalidade e a me colocar no mundo. Nossa, que profundo! Como muitas pessoas introspectivas, tenho mais facilidade pra me expressar assim, sozinha com um teclado na mão. E tanto pra mim quanto pra você, pode apostar: se expressar é libertador! Não importa se é pra 2, 20 ou 200 mil pessoas – o que importa é que é pra você.

Desafie-se a escrever mais, todos os dias

Se você quer escrever mais, te proponho este desafio: escrever sempre. Não precisa ser blog, nem algo publicável. Se preferir, ande com um caderno e rabisque algumas palavras quando tiver um tempinho livre. No começo pode ser difícil, dar preguiça, e você pode reler e achar tudo uma porcaria. Faz parte do processo! O importante é persistir, escrever sobre o que der vontade, o que não der vontade e sair da zona de conforto. (no meu caso, a zona de conforto se chama Netflix no sofá hahaha)

Um dia você vai reler algo que escreveu uns dias atrás e pensar “uau, fui eu mesmo que fiz?”. Juro! Tão bom quanto por sentimentos em palavras é reler o texto e perceber que você fez um trabalho melhor do que esperava. Aí vai dar vontade de escrever mais, talvez de ler mais pra ampliar seu repertório de ideias, talvez até de compartilhar. E, quando você mal perceber, pronto: tomou gosto pela coisa e já se sente mais expressivo, mais produtivo, mais feliz. Viu por que escrever é uma terapia?

Espero que esse texto te inspire a escrever mais, ou a se dedicar mais a um hobby trabalhoso. Se a gente se esforça pra compromissos de trabalho, por que não ter a mesma dedicação para compromissos pessoais? Eles podem até te abrir novas portas profissionalmente! Uma coisa que aprendi nessa vida de trabalho e internet: fazer o que a gente gosta sempre vale a pena, mesmo quando a gente não sabe muito bem pra onde isso vai nos levar. Pronto pra começar?

Se você gostou deste texto, acompanhe também no Instagram.

Facebook Comments

Author: Raíra Venturieri

Raíra Venturieri é jornalista, roteirista, escritora, filósofa de boteco e sim, bem tagarela. Foi repórter do Guia Quatro Rodas e tem matérias publicadas nas revistas Viagem e Turismo, Host & Travel e Viaje Mais, entre outras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *