Categories Lifestyle, Viver de Blog

Como falar sobre gravidez e maternidade nas redes sociais

Posted on
Como falar sobre gravidez e maternidade nas redes sociais

Já faz um tempo que venho pensando em como trazer o assunto maternidade aqui no pro blog. Se você me acompanha nas redes sociais (mais precisamente Instagram e Twitter), já sabe da novidade: em 2020 serei mãe! Claro que, como para toda mulher inserida no mercado de trabalho, a descoberta de uma gravidez veio acompanhada de muitas incertezas profissionais.

Já que não sou funcionária CLT de uma empresa, não preciso me preocupar se vou entrar na estarrecedora estatística de 48% das mulheres que são demitidas até 1 ano após retornarem da licença-maternidade no Brasil. Como autônoma, faço minha reserva de emergência há bastante tempo e tenho certa estabilidade para lidar com essa fase de menos receita com alguma paz (espero!).

Como muito do conteúdo que gero nas redes é proveniente das minhas próprias experiências e aprendizados, não tenho dúvidas do quanto a maternidade vai trazer insights preciosíssimos. Mal posso esperar pra compartilhar por aqui um tema que sempre vi com muita admiração e curiosidade: o empreendedorismo materno. Prometo não glamourizar!

Mas até que ponto devo compartilhar essa experiência?

Foto: Tim Bish | Unsplash

O maior dilema que vivo nesse momento, na verdade, é encontrar o equilíbrio entre compartilhar essa etapa tão importante da minha vida (e todas as suas descobertas) e preservar a intimidade e privacidade de um momento tão pessoal.

Como figura pública nas redes sociais, muitas das minhas oportunidades profissionais são fruto da proximidade que tenho com meus leitores. É nas dicas do dia a dia, nas ideias que inspiram e nos momentos de vulnerabilidade que a gente se aproxima da nossa audiência – e sabemos que, mais do que nunca, as pessoas buscam essa conexão mais humana.

Não compartilhar a novidade com pessoas que acompanharam tão de perto meu amadurecimento pessoal e profissional não me pareceria justo. Mas, ao mesmo tempo, minha vida não é um reality show. E, definitivamente, não quero expor o meu bebê a isso.

Ainda vou descobrindo aos poucos de que forma posso transformar toda essa vivência em conteúdo relevante ao mesmo tempo em que não violo minha intimidade ou da minha família. Falar sobre maternidade não é apenas aplacar a curiosidade de seguidores, mas pode ser também uma forma de informar, quebrar mitos e acolher outras mães que talvez não tenham a mesma voz na internet. Pode aplacar incertezas e dúvidas. Pode ser riquíssimo!

Prometo fazer isso da forma mais responsável possível e ir compartilhando aos poucos as minhas descobertas, tanto por aqui quanto em outras redes. Aproveito para abrir o canal com vocês e pedir sugestão de canais, blogs ou personalidades que falem sobre o tema de forma bacana e responsável. Vocês conhecem alguém que aborde esse nicho?

Quer receber textos exclusivos e novidades por e-mail? Cadastre-se na minha newsletter! Eu prometo jamais compartilhar seu dados com terceiros. #tamojunto

Facebook Comments

Author: Raíra Venturieri

Raíra Venturieri é jornalista, roteirista, escritora, filósofa de boteco e sim, bem tagarela. Foi repórter do Guia Quatro Rodas e tem matérias publicadas nas revistas Viagem e Turismo, Host & Travel e Viaje Mais, entre outras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *