Categories Viver de Blog

Dá pra criar conteúdo na internet sem equipamento profissional?

Posted on
Dá pra criar conteúdo na internet sem equipamento profissional?

Hoje o artigo é especial pra quem quer começar a criar conteúdo na internet sem equipamento profissional, já que ainda não pode fazer esse tipo de investimento. Será que dá pra começar com o que você já tem?

Eu já falei aqui várias vezes que se você esperar as condições perfeitas pra começar um negócio, é bem provável que você não comece nunca. Mas isso não quer dizer que eu não tenha dicas e hacks pra você otimizar o que tem e fazer o melhor dentro das suas possibilidades.

Eu acho que todo mundo, quando fala em começar um canal sem equipamento e produção, usa o Whindersson Nunes como exemplo. Ele começou fazendo os videos mais amadores ever, com celular e o cenário do quarto dele, e hoje tem um dos maiores canais do Youtube do mundo.

E por que ele deu certo? Porque ele tem talento, carisma e persistência. Não é a melhor imagem, ou o microfone mais perfeito, que vão fazer você se destacar na internet. Inclusive existe até um movimento oposto rolando, das pessoas valorizarem cada vez mais conteúdos que são pé no chão, mais fáceis de rolar uma identificação.

A profissionalização vem aos poucos

E é claro, se você começar um canal ou um blog, ele começar a crescer, e você se ver em condições de investir em equipamentos melhores, faça isso. Inclusive é muito legal pra quem tá acompanhando ver você evoluindo.

Profissionalizar seu conteúdo te permite fazer coisas diferentes e oferecer novos serviços. Por isso é legal você ter essa ambição de melhorar. Mas que essa visão não te impeça de começar sem equipamento profissional.

Outro dia eu vi uma story do Paulo Cuenca em que ele falava que muitas vezes é a sua limitação – de equipamento, de tempo, do que for – que te torna mais criativo e que te faz desenvolver uma linguagem própria.

Então use sua limitação como um incentivo pra você se superar, e não como uma barreira. Eu conheci muitos criadores de conteúdo nesses anos na internet e é impressionante como aqueles que começaram de baixo e foram criando e inventando possibilidades de viabilizar suas ideias são de longe os mais criativos e os mais inspiradores.

Também tem gente rica, que decidiu criar conteúdo na internet porque era fácil, porque podia comprar tudo, contratar ajuda… E essas pessoas normalmente são as menos autênticas, aquelas que fazem as mesmas coisas que os outros ou que fazem de tudo um pouco só porque podem. Aí é muito difícil se identificar, mesmo se o trabalho ficar lindo.

Conhecimento > equipamentos

O que eu recomendo é: em vez de se preocupar em “tenho que comprar tal câmera”, se preocupe com o que você precisa aprender pra criar e se divulgar com o que você já tem. A internet tá cheia de conteúdo de graça ou cursos online baratinhos que podem fazer uma baita diferença no seu negócio.

Você pode divulgar um blog ou site só com técnicas de SEO, sem comprar tráfego; você pode transformar sua sala num estúdio só com alguns acessórios pro celular; você pode ter um milhão de ideias pra criar conteúdo só com a leituras de livros que você acha na internet.

Seja curioso e não tenha medo de começar, mesmo sem equipamento profissional. Se você tem vontade de fotografar melhor com seu celular e pode investir um pouquinho nisso, eu indico de olhos fechados o curso de fotografia com celular do Paulo del Valle. Eu já fiz vários cursos online e não existe nenhum tão bem feito, com tanto conteúdo e com preço tão bacana quanto o dele.

Se você não tem grana pra investir no curso, você pode acompanhar os conteúdos do Paulo no Instagram e no canal dele no Youtube, que ele ensina bastante coisa de fotografia. Não vai ser tão rápido e digerido quanto no curso, mas você já vai evoluir bastante, tenho certeza.

Acredite: tudo que você precisa pra começar você já tem. Você é perfeitamente capaz. Espero que esse artigo tenha te incentivado a começar, sem procurar motivos pra adiar seus planos. Eu me arrependo muito de não ter começado meu canal no YouTube antes, então espero que esse artigo te impeça de cometer o mesmo erro.

Se você gostou desse artigo, leia mais na categoria Viver de Blog.

Beijo e até semana que vem!

Quer receber textos exclusivos e novidades por e-mail? Cadastre-se na minha newsletter! Eu prometo jamais compartilhar seu dados com terceiros. #tamojunto

Facebook Comments

Author: Raíra Venturieri

Raíra Venturieri é jornalista, roteirista, escritora, filósofa de boteco e sim, bem tagarela. Foi repórter do Guia Quatro Rodas e tem matérias publicadas nas revistas Viagem e Turismo, Host & Travel e Viaje Mais, entre outras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *