Categories Carreira

Dá pra empreender sem uma rede de segurança?

Posted on
Dá pra empreender sem uma rede de segurança?

Já tem um tempo que me sinto insegura sobre o propósito do meu conteúdo sobre empreendedorismo na Internet, especialmente no Youtube, e a raiz desta insegurança está no título desse artigo. Até que ponto o empreendedorismo é mesmo uma possibilidade tão promissora no Brasil?

Quando eu comecei o canal em janeiro deste ano, falando sobre os bastidores do trabalho que faço há seis anos na internet e dando ferramentas pra quem quer seguir os mesmos passos, eu tinha uma visão diferente sobre o assunto. Minha ideia era mostrar pra amigos e pessoas criativas e talentosas que eu conheço (e não conheço) que era, sim, possível empreender. E que não era tão difícil como muita gente imagina.

As dificuldades não são iguais para todos

Acontece que a internet, com sua abrangência enorme, nos obriga a sair um pouco da nossa bolha. Ainda que, de fato, muitos amigos meus poderiam ser bem sucedidos em seus negócios com apenas algum conhecimento sobre a parte burocrática do business, é fato que outras pessoas poderiam entrar numa grande roubada se seguissem alguns conselhos indiscriminadamente.

Quando comecei o canal, eu já tinha uma audiência bem estabilizada de classe média alta, acima dos 30 anos, um apanhado de pessoas interessadas em viagens internacionais e que naturalmente poderiam se engajar num conteúdo mais maduro sobre o dia a dia do trabalho. Mas nada podia me garantir que esse recorte seria o único grupo a ser impactado com o meu conteúdo. E, quando se trata de ganhar dinheiro com a internet, o público torna-se muito, muito mais amplo.

Ter contato com outros empreendedores abriu meus olhos

as dificuldades para empreender dependem dos seus privilegios

Conforme eu estudava para criar conteúdo para o canal, ia em eventos e me aproximava de outros empreendedores, comecei a perceber que todos nós tínhamos algo em comum: uma rede de segurança.

Pode ser uma família com condições de te bancar por um tempo, um marido bem sucedido e disposto a ajudar ou até mesmo uma herança. Não estou falando que 100% dos empreendedores no Brasil têm essa ajuda no começo, mas é fato que é muito, muito mais fácil encontrar pessoas bem sucedidas que vieram de uma posição de privilégio.

Eu mesma tenho uma experiência pessoal de fracasso x sucesso no qual a única diferença, única mesmo, foi ter uma reserva financeira razoável para empreender. Falei mais sobre isso no artigo Como lidar com ansiedade no ambiente de trabalho, mas o resumo da ópera é: é muito mais fácil ter a estabilidade mental necessária para empreender quando se tem uma garantia financeira como proteção.

Se eu não tenho uma rede de segurança, preciso nascer de novo?

Eu não digo que é impossível empreender sem o apoio financeiro dos familiares, mas hoje tenho com 100% de clareza que o primeiro passo pra começar um negócio começa muito antes do negócio em si: é juntando dinheiro. Seja você mesmo sua rede de segurança.

Pode ser que demore anos pra você tirar sua ideia do papel, pode ser que você perca boas oportunidades nesse tempo e pode ser, até, que o dia de largar o emprego para empreender nunca chegue. Mas eu ainda acho melhor do que entrar na estatística de pessoas que “largaram tudo para empreender” e terminaram falidos, endividados, doentes e arrependidos.

Esse texto talvez não seja o relato alegre e empoderador que o empreendedor iniciante queira ler, mas me dá algum alento pensar que pode ajudar algumas pessoas a tomarem uma decisão mais pensada. Meu próximo livro de cabeceira chama-se Este livro não vai te deixar rico e é quase um anticoach de empreendedorismo sobre o lado B do discurso perigoso que vemos (e às vezes perpetuamos..) hoje na internet.

Então, volto em breve com mais insights sobre o tema e, como sempre, estou muito aberta aos comentários e ideias de vocês sobre esse assunto. Será que estou sendo pessimista demais? Ou haveria uma abordagem mais “meio termo” sobre empreender ou não no Brasil?

Passo a bola pra vocês. Até a próxima!

Quer receber textos exclusivos e novidades por e-mail? Cadastre-se na minha newsletter! Eu prometo jamais compartilhar seu dados com terceiros. #tamojunto

Facebook Comments

Author: Raíra Venturieri

Raíra Venturieri é jornalista, roteirista, escritora, filósofa de boteco e sim, bem tagarela. Foi repórter do Guia Quatro Rodas e tem matérias publicadas nas revistas Viagem e Turismo, Host & Travel e Viaje Mais, entre outras.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *