Categories Chile, Viagem

Dicas de viagem em Puerto Varas, no Chile

Posted on
Dicas de viagem em Puerto Varas, no Chile

Hola, chicos! Vou começar esta série sobre a Região dos Lagos chilena com dicas de viagem em Puerto Varas. Como falei no post anterior, é cidade com a melhor infraestrutura para o turismo, com hotéis, restaurantes e muitas agências de passeios.

Nós ficamos hospedados no hotel Bella Vista, o mais antigo da cidade. Assim como ele, há diversas opções com vista pro belo Lago Llanquihue. Recomendo também o Hotel de los Volcanes, o Cabaña del Lago e o Enjoy Puerto Varas.

Hoteis de Puerto Varas, no Chile, com vista para o lago Llanquihue

Os melhores passeios em Puerto Varas

Logo que chegamos, fizemos um passeio de lancha pelo lago, ótima opção para conhecer um pouco da história da cidade, os vulcões que margeiam o Llanquihue e se divertir com as manobras do simpático guia pela água. Vale a pena caminhar por todo o calçadão antes de subir na lancha, passeio organizado por agências como a See Puerto Varas. Foi inclusive com eles que fizemos o tour pela região rural do Chile, sobre o qual contarei nos próximos posts!

Passeio de lancha pelo lago Llanquihue, em Puerto Varas, na regiao dos lagos do ChileNesse passeio vimos os melhores ângulos dos vulcões Osorno e Cabulco, além de conhecer algumas lendas da região. Minha favorita é a que conta sobre a formação do lago Llanquihue. Diz a lenda mapuche que o lago foi formado após o sacrifício da princesa Licarayén, que entregou seu coração para apaziguar a ira do demônio que vivia no vulcão Osorno. Após o sacrifício, a erupção acalmou-se e assim acabou a maldição que havia sobre a tribo, resultando em uma forte nevasca que durou anos. A neve derreteu, dando origem aos Llanquihue e os demais lagos na área. Há até uma estátua das princesa às margens do lago.

Pra ver as belezas naturais da região, há dois passeios imbatíveis a partir de Puerto Varas: a navegação pelo Lago Todos los Santos e a visita às cascatas do Rio Petrohué. Fique de olho na previsão do tempo para encaixar essas atrações nos dias mais bonitos da viagem! Digo isso porque toda essa região tem uma característica bem marcante: chove muuuito, motivo pelo qual a natureza é tão exuberante por ali. No verão, a chance de chover é menor e há mais atividade à noite nas cidades, por isso vale planejar a visita entre novembro e fevereiro.

Há diversas operadoras que oferecem esses passeios, tanto em versão confortável em catamarã quanto mais radicais com rafting e outras aventuras. Você pode agendar com ajuda do seu hotel ou no centro de informações turísticas que fica na praça central de Puerto Varas. Se quiser a dica garantida, fale com a Andrea do See Puerto Varas – ela é maravilhosa e, se não operar algum passeio específico, pode indicar um parceiro de confiança. Ela é a dona da agência e cuida também do Instagram, então basta mandar um direct por lá.

O que fazer e onde comer na cidade

A cidade em si oferece algumas atrações para turistas, como o recém inaugurado shopping Mall Paseo Puerto Varas e o Cassino Dreams Puerto Varas. Fica tudo no centrinho, pequeno o suficiente pra ser percorrido todo a pé. Pra quem curte história, vale conhecer a Iglesia del Sagrado Corazón, construída entre os anos 1915 e 1918 e declarada Monumento Nacional do Chile em 1992. Ela tem arquitetura inspirada nas igrejas de Baden-Wurtemberg, na Alemanha, sendo um dos vários exemplos da colonização alemã no sul do Chile.

Shopping Mall Paseo Puerto Varas, na Regiao dos Lagos do Chile

Iglesia del Sagrado Corazon, igreja de arquitetura alemã no centro de Puerto Varas, no Chile

Interior da Iglesia del Sagrado Corazon, igreja de arquitetura alemã no centro de Puerto Varas, no ChileComo toda cidade pequena, há poucas opções de restaurantes por ali. Meu favorito de longe foi o Mesa Tropera, cervejaria que fica literalmente sobre o Llanquihue e serve os melhores petiscos da região, além de boas pizzas e cerveja artesanal. Tente ir cedo, especialmente nos finais de semana, porque a casa lota!

Quem gosta de frutos do mar tem ótimas opções na cidade, como o Casa Valdés e o La Olla (bem tradicional mas um pouquinho mais afastado do centro). Ah, e se você gosta de sobremesas, não deixe de conhecer o Cassis, que fica bem na pracinha central e é conhecido pelos bolos e crepes.

Restaurante Mesa Tropera, boa opçao de onde comer em Puerto Varas, no Chile
O restaurante Mesa Tropera fica literalmente sobre o lago Llanquihue

Em geral, recomendo pedir os peixes e ceviches nos restaurantes, sempre fresquíssimos! Os peixes mais comuns aqui na região são as trutas e o salmão, sempre minhas escolhas! E, de entrada, prove os locos, uma espécie de caracol marinho bem saboroso que você só encontra no Chile.

Puerto Varas é uma cidade perfeita para ter contato com a natureza da Região dos Lagos com muito conforto e infraestrutura. Se você procura por algo mais selvagem, boa notícia: no nosso próximo destino, Llanada Grande, não tínhamos nem acesso à internet! Clique aqui para ler sobre a experiência incrível que tivemos em uma zona mais rural da região.

Raira Venturieri viajou em parceria com o Chile Travel, escritório de turismo do Chile

Facebook Comments

Author: Raíra Venturieri

Raíra Venturieri é jornalista, roteirista, escritora, filósofa de boteco e sim, bem tagarela. Foi repórter do Guia Quatro Rodas e tem matérias publicadas nas revistas Viagem e Turismo, Host & Travel e Viaje Mais, entre outras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *