Categories Inspiração, Viver de Blog

5 dicas para acordar cedo e ter uma manhã produtiva

Posted on
5 dicas para acordar cedo e ter uma manhã produtiva

Na semana passada, escrevi sobre o livro O Milagre da Manhã. Depois de listar todos os hábitos que você pode adotar em uma rotina matinal, decidi elencar algumas dicas para acordar cedo. Esse artigo é especial para quem tem vontade de mudar a rotina, mas tem dificuldade pra obedecer o despertador.

Por que olha, apesar de hoje eu amar acordar cedo, nem sempre foi assim. Nem sempre é, pra falar a verdade. Mas usei algumas estratégias pra conseguir me tornar uma pessoa matinal e me surpreendi, porque acabou sendo bem menos sofrido do que eu esperava. Acho que essas estratégias podem te ajudar também!

Acordar mais cedo foi uma das mudanças mais positivas que eu já fiz na vida, e me ajudou a ser mais produtiva no trabalho e a ter mais tempo de autocuidado. Por isso, vale muito a pena tentar. Vamos às dicas?

1 – Acredite que você pode ser uma pessoa matinal

Dicas para acordar mais cedo: acreditar que é possível ser uma pessoa matinal

Eu sei que isso parece papo de coach, do tipo “abandone suas crenças limitantes”, mas é fato: quando a gente se convence plenamente de que não é o tipo de pessoa que consegue acordar cedo, aí realmente fica difícil, né?

Por muito tempo eu achei que fosse uma pessoa mais noturna, até porque me acostumei a escrever até bem tarde quando eu trabalhava em redação. O que eu não sabia é que isso era simplesmente falta de organização. Porque se eu me planejava pra começar o trabalho mais cedo, invariavelmente chegava num resultado melhor e mais rápido.

Hoje eu percebo que eu sou uma pessoa 100% matinal, já que eu atinjo meu auge de criatividade e produtividade pela manhã, quando consigo acordar bem cedo e ter algumas horas pra mim antes de começar o trabalho.

2. Levante sofrendo mesmo – a dor dura bem pouco

Quando você precisa levantar bem mais cedo que o normal pra uma reunião ou pra ir pro aeroporto, você consegue, não consegue? Então quando é uma meta que você mesmo impôs, que não é obrigatório, por que diabos você aperta o botão de soneca e volta a dormir?

Nas primeiras vezes que eu acordei bem cedo sem ser obrigada, foi sofrido. Eu lembro de só conseguir abrir os olhos completamente quando já estava escovando os dentes. Ai você pensa “pra quê, gente”? Hahaha e é justamente esse pensamento que vai fazer você voltar pra cama e perder a chance de dar um grande passo naquele dia.

Por isso encare o sofrimento e levante mesmo assim. Eu juro que vai doer assim por muito pouco tempo, mesmo. Logo logo você consegue despertar completamente, e vai se sentir muito bem porque conseguiu.

E mais: esse sofrimento todo rola só nos primeiríssimos dias. Na minha terceira ou quarta manhã, eu já estava acordando muito mais disposta. Rápido assim! Mas claro que ter atividades que me agradam na minha manhã contribuiu muito pra isso. O que nos leva ao próximo item:

3 – Comece o dia com algo que te dê prazer

Dicas para acordar mais cedo: começar o dia com um café ou atividade que de prazer

Se você odeia fazer exercícios com todas as forças, talvez começar o dia vestindo a legging e saindo pra academia não seja a melhor ideia de todas. Exercício é uma boa atividade de desenvolvimento pessoal pra você adotar nas suas manhãs, mas não é a única e nem precisa ser a primeira.

A minha primeira atividade do dia, e que eu amo de verdade, é fazer uma xícara de café e sentar no cantinho mais gostoso do sofá pra ler. Juro pra vocês que, muitas vezes, é o melhor momento do meu dia!

Isso faz com que muitas vezes eu vá dormir animada pra acordar e viver esse momentinho de novo, sabe? E isso torna muito mais fácil ignorar a tentação de apertar o botão de soneca e continuar dormindo. Eu levanto animada pela manhã, e sei que meu dia não vai ser tão bom se eu não tiver tempo de ler no meu cantinho. Então vale muito o esforço.

Se você não gosta de ler, sua atividade matinal pode ser fazer um lanche gostoso, ou brincar com seu cachorro, ou cuidar das plantas, ou meditar. Ou fazer exercício, ué, tem quem goste! Hahaha! Mas ache o que funciona pra você, e o que vai te deixar animado pra levantar quando o despertador tocar. Essa, pra mim, é a melhor dica para acordar cedo sem sofrer!

4 – Use estratégias pro seu corpo acordar

“Tá, tudo isso é lindo”, você pode estar pensando, “mas o sono é maior que eu.” Tem gente que simplesmente não consegue ouvir o despertador e levantar de primeira.

Nesse caso, vale apelar praqueles truques antigos, como deixar o celular no último volume longe do seu alcance na cama. Só por ser obrigado a levantar e se mexer, seu corpo já vai acordando.

Eu já ouvi falar de gente que coloca vários despertadores pela casa, pra se obrigar a sair andando desligando mesmo! Hahaha! Mas isso só funciona se você de fato acordar com o som do despertador, porque se o sono for tão pesado que não acorda, eu tenho pena de quem dorme na mesma casa que você!

Outra estratégia boa pra acordar o corpo é escovar os dentes e lavar o rosto, por motivos óbvios, e beber um copão de água. Só de hidratar o corpo a gente já coloca ele em funcionamento, e aí fica mais fácil dele entender que está na hora de começar o dia.

Também tem gente que vai direto da cama pro chuveiro. Se funcionar pra você, manda bala! Eu prefiro ler no sofá de pijaminha, acho um jeito mais gostoso de começar o dia, mas cada um tem seu truque. Experimente todos!

5 – Não desista se você falhar um dia (ou dois)

Dicas para acordar mais cedo: não desistir se você falhar um dia

Acho que essa dica vale pra tudo na vida. Se no primeiro dia que você perder a hora e acordar mais tarde você decidir que essa coisa de hábito matinal não é pra você, aí realmente não vai ser.

Até eu, que estou muito habituada a acordar cedo, tenho meus dias que simplesmente não rola. Às vezes a gente está muito estressado e não consegue acordar, acontece. E, pra mulheres, pode ser até uma questão hormonal que está dificultando a rotina.

Tenha paciência, não fique frustrado e tente de novo no dia seguinte. Simples assim. Pode ser que um dia isso se torne tão natural que você nunca mais perca a hora (dizem que isso acontece), e pode ser que você precise de despertador e esforço todos os dias pro resto da sua vida.

Mas olha, como alguém que está realmente amando ter mais tempo pra mim nas manhãs, eu defendo fortemente que vale o esforço. Se você tiver outras dicas pra acordar cedo, escreva aqui nos comentários pra gente se ajudar!

Leia mais artigos como esse na categoria Inspiração.

Quer receber textos exclusivos e novidades por e-mail? Cadastre-se na minha newsletter! Eu prometo jamais compartilhar seu dados com terceiros. #tamojunto

Facebook Comments

Author: Raíra Venturieri

Raíra Venturieri é jornalista, roteirista, escritora, filósofa de boteco e sim, bem tagarela. Foi repórter do Guia Quatro Rodas e tem matérias publicadas nas revistas Viagem e Turismo, Host & Travel e Viaje Mais, entre outras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *