Categories Europa, Inglaterra, Viagem

Dorset e a Costa Jurássica da Inglaterra

Posted on
Dorset e a Costa Jurássica da Inglaterra

Muita gente não inclui Dorset e a Costa Jurássica da Inglaterra em uma viagem pela primeira vez no país. Se você gosta de fotografia e tem vontade de conhecer cidades e vilas com aspecto mais autêntico, sugiro que considere ao menos uma passada por um dos trechos mais cênicos do Reino Unido – e talvez da Europa! Com praias de água cristalina, formações rochosas incríveis e cidades que mais parecem cenográficas, essa região realmente conquistou meu coração. Confira abaixo meu roteiro e todas as dicas!

A estrela da região: Durdle Door

Nossa ideia de incluir Dorset na viagem foi em função de Durdle Door, rocha incrível que forma um arco na praia na região de Lulworth. Nossa primeira decisão, e a melhor da viagem, foi trocar o hotel por uma estadia num chalé bem pertinho de Durdle Door. Não há hotéis tão próximos dali e queríamos fotografar o nascer do sol na praia. Não apenas foi prático, como foi delicioso! Tivemos uma experiência de casinha mesmo com um chalé da Lulworth Cottages. Eles têm opções pra casais, famílias, dog friendly e até viajantes com orçamento mais apertado. Se esse for o seu caso, verifique a possibilidade de acampar ou levar um motorhome até o Durdle Door Holiday Park, que fica no mesmo terreno – e ainda tem vista pro mar!

O que fazer em Dorset, Inglaterra: se hospedar em um chalé em Durdle Door
Nosso chalé do Lulworth Cottages, bem pertinho de Durdle Door

Além de passar menos perrengue de manhã (acordamos logo antes do nascer do sol), ainda tivemos o privilégio de ter a praia só pra gente por algumas horas. Isso porque o estacionamento e centro de visitantes só abre às 8h. Agora em outubro estava bem frio de manhãzinha, mas absolutamente lindo! Valeu a pena demais! No verão a região fica bem mais cheia, mas pelo menos dá pra curtir a praia sem sofrimento: as temperaturas chegam a 30 °C. A água, no entanto, continua geladíssima.

Pra chegar de Bath* até Durdle Door leva 1h40 direto, mas eu recomendo ir com tempo, curtindo o caminho. Nós paramos para almoçar em uma cidade muito fofinha bem na metade do caminho, Shaftesbury. É engraçado que a cidade é conhecida por uma única rua, a Gold Hill, que estrelou uma propaganda muito famosa na TV inglesa nos anos 70. É mesmo bem pitoresca e fizemos questão de tirar umas fotinhos por ali! Aproveitamos também pra ir ao mercado garantir o jantar e café da manhã seguintes, que seriam no chalé.

O que fazer em Dorset: a charmosa aldeia de Shaftesbury* Se você perdeu o post anterior, leia sobre o primeiro destino dessa viagem, Bath.

Road trip pela Costa Jurássica

Depois de ver o nascer do sol em Durdle Door (e ficar hooooras filmando e fotografando), pegamos o carro pra explorar as belezas da região e da Costa Jurássica. Ali mesmo em Lulworth já tem uma paradinha interessante: o Lulworth Castle. É uma espécie de castelo-forte que oferece uma vista linda dos arredores a partir das torres. Também é permitido passear e fazer piqueniques no jardim, o que pode ser um passeio bem fofo se você tiver mais tempo na região.

De lá, pegue a estrada em direção à Londres, mas mantendo-se na costa. Há diversas paradas interessantes por ali, tanto pelo valor histórico quando pela beleza natural. A primeira delas é Lulworth Cove, onde ficam alguns mirantes com vista panorâmica para a enseada. É possível estacionar o carro bem pertinho dos mirantes, porém é necessário comprar um ticket de estacionamento. Custa 4 libras para estacionar por até duas horas.

O que fazer em Dorset, na Inglaterra: a enseada de Lulworth CoveDe lá é possível ver a beleza da água cristalina (especialmente se o dia estiver ensolarado!) e as formações rochosas, fruto de processos erosivos de até 185 milhões de anos. Muitos fósseis também foram descobertos nessa região, motivo pelo qual ela foi batizada de Costa Jurássica (ou Jurassic Coast).

Próximo a Lulworth Cove há outro castelo, o Corfe Castle. Um dos mais importantes da região, ele data do século 11 e está totalmente em ruínas. Ainda assim vale o passeio, tanto pela vista (ele fica no alto de uma colina) quando pela aldeia onde fica, uma cidadezinha com ares medievais que parece saída de um filme!

O que fazer em Dorset, na Inglaterra: as ruínas do Corfe Castle

Imperdível: o mirante de Old Harry Rocks

Em Corfe Castle você já estará a 15 minutos da atração mais bonita dessa road trip: as Old Harry Rocks. Trata-se de um conjunto de imensas pedras brancas na encosta do mar, formando uma paisagem surreal em meio à água cristalina. É lindo demais! Pra chegar nas pedras, é preciso estacionar (o próprio Waze ou Google Maps indica o local exato) e caminhar uns 20 minutos por uma trilha bem aberta. Super tranquilo!

O que fazer em Dorset, na Inglaterra: o mirante de Old Harry RocksRecomendo ir com tempo pra, na volta da trilha, almoçar no pub do Bankes Arms Inn. Vale pela imensa área ao ar livre com vista pro mar, uma delícia! Pedimos fish and chips e uma salada com queijo de cabra, ambos estavam ótimos. O hotel e restaurante fica ao lado do estacionamento, então você pode até colocar esse destino no GPS se estiver em dúvida!

De lá, você pode continuar a dirigir pela orla, passando por cidades litorâneas bem conhecidas, como Bournemouth e Brighton. Se tivesse mais tempo na Inglaterra eu pegaria uma noite de hotel em Brighton, pra curtir o sul com mais calma. Como nós tínhamos compromissos em Londres, dirigimos direto pra lá – de Old Harry Rocks até o centro de Londres foram 3h de carro.

Enfim, a maior dica é: se você pretende conhecer alguma cidade no sudoeste do país, vale a pena voltar a Londres por essa rota cênica de Dorset e a Costa Jurássica da Inglaterra. Rendeu cada foto! No próximo post conto sobre a capital inglesa e dou as principais dicas para turistas de primeira viagem. Clique aqui pra ler sobre Londres!

Se você gostou desse post, leia também sobre Bath. As fotos são todas do Paulo del Valle.

*Raíra Venturieri viajou em parceria com o Visit Britain, escritório de turismo da Inglaterra.

Ei! Você usa Pinterest? Então salva essa imagem aqui embaixo pra achar o post “Dorset e a Costa Jurássica da Inglaterra” depois! Aproveita e me segue por lá: br.pinterest.com/raventurieri

Dorset e a Costa Jurassica da Inglaterra. Dicas de viagem sobre Durdle Door.

Facebook Comments

Author: Raíra Venturieri

Raíra Venturieri é jornalista, roteirista, escritora, filósofa de boteco e sim, bem tagarela. Foi repórter do Guia Quatro Rodas e tem matérias publicadas nas revistas Viagem e Turismo, Host & Travel e Viaje Mais, entre outras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *