Categories Chile, Viagem

A bela trilha pelos lagos de Llanada Grande

Posted on
A bela trilha pelos lagos de Llanada Grande

Se você tiver a oportunidade de conhecer essa parte do Chile, tenho uma dica imperdível. A nossa trilha pelos lagos de Llanada Grande foi uma das experiências mais lindas que já tive na natureza! O percurso de 7 horas não é pesado, pois alterna partes de caminhada (num total de 11km) com travessias de barco. Por cada lago cristalino! Claro que a organização é fundamental aqui. Nossa guia, a Andrea da Katarata, organizou o horário exato com cada barqueiro para que eles sempre estivessem prontos quando a gente chegasse nos lagos.

O percurso da trilha

Nossa caminhada começou por uma fazenda, como quase todas as trilhas por ali. Foi o nosso último contato com um banheiro público, inclusive, então fica a dica: sempre leve papel higiênico e saquinhos para aventuras assim. Depois do estranhamento inicial, eu juro que fazer xixi no mato pode ser muito libertador. Hahahaha! Por ali, não tem o menor perigo de alguém ver.

Em nossa travessia, cruzamos três lagos de barco: o Lago Azul, o Lago Las Rocas e o Lago Inferior. Como fomos na primavera, antes da alta temporada, éramos os únicos turistas por ali. E demos muita sorte, aliás, porque pegamos um clima ótimo e isso costuma acontecer só mesmo na temporada de verão. Nas demais épocas do ano, chove bastante e faz frio, por isso o timing é fundamental nessa viagem.

Raira Venturieri em lancha no Lago Azul, em Llanada Grande, na região dos lagos do ChileComo a região tinha acabado de passar por um período de chuva densa, os lagos e rios pelo percurso estavam bem cheios. Em algumas partes, tivemos que improvisar pontes com pedras e troncos para atravessar. Me senti Indiana Jones! Ajudou bastante o fato de estar com botas impermeáveis  – eu uso a Yellow Boot da Timberland -, já que alguns trechos estavam com lama.

Mas em geral, foi um trilha tranquila. A maior parte era plana e, depois de trechos com mata mais fechada, sempre tinha alguma fazenda ou campo gostoso pra fazer uma paradinha, ver as vaquinhas (hahaha), voar o drone e descansar. Viagem com fotógrafo é assim, não pode fazer com pressa! Todas as fotos desse post, aliás, são do Paulo del Valle.

Vista panoramica do Lago azul durante trilha em Llanada Grande, no ChileAs fazendas fazem parte da paisagem em Llanada Grande, no ChileDurante essas paradinhas, aproveitávamos para beliscar os lanches que o próprio lodge forneceu pra gente. Tínhamos sanduíches de salmão (que lá é maravilhoso!), de porco, chocolates, barrinhas e água, é claro. Trilha com luxo e opulência!

Passeio para todos os níveis

Foi uma experiência gostosa e confortável, até pra quem não tem o costume de fazer trilhas longas. Há outras opções de trilhas pelos lagos de Llanada Grande com nível maior de dificuldade, mas essas deixamos pra próxima (hehehe). A minha maior recomendação é que você vá com um guia, que conhece bem a região, sabe os caminhos e tem contato com os barqueiros. Há muita água por ali, tanto os lagos quanto rios menores, e pode ser complicado atravessar se você não souber bem por onde está indo.

Depois do dia de muita caminhada, encerramos com um merecidíssimo jantar no Llanada Grande Lodge. Com direito a locos (o fruto do mar típico do Chile), calorzinho da lareira (fazia muito frio à noite!) e ofurô quentinho com vista para o céu estrelado. Melhor que isso não fica!

Depois da nossa aventura em Llanada Grande, voltamos à Santiago pra explorar o litoral próximo à capital. Nos próximos posts, contei sobre Valparaíso e Viña del Mar. Clique nas cidades para ler!

Leia os outros posts sobre o Chile no blog. 🙂

Raira Venturieri viajou em parceria com o Chile Travel, escritório de turismo do Chile

Facebook Comments

Author: Raíra Venturieri

Raíra Venturieri é jornalista, roteirista, escritora, filósofa de boteco e sim, bem tagarela. Foi repórter do Guia Quatro Rodas e tem matérias publicadas nas revistas Viagem e Turismo, Host & Travel e Viaje Mais, entre outras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *