Categories Chile, Viagem

Llanada Grande, uma experiência rural na Região dos Lagos do Chile

Posted on
Llanada Grande, uma experiência rural na Região dos Lagos do Chile

Depois de conhecer Puerto Varas, partimos para uma expedição a um destino muito menos explorado na Região dos Lagos: Llanada Grande. Trata-se de uma zona rural, na qual alguns lodges nas fazendas oferecem a experiência de dormir, comer (bem!), fazer trilhas, navegar e pescar em locais super preservados e desertos. Cenário de sonho!

A estrada até Llanada Grande

Quem nos levou até lá foi a Andrea, dona da Katarata – umas das poucas agências credenciadas à Go Chile que exploram a região. A viagem de Puerto Varas até lá já é uma experiência em si, com paisagens cênicas! Passamos por lagos, vulcões, florestas e um trecho de balsa. A road trip toda durou cerca de 2h30.

É possível alugar um carro e fazer esse roteiro por conta própria, mas eu não recomendo. A internet é bem escassa na região, e mesmo se você tiver um bom pacote de roaming no celular, é provável que não tenha sinal por ali. Isso somado à pouca sinalização na estrada faz valer muito a pena contratar um guia, que tem o expertise pra road trip e também conhece os melhores lodges, trilhas, barqueiros e locais de pesca.

Mapa da estrada de Puerto Varas até Llanada Grande, nas região dos lagos do Chile
Precisei fazer uma rota tosca no Paint, porque nem o Google Maps localiza

O caminho que fizemos até lá começou margeando o lago Llanquihue, com direito a travessia de balsa. O acompanhamento de um guia é importante nesse momento também, porque ele sabe os horários exatos da balsa e está sempre em contato com outros prestadores na região. Como a área até Llanada Grande é pouco explorada pelo turismo, é difícil achar informações precisas na internet. Quando até o Google Maps não localiza…

Minha parte favorita foi justamente a travessia de balsa, feita no lago Tagua Tagua. O dia estava lindíssimo, o que acaba afetando a cor da água, que fica mais azul ainda. Diretamente da balsa, pudemos ver uma cachoeira desaguando sobre o lago.

Cachoeira no lago Tagua Tagua, na região dos Lagos do Chile

A acomodação no lodge

Quando chegamos ao nosso lodge (haja estrada de terra!), fomos recebidos com quitutes e um almoço caseiro delicioso. Nossa hospedagem foi no Llanada Grande Lodge, mas isso pode variar de acordo com a disponibilidade dos lodges na região. O guia contratado para fazer essa expedição cuida de tudo. 🙂

A melhor parte da nossa acomodação (além dos quitutes!) era que tínhamos vista pra uma cachoeira na serra. Bem ali, da nossa janela! Aproveitamos a primeira tarde lá para fazer uma trilha até a cachoeira, que eles chamam de Salto. É uma caminhada de uns 40 minutos por dentro de uma fazenda e não há outros turistas por ali. Por isso reforço a importância de ter um guia, que sabe os caminhos e segredos dessa região tão pouco explorada. Gosto assim!

A região de Llanada Grande é repleta de cachoeiras e outros atrativos dentro das fazendas, onde praticamente não ha turistasAmei a experiência de hospedagem no lodge, com jeitinho de casa de campo e serviço super atencioso. Apesar da estrutura ser simples se comparada a hotéis de luxo, não pense que é uma aventura barata. Por ali, o luxo é ter a oportunidade de explorar uma região com raros turistas, com o conforto de uma boa acomodação e de ter pessoas cuidando de cada detalhe pra você.

O pacote de 4 dias com hospedagem, alimentação e passeios custa U$1.200 por pessoa (cerca de R$ 4.600). Se você optar pelo programa de pesca esportiva, sobe para U$1.500 (R$ 5.700). O hóspede não precisa se preocupar com nada durante a estadia – até os vinhos chilenos estão inclusos no valor.

Infelizmente, não tivemos quatro dias para explorar a região. Mas, ainda assim, fiquei muito feliz com a experiências que a Andrea organizou pra gente! No próximo post, vou contar sobre a trilha mais linda da vida que fizemos por ali. Foram 7 horas alternando caminhadas com trechos de barco por lagos com água transparente. Clique aqui pra ler sobre essa experiência. 🙂

Se você gostou desse post, confira os demais posts do blog sobre o Chile.

Raira Venturieri viajou em parceria com o Chile Travel, escritório de turismo do Chile

Facebook Comments

Author: Raíra Venturieri

Raíra Venturieri é jornalista, roteirista, escritora, filósofa de boteco e sim, bem tagarela. Foi repórter do Guia Quatro Rodas e tem matérias publicadas nas revistas Viagem e Turismo, Host & Travel e Viaje Mais, entre outras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *