Meados de julho, uma brechinha na agenda, lá fui eu pesquisar destinos para curtir um fim de semana a dois. Estava no Rio de Janeiro e fazia frio, então minhas primeiras escolhas foram óbvias: Petrópolis, Teresópolis, Visconde de Mauá…
Frente ao exorbitante preço das diárias nos destinos de inverno, eis que me ocorreu: se agora é alta temporada na serra, como estarão os hotéis do litoral do Rio? Não deu outra: sem esforço, consegui uma diária com desconto de 50% no Villa Rasa Marina, um dos hotéis mais charmosos de Búzios – e certamente conseguiria diária de menos de R$ 100 em uma pousada simples e fofa. Dá pra ser low cost em Búzios, o destino famoso pelas praias cristalinas, frequentadores playboys e preços estratosféricos.
Foi um fim de semana incrível. Fomos brindados com um clima ameno (e muito mais agradável do que o escaldante verão), praias menos cheias, público mais desencanado na central Rua das Pedras e uma deliciosa tarde etílica com pôr-do-sol no quiosque A Peixaria, que tem cerveja e petiscos a preço razoavelmente honesto e fica de frente para a Praia da Armação, na Orla Bardot. Lembro que a porção de lula à dorê custava R$ 33, exatamente metade do preço da barraca da Praia Azeda, uma das mais próximas de lá. Mas as fotos falam melhor do que eu:




