Categories Inspiração

Já podemos falar em metas para 2019?

Posted on
Já podemos falar em metas para 2019?

Ansiosa que só, eu não posso ver dezembro chegar que já começo a falar sobre metas para 2019. Alguém mais se identifica? Eu adoro essa atmosfera de recomeço, como uma segunda chance pra ser melhor do que fomos no ano que está acabando. Mas sem frustrações, hein! Confesso que não alcancei todas as metas que me propus para 2018, mas acabei alcançando outras coisas que nem imaginava!

2019 é um ano particularmente especial pra mim. É o ano que completo 30 anos, e pra quem curte esse papo de metas e conquistas, é um marco gigantesco! Tenho uma série de coisas que quero alcançar até os meus 30, e isso acabou influenciando em muitas das atitudes que tive nos últimos meses. Nada como um “deadline” se aproximando pra dar aquela chacoalhada, né?

Nos últimos tempos andei lendo bastante sobre desenvolvimento pessoal e vira e mexe esse papo de metas vem à tona. Aprendi bastante sobre o assunto e gostaria de compartilhar com vocês alguns pontos-chave que têm me ajudado a manter o foco nos meus objetivos. Algo que, é claro, quero levar com força pra 2019. O ano do trintão!

Tenha metas bem definidas – e não desejos

O que diferencia uma meta de um desejo? Bom, o desejo é aquela coisa quase abstrata, algo que você quer mas não faz ideia de como alcançar. “Enriquecer” é um desejo, por exemplo, mas essa ideia por si só não vai te levar a lugar nenhum. Agora “investir mil reais todo mês” é uma meta, e também pode ser um caminho para se alcançar uma meta maior. Pode ser “tirar um ano sabático como lua de mel”. Já pensou?

Só você pode definir quais são suas metas, e eu sugiro que você reflita bastante e coloque tudo no papel. Escrever parece que oficializa a coisa, torna real. Então defina algumas metas para 2019, tanto de curto quanto de longo prazo, e trace planos possíveis para alcançá-las. Não falo só de metas financeiras, mas de tudo! Tipo “Voltar aos 55kg até julho” em vez de “emagrecer”, sabe?

Trace planos ousados – mas possíveis!

Tenha metas bem definidas para alcanças suas resoluções para 2019Voltando ao exemplo do “investir mil reais todo mês”. Eu não tenho mil reais sobrando sempre, você tem? Nesse caso, o jeito é usar a criatividade pra fazer esse dinheiro sobrar, seja gastando menos, seja criando novas fontes de renda. Em tempos de internet, acho que isso é muito mais possível! Você pode criar um negócio online, vender consultorias, revisar textos, afiliar-se para vender produtos de outras pessoas, se desfazer do carro e de outras coisas que não usa mais… Vix, a lista vai longe!

Tenho certeza que se você tiver suas metas bem claras e factíveis na cabeça, vai encontrar formas de persegui-las. Lembre-se delas na hora de comprar aquela vigésima blusinha branca. Ou na hora de pedir aquela sobremesa que no fundo você nem gosta tanto assim. Não deixe que pequenas recompensas do dia a dia, que te alegram por tão pouco tempo, te desviem do caminho para uma recompensa muito maior.

Compartilhe e recrute amigos

Escrever as metas é importante porque torna a “missão” real. Agora compartilhar com outras pessoas, vixe, torna mais real ainda. Até porque ninguém quer fracassar em público, certo? E o legal de compartilhar é que você pode até estimular seus amigos e familiares a perseguirem as metas com o mesmo foco e dedicação que você. Assim, vocês se ajudam, e isso pode fazer toda a diferença!

Desde que comecei a investir, por exemplo, virei a chata das finanças. Com todos os meus amigos que se mostraram abertos e interessados, fiz questão de mostrar como funciona o aplicativo da corretora, quais são investimentos legais pra começar, por que vale a pena estudar sobre o assunto. Me incentiva muito a ideia de que posso mudar meu futuro, e é claro que desejo o mesmo para as pessoas que amo.

Em 2019, quero mais encontros em casa e menos restaurantes caros. Mais trabalhos rentáveis e menos trabalhos só por ego. Mais saúde e disposição e menos junk foods só pra agradar quem estiver comigo. Quero ser melhor e quero levar os meus junto. Que tal isso pra meta? Claro que, aqui no meu planner, elas estão definidas e bem planejadinhas. Mas essa parte não vou abrir – deixo a sugestão pra vocês criarem o seu próprio planejamento. Como você pode ser melhor em 2019?

Em tempo: meu planner, onde escrevi as metas para 2019, é esse aqui da ilustradora Amanda Mol. Recomendo! 🙂

Se você gostou desse post, leia outros da categoria Inspiração.

Facebook Comments

Author: Raíra Venturieri

Raíra Venturieri é jornalista, roteirista, escritora, filósofa de boteco e sim, bem tagarela. Foi repórter do Guia Quatro Rodas e tem matérias publicadas nas revistas Viagem e Turismo, Host & Travel e Viaje Mais, entre outras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *