Categories Inspiração

Resumo do livro o Milagre da Manhã

Posted on
Resumo do livro o Milagre da Manhã

Hoje decidi compartilhar mais um conteúdo sobre livro, mas dessa vez um pouquinho polêmico. Nesse texto, vou resumir pra vocês O Milagre da Manhã, livro de autoajuda mais bombado do momento.

Recomendo? Não. Hahaha mas admito que ele tem algumas ideias interessantes, ainda que a maioria delas você certamente já tenha ouvido falar antes. Mas às vezes a gente precisa ouvir o mesmo conselho várias vezes até internalizar, né?

Então aproveita pra reforçar as ideias com esse artigo e nem precisa comprar o livro, porque ele enrola bastante pra falar exatamente tudo que você vai ler aqui. Já que é pra ser eficiente, vamos ser eficientes né?

O que é o Milagre da Manhã

Mas vamos lá: o que seria o Milagre da Manhã? O autor, Hal Elrod, defende que a única forma de você conquistar tudo que deseja na vida, inclusive profissional, é se tornando a pessoa que você precisa ser. Por isso, ele indica acordar todos os dias mais cedo para dedicar um tempo ao seu desenvolvimento pessoal.

Esse conselho é realmente sensacional. Eu mesma tenho há alguns meses o hábito de acordar mais cedo todos os dias pra ler e, depois do Milagre da Manhã, incluí meditação e exercícios nos meus hábitos matinais. Se você desenvolve uma rotina, realmente fica mais fácil acordar cedo, você tem mais satisfação no dia a dia e se desenvolve mesmo, porque invariavelmente você lê mais e cuida mais de você.

Minha crítica ao livro é que ele gasta muito mais páginas tentando te convencer do quanto isso vai transformar sua vida do que dizendo de fato o que você precisa fazer. Eu não quero fazer a mesma coisa aqui, e é o que eu disse no começo: no fundo, todo mundo sabe que acordar mais cedo pra conseguir manter alguns hábitos de desenvolvimento pessoal vai ser bom pra você. Pronto. Não é física quântica.

Agora quais hábitos são esses e como fazer pra adotá-los de forma mais tranquila, é que é o conteúdo que importa. Mas antes de elencá-los, um adendo: o tempo que você dedica ao seu Milagre da Manhã é pessoal, e só você vai saber o quanto você quer e pode fazer.

Preciso acordar às 5 da manhã?

Acho que a maioria das pessoas não precisa acordar 4h ou 5h da manhã, por exemplo. Nem acho que valha a pena, porque você precisaria abrir mão de tempo em família a noite pra conseguir dormir, sei la, às 21h.

Eu acho esse um custo muito alto. Eu não quero ser uma pessoa bizarramente eficiente que acorda às 4h da manhã, mas não consegue nem ter meia horinha de qualidade com a família.

Quando eu estou tranquila, de home office e com os trabalhos em dia, eu dedico umas 2h pra minha rotina matinal, incluindo o tempo da academia. Se eu tiver muito atribulada, tento reservar ao menos 20 minutinhos pras coisas mais importantes pra mim, como a meditação e a leitura.

But, segundo Elrod, os 6 hábitos que devem fazer parte da sua manhã todos os dias são:

Milagre da Manhã #1 – Silêncio

Tirar alguns minutos para sentar em silêncio e, se possível, meditar, pode ser uma ótima forma de começar o dia. Eu tenho tentado adotar esse hábito e estou gostando bastante! O primeiro passo é sair da cama, lavar o rosto, beber um copo d’água e se sentar em um lugar fora do quarto, pra resistir à tentação de dormir de novo. Eu vou no sofá da sala.

Meditar pela primeira vez é difícil, porque a gente nunca esvaziou a mente antes! Eu tento focar na minha respiração e tenho usado um aplicativo, o Headspace, de meditação guiada que ajuda bastante! E não precisa se forçar a muito tempo, não: 3 ou 5 minutinhos são suficientes pra ter os efeitos positivos da meditação. Eu costumo fazer isso logo depois de colocar a água do café pra ferver, e o tempo dá certinho.

Milagre da Manhã #2 – Afirmações

Segundo o autor, escrever as coisas que você realmente quer pra sua vida e ler em voz alta essas afirmações todas as manhãs pode ser um impacto enorme na sua motivação e mesmo no que você vai atrair pra você.

Isso é uma forma de programar a sua mente com as crenças, atitudes e hábitos que você precisa adotar pra ter o sucesso que deseja. Você pode escrever diferentes afirmações, de acordo com a área que quer melhorar, e ir adaptando o texto conforme o tempo passa.

Até porque nossos desejos e ambições mudam conforme a gente evolui, né? Eu escrevi algumas afirmações, de acordo com as áreas nas quais quero melhorar. Tenho uma relacionada à saúde e disciplina, outra a relacionamentos, outra a trabalho.

Eu, pessoalmente, não sou uma pessoa muito mística, que acredita que o simples fato de repetir isso toda manhã vai fazer os astros realizarem meus sonhos. Mas reconheço que é um exercício muito válido pra você se lembrar, constantemente, do que é realmente importante pra você e por que vale a pena ter disciplina.

Milagre da Manhã #3 – Visualizações

O terceiro hábito, ou “salvador de vida”, como chama o autor, é visualizar os resultados que você quer atingir. Isso é muito comum entre atletas, que constantemente relatam que eles visualizam aquele passe perfeito antes de fazê-lo, sabe?

Acho que pra qualquer pessoa é uma mudança positiva você criar o hábito de visualizar aonde quer chegar, em vez de gastar sua mente criativa rememorando coisas do passado e repassando fracassos.

Então a receita do Milagre da Manhã é você separar uns minutinhos, todos os dias, pra visualizar o que você realmente deseja e quem você precisa ser ou o que precisa fazer pra realizar isso.

Algumas pessoas que são mais visuais podem até fazer um quadro, um mural, com imagens do que você quer ter, fazer, onde morar… Eu faço isso de certa forma no meu Pinterest hahaha e, como pessoa sonhadora que sou, estou sempre me visualizando num futuro rico e feliz. Certamente isso faz de mim uma pessoa mais otimista e motivada.

Milagre da Manhã #4 – Exercícios

O autor defende que exercícios matinais devem, necessariamente, fazer parte da sua rotina. Mesmo se você for uma pessoa que prefere treinar no fim do dia, reservar alguns minutos da manhã pra se mexer e fazer o sangue fluir pode dar um mega gás pro resto do dia. Não precisa ser um treinão completo.

Além de ser bom pra acordar o corpo, o exercício matinal traz clareza mental pras suas atividades seguintes. Eu, pessoalmente, sou muito criativa de manhã, e já notei que me exercitar cedinho potencializa isso.

Qual exercício fazer e por quanto tempo é algo pessoal. Eu só recomendo que seja algo que você goste, que com o hábito se torne algo prazeroso, e não um martírio. Tem quem goste de fazer um aeróbico intenso, pra suar mesmo, e tem quem prefira algo mais relaxante, como yoga.

Como eu falei no começo, eu acabo adaptando o exercício do dia de acordo com minha rotina. Se eu estiver com tempo, gosto de ir na academia fazer musculação e correr. Se estiver corrida, tento encaixar com outra tarefa, como passear com minha cachorrinha num ritmo mais acelerado. Era algo que eu já teria que fazer, de qualquer forma.

Milagre da Manhã #5 – Leitura

O quinto hábito é um que adotei há bastante tempo já, e amo: a leitura. Acordar mais cedo pra ler mudou completamente minha relação com os livros. Quando eu tentava ler à noite, antes de dormir, eu acabava ficando cansada, cochilando, ou precisando reler a mesma página várias vezes porque não tinha absorvido nada. Você já passou por isso?

Experimentei acordar mais cedo pra ler e pronto, me apaixonei. Com uma xícara de café quentinho, sentada no meu sofá, ouvindo o barulho dos passarinhos e mais nada. É muito bom! Me ajuda a começar o dia com mais satisfação, porque sinto que tirei um tempo especial pra mim, sabe?

No Milagre da Manhã, o autor recomenda que você leia livros de autoajuda. Eu, pessoalmente, acho que é mais legal você alternar a autoajuda com biografias, contos, romances… Especialmente se você trabalha com algo criativo, já que isso pode te inspirar e dar novas ideias. Mas seja qual for o gênero escolhido: ler sempre agrega. Pode ser até os 50 tons de cinza lá!

Mas assim, é fato: eu só consegui me tornar essa pessoa que tem uma lista enorme de livros lidos no ano quando passei a ler de manhã. Se você tem vontade de ler mais e não consegue, experimente essa mudança na rotina!

Milagre da Manhã #6 – Escrita

O sexto hábito pra ter manhãs de pleno desenvolvimento pessoal é a escrita. Eu já dei a dica aqui no blog sobre escrever um pouco todos os dias pra aguçar a criatividade (neste artigo), mas o que o autor sugere é uma escrita mais íntima – manter um diário mesmo.

Pode ser um diarinho de papel, das antigas, ou você pode usar o bloco de notas do celular ou um aplicativo específico pra isso. Eu experimentei por um tempo o Grid Diary (busque na app store do seu celular) e achei bem bacana.

O legal de fazer um diário é que te faz refletir mais sobre os acontecimentos do dia, as conquistas e obstáculos, simplesmente porque você vai ter que organizar as ideias pra conseguir colocá-las no papel. Fica mais fácil de observar também se você está conseguindo seguir os hábitos que propôs nas suas afirmações.

Pode ser muito útil, inclusive, você reler seu diário 6 meses ou 1 ano depois e ver o quanto evoluiu. Eu ainda não cheguei nessa etapa, mas confesso que estou animada pra ver!

Depois de todas essas dicas…

Uma coisa muito importante que eu quero ressaltar: todos os hábitos podem agregar muito na sua qualidade de vida, mas nada disso vai valer a pena se você prejudicar sua saúde. E dormir muito menos do que seu corpo precisa é, cientificamente comprovado, péssimo pra sua saúde.

Então não vá no papo de que a forma como você acorda de manhã depende só das expectativas que você cria na mente antes de dormir. Claro que ter uma expectativa positiva e dormir animado pela rotina matinal ajuda, mas se você dormir poucas horas por muitas noites seguidas, vai caminhar pra uma eventual crise de ansiedade ou algo pior.

Tente desenvolver uma rotina que te permita dormir aos menos as 7 horas, em média, que são essenciais pro descanso do corpo e da mente. São décadas de pesquisas cientificas sérias que comprovam isso, e não dá pra um coach defender que isso é tudo “crença limitante”. Combinado?

Espero que vocês tenham gostado desse resumo e que ele possa motivar a adoção de hábitos positivos na vida de vocês. Como falei no começo, não acho que valha a pena ler o livro todo porque ele enrola bastante pra falar exatamente o que está aqui.

Se você quiser uma dica de livro, confira os outros artigos na categoria Inspiração ou me manda uma mensagem no Instagram @raira. Vou adorar conversar sobre o assunto!

Quer receber textos exclusivos e novidades por e-mail? Cadastre-se na minha newsletter! Eu prometo jamais compartilhar seu dados com terceiros. #tamojunto

Facebook Comments

Author: Raíra Venturieri

Raíra Venturieri é jornalista, roteirista, escritora, filósofa de boteco e sim, bem tagarela. Foi repórter do Guia Quatro Rodas e tem matérias publicadas nas revistas Viagem e Turismo, Host & Travel e Viaje Mais, entre outras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *