Categories Viver de Blog

O que é TikTok e como crescer na rede social

Posted on
O que é TikTok e como crescer na rede social

Se você ainda não ouviu falar no TikTok, sinto dizer: você está ficando velho. A rede social já é febre entre adolescentes e jovens de até 24 anos, o público maior de sua antiga versão, o Musical.ly. Após ser comprado pelo grupo chinês ByteDance, o Musical.ly passou pelo rebranding que tem, entre outros objetivos, atrair um público mais maduro.

E é aí que entra você, eu, e todos os criadores de conteúdo na internet que têm uma oportunidade rara de surfar na onda de uma rede social em franco crescimento. E está mesmo: o TikTok já bateu diversos recordes em número de downloads mensais no Brasil e no mundo.

Na semana passada eu tive a oportunidade de conhecer o escritório do TikTok em São Paulo – um enorme prédio espelhado em uma das localizações mais nobres da cidade – e ter alguns insights sobre o que está por vir na rede social.

Será o novo Instagram?

A pergunta que mais ouço quando comento sobre o Tiktok em outras redes sociais é essa. E não, o Tiktok não é o novo Instagram. O formato se assemelha mais ao finado Vine: vídeos curtos, a maioria com música, grande parte com um toque de humor.

Ao baixar o aplicativo, o usuário já pode surfar entre os vídeos mais populares da rede antes mesmo de criar um perfil próprio. Mas é legal criar seu perfil: ao seguir criadores que você já conhece de outras redes e interagir (com likes, comentários e compartilhamentos), o algoritmo vai entendendo o que é mais relevante pra você e a experiência se torna muito melhor.

Mas mais relevante que isso é a possibilidade de compartilhar conteúdos com um potencial de alcance explosivo. E eu não estou exagerando: meu primeiro vídeo no TikTok, que postei há exatas 4 semanas, já teve mais de 250.000 visualizações. E, em menos de um mês, eu já acumulava mais de 10 mil seguidores por lá.

O potencial do TikTok

É claro que esse sucesso todo não é só um acaso. Meus vídeos têm a qualidade e a linguagem rápida de quem cria conteúdo profissional no Instagram há mais de 3 anos. There’s no free lunch.

Mas que o lunch tá mais barato no TikTok do que em outras redes, é fato. Em outras palavras, há muito mais espaço para criadores de conteúdo crescerem e conquistarem público por lá do que em outras redes mais saturadas.

A questão da audiência ainda ser muito jovem, na minha análise, é mais uma questão de tempo. Os adolescentes sempre foram os precursores das tendências na internet e, nesse caso, não acho que será diferente. Quem mais aí abandonou o Facebook quando percebeu que já estava saturado com pais, avós, e uma galera muito mais velha? (hehehe)

Outra vantagem do Tiktok é que o próprio app oferece ferramentas bacanas de edição de vídeo. Mesmo quem não tem muita familiaridade com programas de edição consegue cortar, aplicar transições, efeitos e músicas. Há inclusive uma extensa biblioteca de músicas, famosas mesmo, que podem ser usadas nos vídeos por até 15s sem infringir leis de direitos autorais.

Como conquistar audiência na rede

Na minha visita à sede da empresa, aproveitei pra reunir algumas dicas para criadores de conteúdo que buscam conquistar audiência por lá. Além do potencial de crescimento, tornar-se creator no Tiktok pode ser um ótimo negócio.

Vamos às dicas para crescer sua audiência na rede, segundo o próprio TikTok:

  • Postar ao menos uma vez por semana. Assim como em outras redes sociais, o algoritmo privilegia quem compartilha com frequência
  • Explorar as hashtags e “challenges” do momento, pra compartilhar conteúdo que está em alta. O ideal é utilizar 3 ou 4 hashtags.
  • Conteúdo vertical tem muito mais alcance do que vídeo horizontal. Pode preencher a tela! Se você editar o vídeo em outro programa, você pode adaptá-lo pro formato do Tiktok em apps como o Inshot
  • Desapegar do preciosismo técnico e compartilhar conteúdo mais espontâneo. Pode gravar com celular mesmo.
  • Checar quais as músicas mais populares no momento, que costumam reter mais os espectadores
  • Garantir que os primeiros segundos dos vídeos tenham impacto, pra que a pessoa continue assistindo
  • Experimentar! Postar conteúdo de temas diversos pode atrair audiências diferentes.

É isso! Espero que esse artigo tenha tirado suas dúvidas sobre o Tiktok e te incentivado a conhecer mais a rede, seja como usuário ou como creator. Eu tenho gostado bastante da minha experiência por lá e, se quiser acompanhar, me encontre no @rairaventurieri.

Até semana que vem!

Quer receber textos exclusivos e novidades por e-mail? Cadastre-se na minha newsletter! Eu prometo jamais compartilhar seu dados com terceiros. #tamojunto

Facebook Comments

Author: Raíra Venturieri

Raíra Venturieri é jornalista, roteirista, escritora, filósofa de boteco e sim, bem tagarela. Foi repórter do Guia Quatro Rodas e tem matérias publicadas nas revistas Viagem e Turismo, Host & Travel e Viaje Mais, entre outras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *