Categories África, Viagem

O safari pertinho da Cidade do Cabo

Posted on
O Gondwana Private Game é para quem quer um romance na selva

Na minha jornada pela África do Sul, acabo de concluir o primeiro safari em um private game reserve. Game reserve é o nome do espaço destinado aos game drives, passeios de jipe pela savana em busca dos animais. E é private porque, ao contrário de parques públicos, apenas jipes do lodge podem circular no espaço.

O Gondwana Game Reserve é um safari-lodge razoavelmente pequeno, tem “só” 11 mil hectares de savanas com quatro elefantes, três girafas, um leão, cheetas, rinocerontes, hipopótamos, babuínos, muitas zebras e antílopes, entre outros animais. Ainda assim, já conquistou meu coração inteiramente. Em primeiro lugar, pelos lodges circulares, acomodações charmosas e romantiquinhas que têm teto de vidro para as estrelas, lareira e camas com cobertor elétrico – a melhor sensação que se pode ter depois de um dia repleto de aventuras.

Em segundo lugar, o Gondwana fica a apenas quatro horas da Cidade do Cabo, a cidade mais turística da África do Sul. É como uma Rio de Janeiro africana, com praias lindas e terreno montanhoso. A maioria dos safaris fica no norte do país, distantes de quem pretende passar poucos dias aqui e não pretende visitar Johannesburgo, a metrópole do norte.

Para completar a lista de vantagens do Gondwana, destaco os funcionários muito atenciosos, competentes – inclusive o chef, que só servia refeições incríveis – e, o melhor de tudo, muito apaixonados pelos animais. Arno Smit, nosso guia e motorista pela savana, parecia ter uma conexão sobrenatural com os animais. Juro! Ao ponto de o leão, o único na enorme área da reserva, repentinamente aparecer no nosso caminho e acompanhar o jipe em uma caminhada suave por uns 30 minutos. Foi a experiência mais emocionante da minha vida. Em apenas três game drives, esbarramos com todos os animais principais – exceto o rinoceronte, um dos mais difíceis de avistar. E as provas estão aí! 🙂

Os elefantes eram os animais mais tranquilos com a nossa presença
Já as girafas são os bichos mais elegantes e fofos do mundo
As zebras são mais engraçadas, com moicanos, carinhas de burrinhas e certa.. hm flatulência
Essa sombra aí é o nosso jipe, que o leão – rei lindo e absoluto – seguiu devagariinho…
E quem é fino vê tudo isso com um copinho de Amarula na mão, o famoso licor sul-africano 😉

Uma curiosidade: passei um dia e meio no Gondwana e, em duas ocasiões, precisei me abrigar às pressas porque tinha um animal perto demais. Primeiro um elefante, depois o leão. Não há nada que impeça os animais de se aproximarem as acomodações do hotel, e isso é sensacional!

Facebook Comments

Author: Raíra Venturieri

Raíra Venturieri é jornalista, roteirista, escritora, filósofa de boteco e sim, bem tagarela. Foi repórter do Guia Quatro Rodas e tem matérias publicadas nas revistas Viagem e Turismo, Host & Travel e Viaje Mais, entre outras.

0 comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *