Categories Inspiração

Quando foi a última vez que você aprendeu algo novo?

Posted on
Quando foi a última vez que você aprendeu algo novo?

Estamos quase na metade do ano e, pra maníacos por organização como eu, esse já é o momento de avaliar, repensar e planejar as metas e planos de ação para o segundo semestre. Inclusive, se você chegou nesse artigo em busca de inspiração profissional, eu já começaria por essa dica: pare, escreva suas metas em um papel, alinhe o que você precisa fazer com onde você quer chegar e trace um plano novo.

Foi fazendo essa análise que cheguei a me questionar: quando foi a última vez que aprendi algo novo? Acho que muitas pessoas na mesma idade e momento profissional que eu podem se identificar. Já conclui meu estudos formais há alguns anos, trabalho na mesma área há um bom tempo e não me lembro a última vez que entrei de cabeça em um desafio totalmente novo.

Pequenos aprendizados ocorrem a todo momento

Claro, quando falo em “aprender algo novo”, aqui, quero dizer uma coisa realmente diferente, transformadora. Aprender a gente aprende todos os dias (ou deveria…), seja pela leitura de um livro, a conversa com um mentor ou mesmo alguma pesquisa sobre um tema que não dominamos tanto.

Mas ainda assim sinto falta daquela sensação que eu tinha nos meus 20 aninhos, quando olhava pra trás no último ano e percebia como eu estava me tornando uma pessoa diferente. Sabem essa sensação?

Acho que o fato de ser empreendedora e criadora de conteúdo ajuda, porque eu estou sempre estudando, pesquisando e buscando novas informações pra trazer pra vocês. Lembro quando saí do meu último emprego clt, onde fiquei por três anos, e da sensação de estagnação completa que eu tinha fazendo a mesma função por tanto tempo.

Mas seja qual for sua realidade, empreendedor ou funcionário, a verdade é que é fácil se deixar levar pelo comodismo de fazer todos os dias as mesmas tarefas, do mesmo jeito, com as mesmas pessoas. Ler sempre sobre os mesmos assuntos, circular em um universo relativamente fechado.

Que tal sair da zona de conforto nos estudos?

Por isso me propus, e vim aqui propor pra vocês também, aprender algo totalmente diferente no segundo semestre desse ano. Ainda não decidi se será algo de certa forma ligado ao meu trabalho – como programação ou design – ou se será algo mais relacionado a interesses pessoais, como um idioma novo ou, sei lá, culinária.

Só sei que sinto muita falta de sair de casa com o caderninho embaixo do braço pra estudar algo novo, conhecer colegas com interesses em comum e voltar cheia de ideias pra compartilhar. Estudar online é legal, mas sinto falta desse contato presencial. Vocês fizeram algum curso legal nos últimos meses pra indicar pra mim e pros demais colegas que acompanham aqui?

Quer receber textos exclusivos e novidades por e-mail? Cadastre-se na minha newsletter! Eu prometo jamais compartilhar seu dados com terceiros. #tamojunto

Facebook Comments

Author: Raíra Venturieri

Raíra Venturieri é jornalista, roteirista, escritora, filósofa de boteco e sim, bem tagarela. Foi repórter do Guia Quatro Rodas e tem matérias publicadas nas revistas Viagem e Turismo, Host & Travel e Viaje Mais, entre outras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *