Categories Chile, Viagem

Região dos Lagos: Puerto Varas e Puerto Montt

Posted on
Região dos Lagos: Puerto Varas e Puerto Montt

Quem gosta de ecoturismo certamente tem o Chile no topo da sua lista de destinos de sonho. Nosso hermano é campeão em diversidade! No norte está o Atacama, deserto mais seco do mundo e cenário de paisagens inigualáveis. A capital, Santiago, já é cercada pela beleza da Cordilheira dos Andes e por diversas vinícolas, além de famosos centros de esqui como Valle Nevado.

Ao sul, a Patagônia e o ponto mais ao sul do planeta representam uma viagem dos sonhos para fotógrafos e aventureiros. E, antes de chegar lá embaixo está a belíssima Região dos Lagos, tema da nossa viagem com o Chile Travel! Preparado para saber mais sobre um dos lugares mais lindos da América do Sul?

Puerto Montt, a “cidade grande” da Região dos Lagos

O ponto de partida para explorar a Região dos Lagos é Puerto Montt, onde fica o aeroporto. O voo de Santiago leva apenas 1h30 e há 15 opções diárias (em três companhias: Latam, Sky e JetSmart). Puerto Montt é sede de algumas aquiculturas que comercializam truta e salmão. A pesca é a grande atividade econômica por aqui, motivo pelo qual Puerto Montt não é uma grande cidade para o turismo.

Para quem quer ver natureza, o negócio é hospedar-se em Puerto Varas. Mas, antes de chegar lá, há uma paradinha no caminho que vale a pena: a reserva Lahuén Ñadi National Monument. Ela fica a 20 minutos do aeroporto e é um ótimo lugar para ver alerces, árvores típicas da região que vivem até 3 mil anos! Pra mim foi uma ótima forma de começar a viagem, mergulhando na flora exuberante e respirando o ar puríssimo enquanto caminhava por palafitas na reserva. A entrada é 4.000 pesos para adultos estrangeiros (chilenos pagam metade). Agora em novembro/2018 a cotação está 180 pesos chilenos para cada real, então pagamos cerca de R$ 22 por pessoa.

Reserva em Lahuen Nadi, em Puerto Montt, na região dos lagos do Chile

Puerto Varas, a capital turística da Região dos Lagos

De Puerto Montt a Puerto Varas são apenas 21 quilômetros, mas a diferença entre as cidades é enorme. Charmosinha e totalmente voltada para o Lago Llanquihue, Puerto Varas é o paraíso pra quem quer se desconectar das cidades e reconectar com a natureza!

Vista do vulcao Cabulco em Puerto Varas, na regiao dos lagos do ChileHa diversos hotéis às margens do lago, como o Bella Vista, o Hotel de los Volcanes e o elegante Enjoy Puerto Varas (antigo hotel Patagónico). Além da vista para o Llanquihue, maior lago do Chile, ainda é possível ver desde os hotéis os dois vulcões que margeiam o lago: o Osorno e o Cabulco. Com aquela pontinha nevada, coisa de filme!

No próximo post, vou contar mais sobre a história e os principais passeios em Puerto Varas – cidade que vale dois ou três dias inteiros da sua viagem. Volta na semana que vem pra ver!

Raira Venturieri viajou em parceria com o Chile Travel, escritório de turismo do Chile

Facebook Comments

Author: Raíra Venturieri

Raíra Venturieri é jornalista, roteirista, escritora, filósofa de boteco e sim, bem tagarela. Foi repórter do Guia Quatro Rodas e tem matérias publicadas nas revistas Viagem e Turismo, Host & Travel e Viaje Mais, entre outras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *