Categories Inspiração

Retrospectiva: os melhores projetos de 2018

Posted on
Retrospectiva: os melhores projetos de 2018

O ano de 2018 foi muito transformador por aqui. Com essa retrospectiva, quero relembrar alguns momentos marcantes do ano e compartilhar com vocês um pouco dos bastidores da criação de conteúdo de viagem. Eu sou muito grata e estimulada pelo negócio que eu e o Paulo del Valle construímos e, pra 2019, quero fazê-lo crescer e render frutos. Frutos humanos, não só dinheiro! Acredito que muitos dos leitores aqui têm potencial para criar projetos tão ousados quanto o nosso. O primeiro passo é entender mais sobre como ele funciona. Vamos aos destaques do ano?

A viagem pra Arábia Saudita

A tumba Al Farid é uma das mais famosas no deserto da Arabia Saudita.A primeira grande viagem do ano foi uma das mais loucas da minha vida. Fomos convidados por uma organização, a Gateway KSA, pra uma expedição no país com o objetivo de mostrar a Arábia Saudita pro mundo e quebrar preconceitos. A ideia do projeto, que é financiado por um dos mais importantes príncipes sauditas, é levar sem custo estudantes de grandes universidades do mundo, junto com um ou outro influenciador/criador de conteúdo. Eu e o Paulo fomos uns dos primeiros.

Não é a toa que o país tem “má fama” mundo afora. Eles seguem o wahabismo, braço mais conservador do islã, e é um dos países que mais segregam mulheres no mundo. Também têm leis muito duras no que diz respeito à liberdade de expressão, e um jornalista saudita que se opunha ao governo foi assassinado recentemente no consulado da Arábia Saudita em Istambul.

Quebrei alguns preconceitos, outros nem tanto, mas a verdade é que essa viagem rendeu muito conteúdo inédito no Brasil. Se você se interessou, confira a série completa sobre a Arábia Saudita do blog. Meu favorito é o artigo Como é ser mulher na Arábia Saudita. Além dos textos sobre questões políticas e culturais, também há relatos sobre a natureza impressionante e pouco conhecida do país. Pra ver mais desse lado, confira o vlog sobre a Arábia Saudita no Youtube.

Projeto nos Alpes com a Audi

Gorro e óculos de sol são essenciais em viagens de frioLogo depois, fizemos uma viagem que não poderia ser mais oposta à Arábia Saudita. Trocamos os perrengues e o calor do deserto pelo luxo dos melhores carros da Audi, os hotéis mais charmosos dos Alpes e nosso primeiro contato com atividades na neve! Esse projeto foi uma parceria entre a Audi e a Best of the Alps, organização que promove 12 cidades nos alpes entre a Áustria, Alemanha, Itália, Suíça e França.

Aqui o “desafio” era mais simples: testar os carros em situações extremas de frio (tanto em capacidade quanto em conforto) e produzir conteúdo em algumas das cidades mais lindas da Europa. Vou colocar abaixo alguns dos posts que publicamos nesse projeto. Ainda aproveitamos pra conhecer por nossa conta Zermatt e St Moritz, na Suíça, e já riscar alguns lugares da nossa bucket list. 🙂

Visualizar esta foto no Instagram.

Uma publicação compartilhada por Raíra • Delícia de Blog (@raira) em

Visualizar esta foto no Instagram.

Uma publicação compartilhada por Raíra • Delícia de Blog (@raira) em

Visualizar esta foto no Instagram.

Uma publicação compartilhada por Paulo del Valle (@paulodelvalle) em

Criação e lançamento do nosso primeiro curso online

Quem disse que só de viagem se faz um negócio? No primeiro semestre do ano viajamos para várias cidades no Brasil para ministrar o Workshop de Fotografia do Paulo. É um projeto muito legal, tanto pela parte do curso em si (o Paulo ama ensinar!) quanto pelo desafio de organizar um evento desse porte. Temos que conhecer e reservar o local, organizar van e espaço para a aula prática, contratar segurança, coffee breaks… Resolver coisas muito adultas! Hahaha!

Aprendemos muito nesse processo e foi bem divertido, mas também encontramos muitos desafios e até perdemos dinheiro em uma ocasião. Viajar pra ensinar envolve muitos custos, especialmente quando não há parceiros ou patrocinadores. Foi o que nos motivou a desenvolver o primeiro curso online de fotografia do Paulo, esse voltado para celular. Resolvemos testar o formato, que seria uma forma de tornar o curso mais acessível – tanto pela geografia (dá pra fazer de qualquer parte do mundo) quanto pelo preço (conseguimos cobrar menos, já que temos um volume maior de vendas). Foi um sucesso!

Em 2019, queremos lançar o workshop completo do Paulo em versão online (voltado pra fotografia de câmera mesmo) e outros cursos também, com temas que vão além da fotografia. Inclusive, uma coisa que quero compartilhar mais aqui no blog é a importância de se criar produtos digitais como esse, que são uma forma de compartilhar conhecimento e garantir renda para criadores de conteúdo como nós.

Projeto no Reino Unido com o Visit Britain

Dicas de viagem em Londres: o entardecer na Tower BridgePor fim, quero destacar um projeto aqui que foi incrível esse ano e também diferente dos demais. Ao contrário do que ocorreu com a Arábia Saudita ou os Alpes, esse projeto não partiu do cliente. Fomos nós que fizemos a proposta ao escritório de turismo do Reino Unido (o Visit Britain) pra viabilizar uma viagem que sonhávamos em fazer juntos.

Tudo começou com uma brincadeira. Nós vimos que nosso cantor favorito, o Joshua Radin, faria um show em Londres bem próximo do nosso aniversário de namoro, que é no dia 10 de outubro. Aquele clássico “Vamo? Vamo!” hahaha. Depois de ter a ideia, mexemos os pauzinhos pra viabilizar. Isso envolve identificar possíveis parceiros (no caso, o Visit Britain e a British Airways) e estudar o que poderíamos oferecer de valor pra eles. Famosa permuta. E deu certo!

Como não fomos pagos por essa viagem, tive que ser criativa pra não passar as três semanas sem receber nada. Assim, aproveitei que estaríamos em locações lindas para criar conteúdo para três clientes: Samsung Notebook, Tommy Hilfiger e a atacadista Cheroy. Legal, né? É bacana pra gente, que assim conseguimos viabilizar as viagens, e pros clientes também, que conseguem ter um conteúdo lindo e internacional sem precisar bancar a viagem de uma equipe.

Além do conteúdo que fizemos pros canais do Visit Britain, também postei aqui no blog sobre Londres e as paisagens cênicas que vimos no sul da Inglaterra. Confira aqui os posts sobre o Reino Unido.

*

Se você leu até aqui, agradeço pelo interesse no nosso trabalho e me coloco à disposição para ajudar caso você tenha projetos similares. Tanto para marcas como para criadores de conteúdo. Como disse no começo, inspirar e ajudar vocês a seguirem esse caminho faz parte dos meus projetos para 2019. Acredito que podemos ter muito mais satisfação pessoal e profissional se tivermos a ousadia e coragem de perseguir nossos sonhos. Mas, claro, ninguém faz tudo isso sem uma ajudinha, né?

Por um 2019 com muita colaboração e projetos ainda mais ousados. Feliz ano novo!

Facebook Comments

Author: Raíra Venturieri

Raíra Venturieri é jornalista, roteirista, escritora, filósofa de boteco e sim, bem tagarela. Foi repórter do Guia Quatro Rodas e tem matérias publicadas nas revistas Viagem e Turismo, Host & Travel e Viaje Mais, entre outras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *