Categories Estados Unidos

SFMOMA, o maior museu de arte moderna dos Estados Unidos

Posted on
SFMOMA, o maior museu de arte moderna dos Estados Unidos

Uma das atrações que eu estava mais ansiosa pra conhecer nessa viagem era o San Francisco Museum of Modern Art – SFMOMA. É que o museu ficou mais de três anos fechado para reforma e, desde a reabertura em 2016, é simplesmente o maior museu de arte moderna dos Estados Unidos! Como o MoMA de Nova York é um dos meus museus favoritos no mundo, eu sabia que iria adorar a versão californiana.

As novidades do SFMOMA

Arquitetura no Museu de Arte Moderna de San FranciscoQuem curte arquitetura já tem um bom motivo para visitar o SFMOMA. O projeto privilegia a entrada de luz natural e a amplitude dos ambientes, o que confere leveza à construção. Com a reforma, o espaço dobrou de tamanho, com muito espaço para expor parte das mais de 30 mil peças de seu acervo – além de exposições temporárias e um andar inteiro dedicado à fotografia.

Como muitos museus de acervo gigante, as obras exibidas são alternadas periodicamente, o que faz com que cada visita seja única. Claro que, nomes consagrados como Picasso, Henri Matisse, Jackson Pollock, Andy Warhol, Frida Kahlo e Roy Lichtenstein estarão sempre à vista. Oportunidade incrível pra ver de perto obras que a gente ouve falar desde muito novos. Eu amei ver o famoso bidê de Duchamp, por exemplo!

Um dos destaques do Museu de Arte Moderna de San Francisco: Mark Rothko
Obra de Mark Rothko, um dos destaques do museu

Além de quadros e fotografias, há artes digitais, esculturas e instalações – algumas delas expostas em um pátio ao ar livre delicioso! Há alguns espaços abertos no museu, e eu recomendo demais visitar a varanda do último andar, com vista para o centro financeiro de San Francisco. Quando visitamos o tempo estava chuvoso e o acesso às áreas abertas foram bloqueados, mas encaro como só mais um motivo para voltar em uma próxima viagem! 🙂

Raíra Venturieri e instaçao de luzes coloridas no Museu de Arte Moderna de San FranciscoInstalação no SFMOMA - San Francisco Museum of Modern Art

Além das obras de arte

Se estiver sem pressa, aproveite para curtir também a gastronomia do museu. Além de dois cafés mais casuais (ambos Sightglass), há o charmoso restaurante/cafeteria Cafe 5 – ao lado do jardins de esculturas – e o restaurante In Situ, premiado com uma estrela Michelin. Ele aceita walk-ins, mas se puder recomendo fazer uma reserva com antecedência.

Por isso, atente-se aos horários do museu: diariamente das 10h às 17h, exceto quartas-feiras (quando o museu fecha) e quintas-feiras, quando o horário se estende até as 21h. Melhor dia! A estrada custa US$ 25.

Detalhe da arquitetura no San Francisco Museum of Modern ArtEspero que tenham se inspirado para conhecer o museu, um dos mais bacanas dos Estados Unidos! Para mais informações, confira o site oficial do San Francisco Museum of Modern Art.

*Raíra Venturieri viajou em parceria com o San Francisco Travel e a Sete Mares Turismo.

*

Confira outros posts sobre San Francisco do blog:

Guia de passeios e restaurantes de San Francisco

5 filmes que se passam em San Francisco

Como é cruzar a Golden Gate Bridge de bicicleta

Conheça o Museum of Ice Cream

Ei! Você usa Pinterest? Então salva essa imagem aqui embaixo pra achar o post “SFMOMA – o maior museu de arte moderna dos Estados Unidos” depois! Aproveita e me segue por lá: br.pinterest.com/raventurieri

Dicas de viagem: por dentro do SFMOMA, em San Francisco, o maior museu de arte moderna dos Estados Unidos

Facebook Comments

Author: Raíra Venturieri

Raíra Venturieri é jornalista, roteirista, escritora, filósofa de boteco e sim, bem tagarela. Foi repórter do Guia Quatro Rodas e tem matérias publicadas nas revistas Viagem e Turismo, Host & Travel e Viaje Mais, entre outras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *