Categories Viver de Blog

Sobre minha trajetória e algumas dicas para se tornar um LinkedIn Top Voice

Posted on
Sobre minha trajetória e algumas dicas para se tornar um LinkedIn Top Voice

Esse mês começou muito especial por aqui. Com o anúncio da lista de LinkedIn Top Voices de 2019 (e eu estou nela!), muitas recordações vieram sobre minha trajetória criando conteúdo na internet e como vim parar aqui. Decidi compartilhar com vocês um pouco desse momento e algumas iniciativas que tomei ao longo dos anos que se mostraram decisivas.

Do tempo em que a internet era mato

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Todo mundo que começou na internet no boom dos blogs (lá pra 2010) diz que está aqui desde “o tempo em que a internet era mato.” Acho engraçado e até entendo, já que muitos influenciadores grandes e conhecidos hoje em dia começaram há pouquíssimo tempo na internet, munidos das mais avançadas técnicas de marketing digital. Já eu, sou do tempo em que a internet era mato.

Tenho blogs desde a adolescência (estou com 30 anos, então façam vocês essa conta vexatória), mas o meu Delícia de Blog atual existe desde 2012. No Instagram, crio conteúdo profissionalmente desde 2015. E, comparando os dois meios, achei muito mais fácil crescer audiência e monetizar conteúdo por meio de fotos no Instagram. Quando surgiram as stories então, com sua facílima ferramenta de swipe para um link comissionado, a coisa se tornou ainda mais fácil.

Mas eu não comecei a criar conteúdo na internet para ganhar dinheiro. Comecei porque eu realmente gosto de escrever, de compartilhar experiências e de trocar informações. Então constatar que fotos no Instagram eram mais promissoras que artigos no meu blog foi realmente um balde de água fria na minha criação por aqui.

Será que as pessoas ainda têm paciência pra ler?

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Ver fotos e vídeos fazendo sucesso com pouco esforço depois de tantos anos escrevendo sem qualquer retorno em blogs me fez acreditar, de verdade, que as pessoas não estavam mais interessadas em ler na internet. Foi nessa fase que conheci a Laís Schulz e o Matheus de Souza, dois criadores de conteúdo que dominavam algo que eu não conhecia muito – esse tal de marketing digital.

Na época, a Laís era fotógrafa e instagrammer, um pouco como eu (lembra, Laís? rs). Em 2018 ela se tornaria LinkedIn Top Voice. O Matheus, que conheci um pouco depois, já era influenciador no LinkedIn – isso desde 2016, quando muita gente fora dessa bolha nem sabia que existiam influenciadores no LinkedIn. Ele foi a primeira pessoa que eu conheci que vivia de criar conteúdo em texto na internet – sim, texto. As pessoas ainda leem!

E foi no finzinho de 2018 que eu comecei a enxergar o LinkedIn como uma plataforma de conteúdo, e não como uma mera rede de currículos profissionais. Comecei a replicar aqui alguns textos que postava no meu blog que tinham a ver com o universo de criatividade ou de empreendedorismo e pimba: a audiência veio praticamente de forma instantânea. É realmente um contraste grande se comparado com outras redes sociais, já tão saturadas de criadores de conteúdo de qualidade. Aqui eu vi que tinha espaço e, mais do que isso, espaço para escrever. As pessoas ainda leem.

O caminho para a lista de LinkedIn Top Voices

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Pra mim nunca houve motivação maior do que o engajamento do pessoal por aqui. Ver que eu estava sendo lida, que meus artigos faziam diferença na vida das pessoas e que muitos se identificavam com meus dilemas me fazia querer escrever mais e mais. E, é claro, me faziam querer escrever melhor.

Apesar de já trabalhar como redatora há alguns anos, eu era nova nesse universo de LinkedIn. Para dominar melhor questões específicas da plataforma, fiz o curso de Marketing Pessoal e Criação de Conteúdo no LinkedIn do Matheus. Foi um divisor de águas pra mim! Além de ajudar na criação de conteúdo e até no meu branding pessoal, o curso plantou em mim a sementinha da ambição: passei a desejar o tal Top Voice, honraria conquistada por diversos alunos do Matheus.

Fazer esse curso é a melhor dica que dou pra quem cria conteúdo na plataforma e busca se destacar. Mas há outras estratégias que funcionam bem, sendo as principais:

  • Postar com frequência. Uma vez por semana considero ideal, mas quinzenalmente acho que é ok. Eu mesma não consegui manter a frequência ideal e deu tudo certo;
  • Alternar posts que demostram suas competências (algo específico da sua área, que pode ser um diferencial pra conseguir um trabalho) com posts de temas mais amplos, com mais potencial de viralizar;
  • Analisar os temas que engajam mais dentre o que você já publicou para direcionar seu conteúdo de acordo com os anseios da audiência. Isso vale pra qualquer rede social;
  • Interagir. Internet nunca é monólogo e responder comentários, ler as discussões geradas e interagir de verdade mostra que você valoriza o tempo e as opiniões de quem te acompanha por aqui;
  • Reconhecer e valorizar outros profissionais que cruzarem o seu caminho, que podem te ensinar, te inspirar e acelerar muito seu crescimento. Tenha humildade e perceba que sempre há espaço para evolução. Colaboração é a chave!
  • Ficar de olho em tendências e assuntos que podem bombar nos próximos dias. Não é fácil, mas é caminho certeiro para criar conteúdos compartilháveis. Vale inclusive olhar fora do mercado de trabalho, com referências do cinema, da música e do que estiver em alta.

Seguindo essas dicas e com interesse real em gerar discussões na rede, eu repito o que disse alguns parágrafos atrás: o LinkedIn ainda é uma rede muito promissora pra quem cria conteúdo e busca conquistar audiência. Além de ser muito satisfatório ter essa troca e reconhecimento, bem sabemos que presença na internet abre muitas portas profissionalmente. Eu não vejo motivos para não estar por aqui. 🙂

Espero que tenham gostado das dicas e se inspirado com a minha história! Se tiverem dúvidas ou sugestões que possam incrementar esse tema, fiquem à vontade aqui nos comentários. E, mais uma vez, aproveito para agradecer a presença e participação de vocês por aqui! É em conjunto que tornamos os artigos (e a rede como um todo!) um espaço relevante e de muito crescimento. Até a próxima!

Ps. um pequeno bônus para quem leu esse artigo até o final: com o código RAIRA20 vocês terão 20% de desconto no curso de Marketing Pessoal e Criação de Conteúdo no LinkedIn! Aproveita já que não sei até quando ele ficará ativo!

Quer receber textos exclusivos e novidades por e-mail? Cadastre-se na minha newsletter! Eu prometo jamais compartilhar seu dados com terceiros. #tamojunto

Facebook Comments

Author: Raíra Venturieri

Raíra Venturieri é jornalista, roteirista, escritora, filósofa de boteco e sim, bem tagarela. Foi repórter do Guia Quatro Rodas e tem matérias publicadas nas revistas Viagem e Turismo, Host & Travel e Viaje Mais, entre outras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *