Categories Viagem

Destinos de viagem que são tendência em 2019

Posted on
Destinos de viagem que são tendência em 2019

Uma das coisas que mais gosto da fazer na virada do ano é analisar os destinos de viagem que bombaram no ano anterior e tentar antecipar o que vai ocupar as timelines do Instagram nos próximos meses. Não só pra preparar conteúdos relevantes pra vocês, mas também pra perceber as tendências que ditam não só lugares-desejo, mas também estilos e propósitos de viagem. Dentre os principais destinos de viagem que são tendência em 2019, percebo um movimento a favor de locais de natureza menos explorada e possibilidades de auto-conhecimento. Vamos à lista?

Lençóis Maranhenses e Chapada das Mesas

Os Lençois Maranhenses estão entre os destinos que são tendência para 2019
As lagoas se formam depois do período de chuvas. Foto: Monique Henne/Melhores Destinos

Já começo essa lista com lugar fora do clichê quando se trata de nordeste brasileiro. Desde o segundo semestre de 2018 notei que muitos blogueiros e criadores de conteúdo estavam dando atenção à região, e dados comprovam: a busca por São Luís em sites de passagens aéreas subiu mais de 100% no último ano. Essa tendência deve continuar forte a partir de junho, quando acaba a época de chuvas e as lagoas dos Lençóis Maranhenses estão cheias.

Outro destino no Maranhão que deve ocupar lugar de destaque no ecoturismo é a Chapada das Mesas, quase na divisa com o Tocantins. O melhor caminho é voar até Palmas e, de lá, dirigir pouco mais de 7 horas até o Parque Nacional. Parece perrengue, mas não é tanto: há boa infraestrutura para quem quer conhecer as cachoeiras e poços famosos da região. Vale a pena alugar um 4×4 pra acessar locais menos explorados da natureza.

Belém e Alter do Chão

Destinos tendencia pra 2019: Alter do Chao, no Para
As praias se formam só no período de seca. Foto: Reprodução/TV Tapajós

De destino alternativo, Belém vem cada vez mais conquistando seu lugar no turismo nacional. A gastronomia, a história e a proximidade com destinos da Amazônia fazem da capital paraense um lugar espetacular pra quem procura contato com um Brasil bem Brasil mesmo. Eu sou apaixonada! Vale combinar a viagem com uns dias na Ilha de Marajó (hospede-se em Soure) ou Alter do Chão. Eleita a praia de água doce mais bela do mundo, Alter do Chão foi um dos destinos mais celebrados do último reveillón. O melhor esquema lá é alugar um barco-acomodação pra se deslocar facilmente entre as praias e ilhas que se formam durante o período de seca. A melhor época para viajar é entre agosto e novembro.

João Pessoa

Joao Pessoa é um dos destinos tendência pra 2019É praia que você quer? Então toma! João Pessoa é minha aposta dentre as capitais nordestinas. Ela une a beleza do mar azul-turquesa (principalmente entre dezembro e março!) com um centro histórico muito charmosinho. Também costuma ser mais em conta que outras cidades do Nordeste, tanto pra passeios quanto pra comprar artesanato. Vale a pena combinar a viagem com outro destino paradisíaco nos arredores, como a minha amada Praia da Pipa (RN). Mesmo em outro estado, Pipa fica a apenas 2 horinhas de João Pessoa. Partiu?

Santiago e Deserto do Atacama (Chile)

Gente, o que acontece que de repente todo mundo foi pro Chile? Hahaha! Só no segundo semestre de 2018 eu tive duas viagens a trabalho para o país hermano, o que já é um grande indicativo de tendência. Santiago é, definitivamente, um destino sensacional para brasileiros. Com apenas 4 horas de voo você chega a uma cidade linda e arborizada, cercada pela Cordilheira dos Andes e por vinícolas e estações de esqui. Preciso vender mais? Tem post sobre Santiago aqui!

Se der pra esticar a viagem, vale conhecer a Região dos Lagos, a Patagônia ou o Deserto do Atacama. Difícil é escolher um só! De todas as viagens que fiz ao Chile, a mais transformadora pra mim foi ao deserto. E percebo, por amigos e conhecidos, que é realmente o destino número 1 pra quem viaja pela primeira vez ao país. Se você estava com essa dúvida, vai por mim: não tem como se arrepender depois de uma viagem ao Deserto do Atacama.

Buenos Aires (Argentina)

o que fazer em 24 horas em Buenos Aires, ArgentinaJá que falamos em “hermano”, não posso deixar fora dessa lista Buenos Aires. Nos últimos meses tenho visto cada vez mais registros da capital portenha nas redes sociais, e não é pra menos: a cidade, tão perto da gente, tem muito verde, arte, bairros descolados e um ar de Europa que a torna irresistível. Minha dica é passar rapidinho pelas atrações famosas do centro e fincar bandeira em Palermo, o bairro dos parques, hotéis-boutique, restaurantes descolados, lojas de designers locais e muitas fachadas coloridas. Confira o post do blog sobre o melhor de Buenos Aires.

*

E aí, o que acham da lista de destinos de viagem que são tendência em 2019? Será que no final do ano teremos a confirmação dessas previsões? Eu decidi priorizar destinos próximos e mais em conta, até pra incentivar quem acha que viagem de sonho é só aquela do outro lado do planeta. Tem tanto lugar lindo no Brasil e na América do Sul!

Pra quem está disposto a ir mais longe, aposto que em 2019 veremos muitos registros em Tulum, no México (lembra quando falei em viagens de auto-conhecimento?), Tailândia (eu sei, moda velha já, mas vai persistir), Copenhagen, capital da Dinamarca (a nova queridinha da Europa), e o combo Califórnia + Havaí. Inclusive nós aqui do blog estamos doidinhos pra incluir esses lugares no nosso cronograma!

Se você tem planos de conhecer algum desses destinos, comenta lá no Instagram do Delícia de Blog pra gente trocar dicas e viajar melhor. O insta tá novinho e é feito com muito amor! 🙂

Facebook Comments

Author: Raíra Venturieri

Raíra Venturieri é jornalista, roteirista, escritora, filósofa de boteco e sim, bem tagarela. Foi repórter do Guia Quatro Rodas e tem matérias publicadas nas revistas Viagem e Turismo, Host & Travel e Viaje Mais, entre outras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *