Categories Chile, Viagem

Dicas de viagem em Valparaíso, no Chile

Posted on
Dicas de viagem em Valparaíso, no Chile

Depois da nossa expedição por Llanada Grande, voltamos a Santiago pra um dos passeios mais populares do Chile: o tour por Valparaíso e Viña del Mar. Apesar de ser muito conhecido entre turistas, eu só recomendo esse passeio se você tiver em uma viagem muito curta. Caso contrário, vale conhecer com calma cada cidade, com pelo menos um pernoite no litoral. Se você gosta de história, grafites e arquitetura, recomento que o pernoite seja em Valparaíso. Se pretende curtir mesmo a praia e pegar um sol, durma em Viña del Mar.

A história de Valparaíso

As ladeiras de Valparaiso, no litoral do ChileSegundo destino mais visitado por estrangeiros do Chile, Valparaíso fica a 120km de Santiago e atrai mesmo pelo casario colonial. É herança da colonização espanhola que começou ali em torno de 1550, quando o porto que ligava Santiago ao mar passou a crescer e ganhar esboço de cidade. Por conta das casas, Valparaíso foi eleita Patrimônio da Humanidade pela UNESCO em 2003.

A rota para exportação de vinho, couro, queijos e outros produtos de origem chilena continua caótica, não vou negar. Mas se você olhar além do impacto inicial, encontrará uma cidade com muito charme e personalidade, além de polo gastronômico importante.

O porto historico de Valparaiso, no ChileAs principais atrações turísticas de Valparaíso ficam nos Cerro AlegreCerro Concepción, alguns dos inúmeros morros repletos de mansões com vista panorâmica para a cidade e o Oceano Pacífico. São 42 morros no total, dá pra imaginar a quantidade de locais com vista panorâmica por ali? Um dos mais bacanas é o Museu Casa La Sebastiana, uma das casas de Pablo Neruda. A casa tem cinco andares e reflete muito da criatividade do premiado poeta chileno.

Vale a pena se perder pelas ruas da cidade, utilizar os funiculares para descer e subir os morros (o mais lindinho é o Ascensor Artilleria) e surpreender-se com a arquitetura e os grafites que se espalham pela cidade. Eu curto passeios despretensiosos assim, mas se você gosta de conhecer bem a história contrate um guia para entender melhor o que você está vendo por ali.

Um dos diversos funiculares (ascensores) em Valparaiso, no litoral do Chile

Gastronomia em “Valpo”

O carro-chefe da gastronomia em Valparaíso são os frutos do mar, que ali você encontra fresquinhos. Não espere restaurantes requintados, mas sim lugares mais populares com comida criativa e bem feita. Gosto assim! Um dos restaurantes mais tradicionais é o Le Filou de Montpellier, que fica em Cerro Alegre e serve uma culinária francesa impecável – e a bom preço! Pra um jantar mais especial, recomendo o Pasta e Vino, que fica no Cerro Concepción e é comandado pela renomada chef Verónica Alfageme. Reserve antes!

Frutos do mar no restaurante Pasta e Vino, em Valparaiso, no Chile

Outra boa opção é o La Caperucita y El Lobo, bistrô charmoso que fica bem pertinho da La Sebastiana. Recomendo ir no horário do almoço, pra desfrutar a varanda com vista panorâmica pra Valparaíso.

Os melhores hotéis

Hotel boutique Cirilo Armstrong, em ValparaísoNão tivemos a oportunidade de ficar hospedados em Valparaíso nessa viagem mas, se você puder, recomendo muito. Até porque a noite na cidade parece ser uma delícia! Pra minha próxima viagem, estou de olho no hotel-boutique Cirilo Amstrong, que fica no meio do buxixo de Cerro Alegre e tem acomodações muito charmosas, além de um ofurô com vista panorâmica.

Outro hotel boutique bem charmoso é o Gran Hotel Gervasoni. Localizado em uma bela mansão de 1870, fica a poucos passos do elevador de Concepción, no alto do monte. Alguns quartos têm vista pro Oceano Pacífico, outros pras ruas coloridas dessa região histórica. Os móveis também têm uma pegada mais antiguinha, então se você prefere um hotel mais moderno eu recomendo o Verso. Ele fica bem próximo da casa de Neruda (a La Sebastiana) e tem Smart TV com aplicativo da Netflix em todos os quartos. Imagina se não amei? Hahaha

Todos esses hotéis que citei têm a diária em torno de R$ 400 para duas pessoas. Para uma opção mais em conta, recomendo o albergue Casa Volante, muito bem localizado e com opção de quartos individuais (R$ 138).

Espero que tenham gostado e ficado curiosos pra conhecer melhor Valparaíso. Eu acho que vale a viagem! No próximo post, contei tudo sobre sobre Viña del Mar. Apesar de ficar bem próxima, é uma cidade muito diferente de Valparaíso. Clica aqui pra ver! 🙂

Esse post faz parte de uma série sobre o Chile. Confira outros artigos por lá:

Dicas de viagem em Puerto Varas

Llanada Grande, na região rural do Chile

A trilha mais bonita da Região dos Lagos

O que fazer em 2 dias em Santiago

Raira Venturieri viajou em parceria com o Chile Travel, escritório de turismo do Chile

Facebook Comments

Author: Raíra Venturieri

Raíra Venturieri é jornalista, roteirista, escritora, filósofa de boteco e sim, bem tagarela. Foi repórter do Guia Quatro Rodas e tem matérias publicadas nas revistas Viagem e Turismo, Host & Travel e Viaje Mais, entre outras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *